quarta-feira, 28 de maio de 2008

O grande desvio....

Esse post eu escrevi em 2005 num outro blog que eu tinha e foi desativado, mas como continua atual, resolvi colocar aqui pra vocês verem. Na Verdade, aconteceu de novo algo semelhante comigo nessa semana. Tá aí:


"É muito engraçada essa profissão..tem momentos de stress, mas também dá pra dar umas boas risadas.. Pra você ter uma idéia, hoje, eu atendi uma figura que disse que tinha um problema muito grave. A consulta começou assim:
- Doutor, eu tenho um problema muito grave...o senhor tem que me ajudar !!
- Tá bom, qual é o seu problema?
- Meu nariz coça!
Bom, peraí, se o nariz coça tudo bem, é um negócio chato, mas isso não é muuuuuito grave..mas não acaba aí..
- Eu fui num outro " Dotorrino" que me disse que eu tenho " Desvio no Cérebro"!
- Como é que é? desvio no cérebro??? tem certeza?? o que você sente?
- Meu nariz às vezes entope....
Bom, então não é desvio no cérebro.... seu caso é desvio no septo! Septo nasal. O que separa o nariz em dois buracos..o desvio de septo...e dito e feito... "


Recentemente foi parecido, só que essa do desvio de cérebro eu nunca mais ouvi....

A questão da carne esponjosa.....

Você!! Você que não respira direito pelo nariz...é você...você pode ter a carne esponjosa!!!!!



Mas que diabos é isso???



Na verdade, se você respira mal pelo nariz, nem sempre a culpa é dela. A carne esponjosa é um termo usado para explicar o inchaço que existe dentro do nariz, de algumas estruturas, quando você tem uma inflamação muito grande da mucosa. Entendeu? não..? então vamos a uma lição de anatomia nasal....



O nariz tem , dentro dele, duas estruturas, em média, de cada lado, que ficam penduradas nas paredes laterais, denominadas de cornetos. Esses cornetos são aquelas famosas bolinhas que você vê no espelho ( ou uma parte delas). Dividindo o nariz em 2, está o septo nasal e ,no fundo do nariz, existe uma estrutura denominada adenóide. Na criança, a adenóide é bem evidente( até se opera ela) e causa nariz entupido.



A carne esponjosa, refere-se à adenóide quando a gente é criança, e aos cornetos quando a gente é adulto. Existem alguns médicos ( pediatras) que descrevem a carne esponjosa aos seus pacientes como sendo os cornetos ( em crianças com muita Rinite, eles incham), mas na verdade é a adenóide. Então, se você tiver uns 5 anos de idade e seu pediatra disse que você está com a carne esponjosa, sem fazer exames específicos, ele está falando dos cornetos, porque a adenóide só dá pra ver com exames( RX, nasofribroscopia). Se você for adulto, ele pode estar falando do inchaço dos cornetos, muito causado por Rinites ( alérgicas ou não). Agora também existem outras coisas que entopem o nariz e não são carnes esponjosas, como o desvio de septo e os pólipos( estes últimos às vezes são classificados como " carnes dentro do nariz")



Logo, a carne esponjosa não é sinônimo de nariz entupido. Tem que ver o que pode ser. Por isso, consulte um otorrino e investigue. Carne esponjosa só com exame especializado!


Quer saber mais??

Clique nos links :
A criança que tem o nariz entupido
Rinite, gripe ou resfriado??
Mais uma da Carne esponjosa
desenho da Adenoide ou Carne esponjosa

Será que é cirúrgico? Clique AQUI e saiba mais....

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Dotô no cinema......

Indiana Jones e Reino da Caveira de Cristal


Mais um filme do Dr. Jones!! Que nostalgia...você, que como eu, cresceu com esses filmes de aventura , com caveiras e tumbas, vai se deliciar com esse novo Inadiana Jones. Tá certo, os críticos torceram o nariz, afirmaram que é fraco e que seu roteiro tem um monte de falhas...mas quem liga pra isso?? O que interessa é a diversão que a série Indiana Jones proporciona!!


A história se traduz na busca pelo tal crânio de cristal ,que tem o poder de transmitir todo o conhecimento a quem o possui e é claro, os russos, em plena guerra fria nos anos 50, o querem para derrotar os norteamericanos. A partir daí, todos os elementos dos filmes da série estão presentes: as perseguições de carro ou moto, as tumbas com suas passagens secretas, as viagens de avião com direito a mapinha debaixo, a música típica ( incluindo citações de outros temas dos outros filmes da série), e o final apoteótico. Uma bela diversão.

Harrison Ford tá meio velho pro papel( 65 anos), é claro, mas ele não faz coisas tão absurdas assim para alguém da sua idade, isso fica a cargo do jovem Mutt( Shia Lebeouf) que entra na franquia, provavelmente para substituí-lo em próximos filmes( será???).


Não é o melhor filme da série, mas também não é o pior...relaxe e aproveite...esqueça os absurdos do roteiro ( foz do Iguaçu na Amazônia?????)..afinal é um filme de aventura, inspirado nos filmes B de antigamente, e por isso essas coisas acontecem!!!!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Pérolas de consultórios: "Puzi" na garganta...!


" Puzi" é o pus nosso de cada infecção...de ouvido , de garganta e qualquer outro lugar que vaze e saia " puzi"...acredito que alguns médicos nunca ouviram isso, mas eu já ouvi várias vezes, principalmente na garganta...


"Dotô...acho que tou com puzi na garganta..."

" Dotô...tá saindo puzi do ôvido....."

Pérolas de consultórios: GASTURA!!!!!!

Todo médico já deve ter escutado essa....a famosa GASTURA...

Gastura é um termo popular que quer dizer:
1) Dor
2) peso
3) febre
4) diarréia
5) cansaço
6) mal estar
7) moleza
8)entupimento
9)dentre outras...

Então por exemplo, se fala que tá com " gastura nos ouvido", pode ser todas as coisas acima ( diarréia também???)....
Essa é uma pérola dos consultórios...

Doutor..sabe aquele remedinho.....

Essa frase é boa e todo médico adora ouvir...

Ela aparece em circunstâncias específicas..por exemplo:

Doutor: Meu amigo, o senhor tem diabetes?
Paciente: tenho..
Doutor: Tem pressão alta??
Paciente: tenho...
Doutor: Toma remédio??
Paciente: Tomo...
Doutor: Qual??
Paciente: Ah..é um pequenininho de caixinha branca e listra vermelha....sabe qual é??


Puxa...pequenininho da caixa branca e listra vermelha??? Quase todos os remédios são assim!!!

O médico gosta que você fale o nome do remédio...e a situação piora quando você precisa tomar um antibiótico e não sabe o nome do último que usou e não deu certo ou deu reação. " Ah doutor, é aquele pozinho que mistura na água...."

Lembre do remédio e leve a receita...facilita pra caramba!!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Eita tosse do c******!!!!!!


Pra quem vive em São Paulo, estamos vivendo dias dificeis com a poluição e o tempo seco.. é a era das famigeradas tosses secas.. putz, e como é dificil tratar isso..e porquê ?


Basicamente, o tempo seco leva a um desencadeamento de coisas, pois ele não permite a circulação de poluentes em uma cidade como São Paulo, fazendo todo mundo respirar esse ar poluído . Daí, a alternativa que resta é umedecer o nariz, mas como se a pessoa não ingere água ??Não tem como evitar, é a secura total!!!!

Depois, a inversão térmica, ataca as Rinites e aí entope os narizes( falei certo?) por aí..e pronto, mais um problema...respiração bucal, inflamação de garganta e TOSSE.

E olha que essa tosse demora pra sair mesmo...você pode entrar com xarope, inalação, aintiinflamatório e mesmo assim ela se mantém...é dureza..

Sugestão??

Tomar muita água, muita água...mas cuidado para não baixar o nivel da represa!!

Umidificar o quarto..bacia com água..umidificador...fontes...vale tudo...
Lavar o nariz , com soro, rinossoro,são coisas úteis, só não vale água da torneira, pelo amor de deus!

A questão da Sinusite....

É famosa aquela frase: " Doutor , eu tenho sinusite" , ou mesmo aquela : " a minha sinusite está atacada". Na verdade existe uma grande diferença...

Existem, basicamente, dois tipos de sinusite : a Aguda e a Crônica ( existe ainda uma Subaguda). De uma certa forma, aquela sinusite que todo mundo conhece e tal, que dá dor de cabeça na frente, nariz entupido, catarro ,febre , é a aguda. Esse tipo você não tem sempre. Ela pode aparecer e depois desaparecer, como se fosse uma gripe forte. Você trata com antibiótico e ela já era. Por outro lado, a crônica pode durar mais tempo ( como o prórpio nome diz, crônica) e aí o paciente pode ter tosse, catarro que escorre na garganta, eventuais dores de cabeça e agudizações frequentes da outra forma de sinusite.

Acontece que a forma crônica não é tão frequente assim, e o que mais ocorre é que o paciente não tem o nariz bom ( por Rinite, por exemplo) e ele acaba tendo crises de Rinite ou gripes, que parecem sinusites, mas não são, fazendo com que ele vá ao PS dizendo que a sinusite está atacada. Primeiramente, quem tem que dizer isso é o médico e nem sempre é a Sinusite o problema. Deve-se diferenciar entre uma gripe, Rinite e Resfriado comum. Um Raio X ajuda, mas a análise dos sintomas e do quadro clínico pelo médico é muito mais importante que a famosa chapa.

Portanto, não diga que a sinusite está atacada ou que você tem sinusite, porque às vezes pode ser outra coisa..vá ao médico e esclareça de vez esta questão tão intrigante nas nossas vidas ......

sessão : nomes diferentes 2

Mais alguns pra nossa coletânea:

- Marçal
-Adeildo
-Lusandra
-Albezair
-Vanusia
-Junília
-Elma Lane
-Juana
-Giovan

segunda-feira, 19 de maio de 2008

sobre a fauna de pacientes....

Calma...antes que alguém me critique em relação aos direitos humanos ao me referir aos pacientes como uma " fauna" eu explico: é puramente no sentido da variação de personalidade de cada um...só isso! bonito...

Então vamos lá...é simples. Vamos classificá-los em tipos:

1) O Estressado: geralmente está sempre atrasado, reclama que muitos passaram na sua frente, entra no consultório bufando e reclamando da vida. Sua frase típica é: após um " Tudo bem com você??" do médico ele diz: " se estivesse bem não estaria aqui!!!". É um tipo muito comum que habita principalmente os PS deste país...

2) O Acompanhante: é aquele que acompanha o indivíduo doente. Sempre dá pitaco na hora errada, interrompendo o médico e o doente. Exige o atestado no final pra escapar do rodízio ( aqui em SP). Sempre pergunta: "Mas não pode ser o Cataflan que ele tem em casa??"

3) O Depressivo: quando está esperando pela consulta está bem, mas quando entra no consultório faz cara de túmulo e resmunga que está sempre doente.Acha sua vida uma desgraça e reclama sempre: " Porque acontece comigo??". Este ser habita geralmente as horas marcadas de consultórios médicos..

4) O Amigão: sujeito bem humorado, se acha o amigo da vida do médico. Dá tapinhas nas costas e chama o médico pelo nome ou inventa um apelido. As consultas com esse ser até que são divertidas.

5) O Chiclete: é o indivíduo que volta todo o dia na consulta sempre com uma dúvida que não perguntou no dia anterior. Geralmente é difícil de tirá-lo da sala, sendo necesário um celular divino tocar para afugentá-lo do local.

6) O Filhão: geralmente homem, por volta dos 25 anos que vêm com o pai na consulta e não fala nada,deixando tudo pro coitado do velho,mesmo ele estando doente. O pai, vangloria o filho com frases do tipo: " Doutor, ele é atleta, malha todo dia..fala pra ele não sair com o cabelo molhado no sereno???"


A fauna amplia a cada dia...aguardem novas postagens de mais fenótipos estranhos...
abraços

o diagrama...


Taí o diagrama pra sair do desespero.....
achei muito bem bolado!!
abraços!

mais um dia...

Segunda feira é dureza.....hospitais cheios.....
Se você está com um probleminha de saúde, coisa leve, dá pra esperar até segunda, porque domingo tem jogo do "Curíntia", tem churrasco na casa do fulano, tem baladinha de noite pra tomá " friagem" e ficar " engripado"...não é verdade?

É, além do mais quando o dia inicia uma semana curta que vai terminar na quarta feira...já imaginou a overdose de atestado???

sábado, 17 de maio de 2008

Meu deus, porque existe cotonete????????


" Porque ele também serve para cutucar outros buracos do corpo"...mas não o ouvido!!!!

A frase acima tá certa...você pode usá-lo para aplicar uma pomada dentro da boca, limpar uma ferida, mas não colocar dentro do ouvido...sabe porque?

O ouvido é um canalzinho estreito, meio tortuoso que termina no tímpano, uma membrana translúcida que divide o ouvido em externo e médio, cuja função é ser um local de reverberação do som e início da transmissão física do estímulo sonoro lá pra dentro. Na parede do canalzinho, existem glândulas, microscópicas, que produzem uma secreção, às vezes clara ou escura( depende do indívíduo) que lubrifica e protege o canal contra sujeira, pó, inseto e tudo mais: o cerume ou cêra. Se você usa um cotonete você soca todo esse conteúdo pra dentro, fazendo igual um pilão e aí começam os problemas, os acúmulos de cêra, as propensões a infecções e tudo mais.

Mas doutor, como eu limpo o ouvido então?

Muito simples, limpe com o dedo indicador ( ou outro) dentro de uma toalha, até onde ele alcançar e deixe que o próprio ouvido faz o resto. É isso mesmo, seu ouvido é auto limpante! Ele produz o cerume e vai jogando pra fora.

Mas doutor, meu ouvido coça! Não consigo ficar sem o cotonete! O que faço???

Vá a um otorrino para ver a causa da coçeira ( pode ser infecção, fungo, eczema..) e enquanto isso, coçe-o com o cotovelo....!!!!

Sessão: nomes diferentes..

É engraçado a criatividade da galera...por isso, nessa sessão vou postar aqui alguns nomes de pessoas que atendo realmente diferentes. Dêem só uma olhada:

-Weverson
-Nagila
-Jaq Nicholson ( é verdade..)
-Katlyn Emili
-Ramona
-"Seu" Santo
-Dona Terta (!)
-Djon Lenon ( juro que é verdade)

conforme forem aparecendo, posto mais...

abraços!

Sol e chuva...

Poque será que dia bonito de sol atrai mais gente nos pronto socorros do que dia de chuva ou frio???
Essa é uma dúvida que vai me perseguir por um bom tempo...

É clássica aquela história: " Sabe como é, doutor, aproveitei pra dar uma passadinha no hospital pra dar uma olhada pra ver se está tudo bem....sabe como é...". Eu não entendo como pode ter gente que goste tanto de hospital...o pior é que existe!! Existe aquele sujeito que realmente está doente e que precisa de auxílio, mas existe aquele sujeito carente que vai no hospital porque não tem nada pra fazer....gente..isso existe!

Saindo um pouco do tema sol e chuva, lembro uma vez que estava em um plantão noturno de otorrino e no meio da madruga veio um cidadão com o ouvido entupido ( já estava assim há 1 mês) por cêra. Tudo bem, mas precisava vir de madrugada ( e ainda era sábado) pra lavar o ouvido?? Obviamente eu lavei o ouvido e resolvido o problema, mas, não satisfeito, o sujeito queria conversar sobre o porquê do surgimento de cêra nos ouvidos, um papo meio filosófico às 3 da matina.....tem cada um..... É o organismo, meu amigo...é o organismo...

Sobre a malandragem e o atestado...

Brasileiro é malandro por natureza...sabe aquele fim de semana de sol, céu azul, dia bonito?? Ou mesmo aquela véspera de feriadão e tal, um dia ideal para dar um " gancho" no trabalho e curtir??? Então...

Todo médico tem um pouco de raiva daquele tipo clássico que vêm à consulta, geralmente não tem nada e no final, pede o atestado do dia. Tudo bem que o cara é um vagabundo por natureza, mas não precisa inventar a doença pra ter o tal atestado. Fica mais bonito e elegante se você abrir o jogo com o doutor, numa boa. É melhor, do que inventar uma doença achando que o médico não vai desconfiar..Lógico que ele sabe e lógico que ele já sacou o seu gancho...

Se você quiser vagabundear abra o jogo e não minta..cabe ao doutor decidir se vai dar o atestado ou não....Alea jacta est

Dotô..eu tenho labirintite???

Rapaz, essa pergunta é clássica entre nós...e você sabe porquê?

Na verdade se o sujeito tem uma tontura, passa mal, sente um desequilibrio e pronto , já é a LABIRINTITE!
Vamos rever os fatos:

1) O sufixo ITE nos remete a um processo inflamatório ( ex: apendicite, sinusite, gastrite), logo, a inflamação do labirinto é a: Labirintite.
2) Se o individuo tem uma tontura após uma inflamação do labirinto ele tem uma labirintite,e isso ocorre após, gripes, resfriados,viroses( sabe aquela feijoada que não caiu bem???)
3)Ora, se você tem uma tontura, não necessariamente é decorrente de um processo inflamatório! Pode ser outra coisa,ou até mesmo alguma alteração que gere o sintoma " a distância" ( como uma hipoglicemia, por exemplo).

Logo, se você tiver uma tontura, for em um clínico e ele diagnosticar labirintite, na verdade ele está usando um termo genérico para dizer que você tem uma " TONTURA a ESCLARECER", e portanto você deve procurar um especialista ( Otorrino), para realizar exames e investigar o porquê do acontecido.

Então, se a Dona Creuza lá do apartamento 111 tem " labirintite" e você começou a ter tontura também, não significa que você tem a mesma doença que ela, afinal, nem toda tontura é labirintite!! Oriente a Dona Creuza e você mesmo a procurar um otorrino ......

Sejam bem vindos!!!

Bem vindos visitantes!! Hoje é o primeiro dia desse blog!! tentarei postar aqui algumas coisas sobre a vida médica e curiosidades presenciadas na minha vida profissional, sem citar nomes ou corromper eticamente qualquer tipo de ser vivo e andante deste planeta..vamos lá então!!
um abraçoa a todos!!!