quarta-feira, 4 de julho de 2012

A cirurgia da Carne Esponjosa!!!!

Até que enfim chegou esse momento..o momento da retirada da carne que aflige os narizes de todo o mundo! A Carne esponjosa!!!

Como eu já disse em outros posts( que você pode clicar aqui, aqui e aqui ), o termo designa vários problemas e a solução, em alguns casos cirúrgico, depende da Carne de origem. Mas veja bem..a opção de operar ou tratar com remédios depende do Otorrino..cada um tem uma visão, pois são seres humanos diferentes, ok?

Vamos lá:

1) A Carne no Papel da ADENÓIDE: A adenóide pode ser operada quando o tamanho é tão grande ( evidenciado em Raio X ou Nasofibroscopia) que seria muito difícil de tratar com remédio. Logo, não se perderia tempo em esperar sua atrofia na puberdade em detrimento de uma boa respiração nasal na infância e crescimento facial adequado
 A cirurgia:Sob anestesia geral ( sim, é com anestesia geral), retira-se a adenóide pela boca do paciente. Geralmente é tecnicamente tranquilo e de baixa duração cirúrgica quando feita isoladamente ( em muitos casos, opera-se a amigdala e a adenoide e aí o tempo cirugico aumenta), mas é sempre considerado um procedimento importante pelo fator anestesia e idade do paciente ( a maioria crianças de 2 a 6 anos, na média).
O pós operatório: Quando opera-se só a Adenóide é mais tranquilo, deve-se evitar esforço físico e alimentos muito quentes, além de evitar fazer força com o nariz( assoar, cutucar..)


2) A Carne no Papel dos Cornetos e Desvio de Septo: Como já foi explicado em outro post, que você pode ler aqui , pode-se operar o desvio de septo e os cornetos, dependendo da intensidade dos mesmos e também da ineficácia do tratamento clinico prévio ( lembre-se , isso varia de Otorrino para Otorrino). Para isso é bom avaliá-los com exame clinico e subsidiario ( como a tal da nasofibroscopia e a Tomografia de Seios da Face)
A cirurgia: Também com anestesia geral ( sim ,também), os cortes são realizados todos por dentro do nariz, onde é removido a porção do septo nasal que está "torta" e não o septo inteiro. No mesmo ato cirúrgico, remove-se parte dos cornetos , diminuindo seu tamanho (  a hipertrofia). Pode-se operar com uma Câmera por dentro do nariz ( veja a imagem do lado, vendo pela câmera , como se corta um pedaço do corneto na cirurgia chamada de Turbinectomia), o que nos tempos atuais diminuiu o sangramento nasal no pós operatório
O pós -operatório: Por falar nele, o pós op ( termo médico) pode variar de acordo com o uso do Tampão ou não.  O Tampão nasal consiste em um material que é colocado dentro do nariz depois do fim da cirurgia ( com o paciente ainda anestesiado) com o objetivo de estancar o sangramento nasal, já que o nariz  é uma estrutura muito vascularizada. Seu uso  antigamente era mais rotineiro, mas com o passar dos anos e com a melhora dos instrumentos cirúrgicos, ele foi menos utilizado, restringindo-se àqueles casos que , mesmo após todas as medidas possíveis serem feitas, o nariz continua sangrando antes do Otorino terminar a cirurgia. O principal cuidado com a cirurgia do Septo e dos cornetos é o sangramento pós operatório. Não costuma doer esse pós op, mas o sangramento e o nariz entupido no início do tempo de pós op podem acontecer. Para evitar o sangramento é orientado que o paciente evite fazer esforço físico, assoar o nariz, espirrar de boca fechada e ficar no sol, até o seu médico autorizar esses atos.

3) A Carne no Papel do Pólipo Nasal: O Pólipo  nasal vai merecer um tópico a parte em breve por aqui, mas vale adiantar que ele é um inchaço da parte interna do nariz, muitas vezes associado a alergia intensa, que provoca o entupimento  do nariz ( de um lado ou dos dois). Existe tratamento clínico e cirúrgico para ele.
A cirurgia: A cirurgia para a polipose ( o termo médico) é feita por dentro do nariz ( não se faz nenhum corte por fora) através de uma câmera ( endoscópio nasal), onde se opera visualizando na TV ( como uma laparoscopia, entende?..não?? sabe quando opera a barriga olhando a TV..? Não?? Põe no Google..), e o seu pós op e ato cirúrgico é muito semelhante à cirurgia dos cornetos e do septo ( normalmente também se opera essas estruturas no caso da Polipose)
O pós operatório: vide o tópico do Septo..é igual

Vale lembrar que essa explicação é bem resumida. Cada caso é um caso. A presença de um Desvio de septo por exemplo não é sinônimo de cirurgia.. Precisa-se avaliar a consequência dele na dinâmica da REspiração ( que bonito isso..vou usar mais vezes). Então sempre converse com Seu Otorrino.

 Outro detalhe ..se você operar o Desvio de septo e fizer uma cirugia plástica junto..o pós operatório é diferente, hein?!?! Aqui eu detalhei somente o aspecto da chamada cirurgia funcional..

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas..comente e divulgue isso para todos aqueles que também queiram tirar algumas dúvidas.  Comente aqui embaixo suas experiências e dúvidas! Até!!

366 comentários:

1 – 200 de 366   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Olá Dr.
Faz uns 2 anos que venho sofrendo com o problema da polipose nasal.Hoje em dia eu nao sinto nenhum cheiro e nem o sabor dos alimentos,somente consigo sentir o gosto de azedo,amargo,doce,salgado,mas nao sinto o sabor real do alimento.Se eu chupar uma bala por exemplo,eu sinto o doce,mas nao sei o seu sabor.Também tem o problema da secreção nasal que nao acaba nunca,todo dia o nariz escorre e entope.
O meu médico me disse que seria necessário fazer uma cirurgia para a remoção dos pólipos.Mas pesquisando na net,há vários relatos que os pólipos voltam novamente depois da cirurgia,isso é realmente verdade?Se eu fizer a cirurgia o paladar e o olfato voltarão ao normal?
Tem algo interessante sobre isso tudo,se eu fizer o uso de Prednisolona 40mg diariamente,depois de mais ou menos uma semana de uso,os sintomas descritos acima acabam todos.O olfato,o paladar voltam ao normal e as secreções nasais acabam.Depois disso fazendo o uso de 20mg diariamente consegue se manter sem os sintomas.Mas se eu parar de tomar a medicação,os sintomas vão voltando novamente.Na internet tem descrito esse fato como polipectomia medicamentosa.
A minha dúvida é se a cirurgia servirá somente como a Prednisolona,depois de feita,os sintomas voltarão novamente?
Tem horas que eu fico até deprimente,sinto falta dos cheiros,nem tenho vontade direito pra comer.
Hoje em dia eu estou fazendo o uso diariamente de 5mg de Prednisolonida,que só consegue aliviar a secreção nasal.Não faço uso de uma dosagem mais forte para voltar o olfato e o palador devido aos efeitos colaterais.
O que é mais recomendavel nesse caso?Quais são os resultados das pessoas que ja fizeram a cirurgia contigo com relação a volta do olfato e paladar?Eu tenho esperanças que eles podem voltar,porque com o uso da prednisolonida eles voltam,mas queria que voltassem e se mantessem sem o uso da droga.E qual o valor da cirurgia?(responda por favor,peço porque os médicos não gostam de falar sobre valores)
Desde ja muitíssimo obrigado.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Sr Anônimo.
A Polipose nasal é um problema de difícil tratamento. Ela aparece devido a fatores constitucionais do indivíduo e alergia. A cirurgia é o melhor tratamento, já que não seria viável a utilização do corticoide durante muito tempo. Por outro lado, dependendo do tamanho da polipose e do lugar onde ela aparece dentro do nariz, o resultado cirurgico pode não ser satisfatório, tanto em relação a volta do olfato e paladar como em relação a volta do proprio pólipo.Cada caso é um caso e deverá ser avaliado com exames como a Tomografia e a Nasofibroscopia. Se o olfato e paladar voltam com o uso do corticoide é um bom sinal.Ácredito que você deveria buscar o tratamento cirurgico. O valor a ser pago depende do Otorrino e da extensão da polipose ( o que pode deixar caro também em relação a internação hospitalar e anestesia)..Fica difícil de te dar um valor assim , além de ser antiético. Converse com seu Otorrino. Há uma saída para seu problema. Fique de olho que em breve postarei mais sobre isso e obrigado pelo seu comentário

Anônimo disse...

Ola Dr.
Obrigado pela resposta,cada vez mais que eu pesquiso eu encontro como saída a cirurgia,mas também muitos relatos de pessoas que a fizeram e não tiveram o efeito desejado,tendo os pólipos de volta em poucos meses após a cirurgia.Atualmente eu venho controlando os pólipos com 20mg de prednisona e fico 100%,respiração normal,sem obstruções,sem coriza,sem complicações como a sinusite e o melhor de tudo que é a possibilidade de poder sentir novamente o cheiro e o paladar das coisas.O único porém fica no uso prolongado do corticóide no qual não é benefíco para a saúde,para mim o único efeito adverso quem venho tendo é um pouco de inchaço no rosto.Pesquisando sobre os corticóides,eu vi quem tem diversas doenças onde o uso prolongado do mesmo é feito de forma prolongada.Agora eu vou tentar ir fazendo a redução da prednisona e ir inserindo o uso da budesonida via(spray),já que ela é indicada no controle e redução dos pólipos após tratamento cirúrgico.o senhor conhece casos com problemas relacionados a polipose nasal que o senhor tratou ou de pessoas que você conhece que passaram pela cirurgia e que obtiveram sucesso sem recidiva dos pólipos ou controle sobre eles?
Desde de já muito obrigado,e parabéns por disponibilizar informações importantes e de forma esclarecedora.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Os resultados cirúrgicos dependem muito da extensão da polipose, do grau de alergia do paciente e do controle pós-operatório. Já vi casos de extensas poliposes resolverem bem com a cirurgia assim como recidivas em casos não tão complexos. Varia de acordo com cada paciente, tornando difícil a mensuração. Acho que você deveria buscar a opção cirurgica sim e conversar bem com seu otorrino. Abraços.

Andresa disse...

Olá Doutor,me chamo Andresa e eu fiz cirurgia porque eu tinha concha bolhosa média na narina direita e desvio de septo na narina esquerda, e fiz a cirurgia faz um pouco mais de 1 ano. Desde quando acordei da cirurgia percebi que a narina esquerda estava boa de novo (essa já era um pouco melhor que a direita, foi a última a entopir de vez), mas a direita estava melhor, mas o ar entrava com um pouco de dificuldade nela. Eu falei ao médico o ocorrido e ele me falou que eu estava comparando as narinas. Mas percebo que está piorando cada vez mais, a narina direita só desentope completamente se a esquerda entopir, parece que tá voltando tudo de novo, tenho dores de cabeça e tenho que ficar soando todo o tempo porque eu to com muito catarro e eu não tinha essa secreção antes da cirurgia, era bem menos. Já fiz tumografia, ele disse que só tenho uma bolsa de secreção e pôs aquela microcâmera no meu nariz e disse que o meu nariz tá melhor do que o dos outros. Mas pra mim é certeza que eu tenho esses problemas ainda. O que eu devo fazer?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Andresa.
O fato do seu nariz inchar de um lado e desentupir do outro chama-se ciclo nasal, e isso é perceptivel graças a alterações anatomicas dentro do nariz( como cornetos hipertrofiados, por exemplo). Provavelmente você deve ter uma Rinite como problema raiz e possivelmente um tratamento clinico poderia ser instituido, ja que você já operou o nariz. Converse com seu Otorrino. Se o aspecto pos-operatorio está ok, nada impede que você trate clinicamente também, afinal a cirurgia nem sempre é a solução para tudo, como eu sempre digo aqui.
Boa sorte e obrigado pela sua participação

Andresa disse...

Muito obrigada Doutor por responder a minha pergunta, eu vou fazer isso sim.

Ana disse...

Olá doutor tenho uma filha de 6 anos,e olha que interessante a danadinha já espirrava na maternidade.Já nas primeiras consultas com o pediatra ele disse que ela tinha rinite e coitada vivia no rinossoro depois chegou em uma fase que me deu muita dor de cabeça tinha febres muito altas e tive que levar a uma pneumonologista para tratar a rinite, usou durante um tempo um remédio que era controlado pelo sus junto com um espaçador ai com seus quase 2 anos tudo melhorou e achei que tinha passado essa fase.E hj me revi novamente neste problema.O fato é que ela não pronuncia todos os fonemas corretamente o f sai t o c as vezes também o v o d e por ai vai percebi aos tres anos tratei com fono durante 1 ano toda semana mas nada de resultado ela chora diz que não consegue falar direito,nunca imaginei que pudesse ser a bendita da rinite.Mas hj levei ao otorrino achando que era audição e ele me puxou na memória a rinite dela, só de olhar já viu e pior me preocupou mais pq pediu um rx além do seio da face um rx de cavum também para ver se existe uma carne esponjosa,pq as vezes ela tem otite.Minha pergunta é será mesmo que a fala errada dela está relacionada a rinite?conheço pessoas que tem e falam de maneira correta, e se for realmente será que ela pode conseguir falar corretamente?É muito triste pra mim quando ela diz que uma amiguinha não quis brincar com ela porque não compreende o que ela diz.Obrigado pela atenção.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Na verdade o problema da " fala errada" depende de varios fatores e um deles é o nariz ( o que me parece ser seu caso). O nariz promove a ventilação de uma região chamada ouvido médio. Essa região precisa estar bem para que o som seja conduzido até as estruturas internas para ser processado . Se o nariz não realiza isso de maneira eficaz pode interferir sim. A adenoide ( a tal da carne), quando está aumentada, pode obstruir essa ventilação ( feita pela tuba auditiva) e ocasionar otites de repetição e dificuldade na audição. A Rinite, alem de tambem prejudicar a ventilação, pode fazer a adenoide ficar maior e comprimir a tuba auditiva( por isso o otorrino pediu o rx de cavum). Se for essa exclusivamente a causa há uma boa chance de ela falar bem sim, mas deve-se investigar bem todo o trato aereo superior e auditivo para ver se não há algo mais, ok? Fique tranquila que há saida. Abraços e obrigado pelo comentario.

Fernanda disse...

Bom dia

Doutor meu filho de 10 meses esta com adenoide, segundo o médico dele ele deve operar com urgência, pois esta comprometendo 75% de sua respiração, gostaria de quais os riscos para ele se operar e se não operar?
Grata
Fernanda

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Fernanda.
Normalmente a cirurgia da adenóide é realizada com a criança mais velha, com mais peso. Lá por volta de 1ano e meio a 2 anos ela já poderia fazer o procedimento. Cada caso é um caso. A indicação se baseia no quadro clinico, no grau de comprometimento e na falha do tratamento medicamentoso. Riscos em um procedimento desse senpre vai ter. É inerente a qualquer cirurgia que se faça. Converse com seu Otorrino sobre as opções terapêuticas, tratamento clínico e procure dialogar com ele sobre o raciocinio diagnostico para se chegar a essa opção. Teria como trarar clinicamente? É necessario mesmo uma cirurgia nessa faixa etaria? Normalmente a indicação é feita mais tarde, mas cada caso é um caso.
Abraços

Anônimo disse...

Boa Tarde Dr. eu tenho 28 anos e nunca fui no Dotorrino,tem vez que falo pelo nariz e tem palavras que não consigo pronunciar a lingua trava. e sindo dificuldades para respirar. fico no aguarde de uma resposta se possivel me mande por e-mail tambem. ezequiel_toledo@ig.com.br . deste já grato

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Qualquer caso relacionado anariz entupido, respiração dificultada e dificuldade na fala deve ser avaliado em consulta, pois tais sintomas podem ser decorrentes de vários problemas cujos tratamentos diferem entre si. Na consulta pode ser necessario um exame complementar ( como a nasofibroscopia ou a tomografia) e a partir daí realizar o tratamento. Abraços.

Anônimo disse...

Boa noite...
Meu nome é lanara e tenho 21 anos...Ah muito tempo que convivo com coriza,espirros, coceira no nariz, congestão nasal... Mas de uns 3 meses pra cá tenho ficado direto com o nariz entupido e com coriza, só desentope o nariz quando coloco neosoro, mas depois volta tudo de novo. Já fui no médico e ele me disse que poderia ser uma sinusute cronica, ele passou um exame pra fazer mas o procedimento ainda não foi liberado. Quando olho no espelho bem no fundo da minha narina esquerda vejo algo meio rosado como se fosse uma carne mesmo... o que voce me indica, será que tenho adenoide ou realmente uma sinusite cronica? Aguardo respostas.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!
Provavelmente você tem uma Rinite crônica, devido ao fato de ter o nariz entupido e olhar no espelho e ver abolinha rosada. Isso que você viu não é a adenoide, mas provavelmente os cornetos( leia mais sobre eles nonosso blog, há varias explicações sobre a adenoide, os cornetos..). Continue no caminho certo.. Faça o exame e converse com seu otorrino sobre as opções terapêuticas.
Leia os outros posts do blog para mais informações.
Abraços,

Fernando disse...

Olá, Doutor. Você já ouviu falar de um complicação da cirurgia dos cornetos chamada "empty nose syndrome"? Acho muito pouco material produzido no Brasil sobre isso. Foi-me recomedada uma turbinectomia mas estou um pouco receoso em fazê-la após ler um pouco sobre essa síndrome. Muito obrigado.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!
Empty nose syndrome refere-se a amputação total dos cornetos inferiores, gerando um sintoma paradoxal de obstrução nasal frente a uma cavidade nasal bem ampla no pos operatorio. Isso se dá devido a ausência do efeito aerodinâmico provocado pelo corneto nasal e com a sua remoção total, isso pode ocorrer.
Hoje em dia com técnicas mais recentes, como a turbinoplastia, diminui-se e muito tal sindrome. Converse com seu otorrino sobre a tecnica utilizada.
Abraços

Iara Herculano disse...

Boa noite Dr.
Fiz uma cirurgia de septo, sinusite, cornetos e polipose, hoje é o sexto dia e tive um sangramento muuiito forte, sangue vivo mesmo, liguei para meu médico e ele disse que era normal, mas não achei, durou quase cinco minutos sangrando e quando colocava a toalha no nariz o sangue descia pela garganta. No terceiro dia tive um sangramento parecido, mas menos intenso, o que será que está acontecendo Dr.? Será algum problema grave? Vou ao consultório amanhã, tô muito disisperada!!!

patricia julião disse...

oi bom dia!sempre fui alergica a algumas coisas como a poeira e cheiro muito forte,mas depois que comecei a usar progressiva parece que piorou.Hoje sou sensivel a qualquer cheiro mais fraco que seja.meu nariz incha e cria uma especie de calombo que altera seu formato.foi ao alergista e ele falou que estou com renite...parei de usar os produtos porem não ha um dia que nao tenha corisa,espirro bastante,minhas conchas nasais sempre incham e agora meu nariz deu pra sangrar!Sempre ta rosadinho por dentro!O que deve ser?obs: ronco muito tambem!

Anônimo disse...

Olá Dr.

Sou Diogo. Gostaria de tirar uma dúvida. Existem diferenças entre Desvio de Septo, Carne Esponjosa, adenóide, ou qualquer outra terminologia usada para expressar esses problemas de nariz?
Meu caso é que respiro apenas pelo lado direito. Já fiz tomografia e foi constatado que tenho desvio de septo. Mas também tenho uma carne esponjosa, o lado esquerdoparesse que é tem uma cartilagem que se sobressai. Então minha dúvida é se o desvio de septo causou a carne esponjosa, logo se fizer septoplastia o problema de carne esponjosa? Ou são duas cirurgias distintas?

Unknown disse...

Doutor meu filho ira fazer tres anos e esta na fila de espera pra fazer a retirada da carne esponjosa e amigdalas o doutor atende pelo sus ou particular poderia me informar e se for particular quanto custa a cirurgia me responde por favor!

Unknown disse...

Oi Dr, meu nome é Ana e fiz uma cirurgia de amigdalite, desvio séptico e adenoide uns oito meses só que de vez em quando eu sinto dor no nariz perto do olho (acima um pouco, bem no começo da sobrancelha ) e dói de uma tal maneira que eu não consigo abrir direito os olhos de tanto que dói. Gostaria de saber o que é e o que posso fazer ? Muito obrigada.

Anônimo disse...

Olá doutor,minha filha tem 13 anos e quando ela tinha 2 anos o pediatra dela disse que talvez ela tivesse carne esponjosa, ela ronca, baba muito quando dorme e vive com o nariz entupido, o senhor acha que ela tem carne esponjosa?, na cirurgia o nariz desincha um pouquinho ou sofre alguma alteração?obg!

Anônimo disse...

Oi me chamo karina tenho um filho de 14 anos e ele tem a tal de carne esponjosa nas duas narinas e o medico deu um tratamento de 1ano de esprei nasal.Gostaria de saber se depois d 1ano de tratamento ele deve passar por uma cirugia pq ele tem numa narina 85%de carne esponjosa e na outra tem 70%e tem uma dificuldade enorme de respirar.E ele esta cm a voz bem fanha pq sera.

Anônimo disse...

Caro Doutor, de uns poucos anos para cá, apareceu na minha narina direita uma "carnezinha" que ora inchava ora desinchava, sempre tive p0roblemas de "nariz entupido" desde jovem e muita secreção também, s[o que a tal "carnezinha" inchou a ponto de obstruir a narina e tive até que usar um esparadrapo daqueles redondinhos e fui procurar um otorrino alergista, chegando lá ele me examinou e constatou ser hipertrofia do corneto + polipo nasal, então me receitou NOEX 100mg-TAMIRAM 500mg-PREDSIN e Eu passei a usar os medicamentos e a tal carnezinha foi diminuindo até quase sumir, masa depois parce que volta tudo de novo, então Ele pediu um RX dos seios da face que resultou em uma leve sinusite e tive que repetir os remédios novamente; resumo: melhoro, mas depois, não sei se devido a "lidar" tanto com poeira, volta tudo de novo.

Anônimo disse...

Doutor, só para constar no comentário acima: essa tal "carnezinha" sempre que altera, vem sempre acompanhada de muita secreção "grossa e esverdiada".

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pelas suas descrições, a tal "carne" deve ser um pólipo, mesmo, e o tratamento medicamentoso não extingue de vez o problema, logo a solução para o seu caso deve ser cirurgica. Mesmo operando, você deve controlar a Rinite, que é a origem do problema, para evitar futuras formações de novos pólipos. A secreção esverdeada muitas vezes é associada com pequenas infecções que ocorrem nos seios da face devido à má ventilação ocasionada pelo pólipo.
Abraços e obrigado pelo comentario

Dr Leonardo Aluizio disse...

A indicação da cirurgia depende da evolução em relação ao tratamento clínico com spray nasal. O tempo da indicação independe da idade, podendo ser feita a qualquer momento da vida do paciente. Converse com seu médico e pondere com ele sobre os resultados e a origem do problema.
A voz falha pode ser ocasionada por vários fatores, sendo necessária uma laringoscopia para descartar problemas como os "calos" nas cordas vocais ( chamados de nódulos vocais), e outras afecções.
Obrigado pelo comentário e continue ligado no nosso blog

Dr Leonardo Aluizio disse...

Veja a resposta no nosso ultimo post
Obrigado

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Veja a resposta no nosso ultimo post
Obrigado

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Veja a resposta no nosso ultimo post
Obrigado

Dr Leonardo Aluizio disse...

Carne esponjosa como eu sempre digo e como está escrito nos outros posts desse site, é relativo. Existem outras coisas que podem dar esses sintomas, como por exemplo a Riinite. Seriam necessarios exames adicionais como a nasofibroscopia para fechar o diagnostico e dar a conduta.
Pesquise pelo nosso site sobre o tema e verá que damos explicações mais detalhadas sobre a sua dúvida.

Mariana disse...

Olá Dr. Fiz uma rinoplastia + correção de desvio de septo há 20 dias. Dentro da narina esquerda surgiu uma bola de carne dura... será uma adenóide?sinto que no direito tbm tem, mas está mais interno e é menor que o esquerda(que está mais externo e maior). É possível aparecer após uma rinoplastia? O médico disse que foi uma sustentação que foi colocada e que vai regredir de tamanho. Entretanto, conversando com colegas que já fizeram a cirurgia, nenhuma relatou ter ficado com isso.
Obrigada

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Mariana
A adenóide fica localizada na parte posterior do nariz, logo ela só é visivel através de exames que chegam nesse local, portanto não deve ser. A colocação de elementos de sustentação no pós operatório depende de médico para médico. Se o seu amigo não colocou não significa que não exista. Por outro lado, pode ser o tal elemento de sustentação como também um inchaço dos cornetos ( veja o post sobre a carne esponjosa), ou mesmo o processo cicatricial com placas de fibrina e crostas nasais. A conclusão só vai ser tirada olhando o seu nariz.
Boa sorte e abraços

Unknown disse...

Ola Doutor!

Estou com muito medo ja faz alguns meses que nasceu uma bola em cima da lingua ela é da mesma cor da lingua,se eu mexer nela ela ate gira...Estou co medo sera que pode ser cancer????

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Maria Isabel Villar
Pela sua descrição, a bolinha em cima da lingua ou deve ser um papiloma ( que seria como se fosse uma verruga) ou um fibroma ( que é uma bolinha que aparece pós trauma local, como morder a lingua ou usar aparelhos ou proteses bucais. Pela sua descrição não me parece ser algo grave, mas só vendo para saber. Marque um otorrino para checar.
Obrigado pelo comentário

sabrina disse...

eu não sinto nem cheiro e nem gosto ja tem um ano esperei tanto por que os medicos so mim incicava remedio e espera, fui no otorrino ele sisse que tenho carne no nariz mas não especificou nada so passou remedio e depois de três meses voltarei para fazer um ezame tipo uma camera no naris mas não falou pra que eu pergunto pra que serve os remedios a solução será que e a sirurgia? será que ainda vou sentir cheiro?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Tudo depende do problema em si. Se a carne esponjosa for um pólipo, por exemplo, a solução é cirurgia e o remédio só aliviaria o sintoma. Se a tal carne for o corneto nasal ( leia mais no site sobre isso) a chance de melhorar com o remé dio ê boa. Em relação ao cheiro não dá pra dizer se vai voltar ou não sem avaliar o seu nariz por dentro ou os exames. Tem pacientes que voltam a sentir o olfato, mas cada caso é um caso.
Converse com seu médico.

Unknown disse...

Doutor, eu tenho rinite e ja fiz uma cirurgia pra tirar carne esponjosa faz uns 5anos. E hoje percebi que o tal polipo resurgiu. Vou precisar fazer outra cirurgia ou tem tratamento? Obg.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Beatriz.
Dependendo do tamanho do pólipo e no grau de incômodo que ele causa, o tratamento pode ser clinico ou cirurgico. Vá ao seu otorrino para ele examinar seu nariz e verificar se: 1) é pólipo mesmo e 2) qual o tratamento.
Abraços

Anônimo disse...

OLÁ queria saber quanto tempo leva a cirurgia da carne esponjosa ???

Anônimo disse...

Boa tarde, doutor! Fiz exata,emte há 43 dias uma cirurgia (retirada das amígdalas e dos cornetos) desde então não tenho sentido cheiro e sabor das coisas (perda do olfato e do paladar) Fiquei debilitado (tosse, catarro, gripe) pós cirurgia, estou me recuperando, mas continuo não tendo olfato e nem o paladar, estou preocupado. Será que voltarei a sentir o cheiro e o sabor como antes?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Dependendo da tecnica cirurgica e do problema de base previo, pode ocorrer a perda de olfato sim, mas para dizer se ele é permanente ou não uma avaliação detalhada deverá ser feita. Quadros gripais podem acentuar o problema. Converse com seu otorrino

Dr Leonardo Aluizio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr Leonardo Aluizio disse...

O tempo da cirurgia vai depender do que será operado. O que é a carne esponjosa? É a adenoide? É o corneto? É o desvio septal?
Leia mais no blog sobre isso.

patricia julião disse...

oi bom dia!sempre fui alergica a algumas coisas como a poeira e cheiro muito forte,mas depois que comecei a usar progressiva parece que piorou.Hoje sou sensivel a qualquer cheiro mais fraco que seja.meu nariz incha e cria uma especie de calombo que altera seu formato.foi ao alergista e ele falou que estou com renite...parei de usar os produtos porem não ha um dia que nao tenha corisa,espirro bastante,minhas conchas nasais sempre incham e agora meu nariz deu pra sangrar!Sempre ta rosadinho por dentro!O que deve ser?obs: ronco muito tambem!

23 de novembro de 2012 11:35

Anônimo disse...

Bom dia, ja faz um tempo q tenho refluxo e tomo omepraxol faz um tempo mesmo, mas hj tenho srntido como se tivesse um pilula presa no lado esquerdo da garganta por sinal essa sensacao comecou ao tomar uma pequena pílula e n passa entao meti o dedo na garganta e senti como se tivesse um pedaco de carne sei la solta desse lado oq pode ser por favor

Danielle disse...

Boa noite!
Há 2 meses, fiz uma cirurgia devido à grande dificuldade de respiração. Envolveu adenoide, desvio e cornetos. A recuperação apesar de incômoda, não apresentava dores. Contudo, há 1 mês, aproximadamente, começaram a sair do meu nariz como se fossem umas "crostas", as quais me incomodam devido ao mau cheiro. Esse odor têm me tirado do sério, uma vez que o sinto constantemente e fico com receio de pessoas à minha volta também sentirem. Gostaria de saber, em primeiro lugar, se isso é normal. E em segundo lugar, qual tipo de providências devo tomar para que essa "crosta" saia, pois é muito difícil isso acontecer. Mas quando acontece, já consigo perceber um grande alívio. Posso ir soando o nariz até que saia? Obrigada! Att. Danielle

Dr Leonardo Aluizio disse...

olá Danielle
Dependendo do tipo de cirurgia que você fez, podem sair crostas pelo nariz. O que a gente costuma recomendar é a lavagem nasal com soro fisiológico de modo mais constante com o intuito de hidratar e prevenir a formação além de eliminar as crostas.

Dr Leonardo Aluizio disse...

enfiar o dedo na garganta e sentir coisas estranhas não é uma atitude muito racional a se fazer, mesmo porque você não tem o parâmetro do que é normal, já que você não fica enfiando o dedo na garganta de outras pessoas para comparar, logo vá a um otorrino para avaliar. Você pode estar sentindo o proprio refluxo e a coisa que você palpou poderia ser até a epiglote.. logo, passe no médico.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pela sua descrição deve ser a Rinite mesmo e pelo jeito está precisando de um controle. Tanto o sangramento quanto os demais sintomas podem ser decorrentes dela e um tratamento será necessário no seu caso

Anônimo disse...

Olá Dr.!
Já tem mais de 3 meses que fiz uma cirurgia de retirada de amídalas, adenoide e desvio do septo, mas ainda não estou bem! Não sinto o sabor 100% dos alimentos, e tudo que como tem gosto amargo. E ainda sinto no local das cirurgias uma irritação. Meu médico disse que é normal, que voltaria ao normal quando completasse 3 meses. Só que já tem mais de 3 meses e ainda não estou bem. Preciso de uma orientação sua. Desde já agradeço!

Anônimo disse...

Oii "Douto"

tenho carne esponjosa, to criando coragem de tirar, as vezes do nada parece q perco o folego, e qndo respiro com a boca aberta se tiver frio, e meu nariz estiver intupido, faz um barulho como se eu tivesse roncando! se eu nao operar pod me prejudicar futuramente??

VCCC disse...

Dr. Tenho 45 anos e a 7 dias atras fiz uma grande cirugia para retirada dos polipos(3 pequenos lado esquerdo e um grande lado direito). Gostaria de saber pq foi feita um corte na gengiva px ao nariz pelo lado direito? Porque os polipos foram para exame de Biopsia? Estou agora respirando muito bem pelo nariz. Pois antes da cirurgia estava com apenas 2% livre para respirar. Oque devo evitar para que não volte essa polipose nasal?

Anônimo disse...

Fiz minha cirurgia de septo com turbinectomia no dia 13/05, a cirurgia não teve nenhuma complicação, não tive dor e recebi alta no dia seguinte, os três dias após a cirurgia foram difíceis, nariz entupido, respirando pela boca em fim, acho que até ai todos passam por isso, afinal se trata de uma cirurgia no nariz, e este resultado já é esperado. Retornei no dia 20/05 para retirada do splint, não senti tanto desconforto como achei que fosse sentir, mas o pior ainda estava por vir, na terça feira dia 21/05 pela manhã no primeiro dia após a retirada do splint eu acordei com uma dor no nariz e ao levantar a cabeça do travesseiro ocorreu sangramento moderado, teve uma tempo de aproximadamente 3 a 5 min, na quarta dia 22/05 não ocorreu sangramento, porém na quinta 23/05. sexta 24 e sábado hoje 25/05 tive sangramentos moderados, tendo que por gelo e ficar deitado até que o sangramento parasse.

MRCM disse...

BOAS DOUTOR! ESTOU DESESPERADA PORQUE DESCOBRI HOJE ESTANDO MUITO LONGE DA MINHA MAE, QUE ELA TEM UMA CARNE ESPONJOSA NA GARGANTA, DEPOIS DE TER FEITO UMA CIRUGIA PARA UM REFLUXO QUE ELA TINHA E PARA UM CONTROLE DE UMA GASTRITE NERVOSA. GOSTARIA DE SABER SE PODE SER CANCER? SEI QUE TALVEZ ESTOU SENDO PRESCIPTADA PENSAR NO PIOR MAS COMO ESTOU LONGE, SEI QUE MINHA MAE NAO ME QUER PREOCUPAR MAS MEU SEXTO SENTIDO CREE QUE ELA ESTA ME ESCONDENDO ALGO. OBRIGADA

margareth disse...

Olá Dr.
Em 2010 fiz uma TC, resultado concha média bolhosa a esquerda,seios paranasais normoerados, septo nasal tortuoso e desviado para direita, tendo uma rinite alérgica, há um mês venho sofrendo com a alergia e sinusite bacteriana,ja tomei antibiótico cortisona, havendo pouca melhora, continuo com o nariz congestionado, sinto ardência até nos ouvidos, meu caso é cirúrgico.Desde já muito obrigada

Luciano disse...

Dr. Boa noite. Veja: sofri uma fratura leve no nariz, ocasionando um desvio de septo leve (só operei o desvio e a fratura), o qual travou minha narina direita, além de me dar muita dor de cabeça. Operei dia 23/05/13 e atualmente veja o que ocorre: minhas narinas alternam a respiração (ou uma ou outra, ou ambas), e além disso, tem muita dor de ouvido esquerdo e tontura puxando para este lado. Não tenho adenóide pois operei quando criança. Queria saber o seguinte, isso pode ser hipertrofia de cornetos? Descobri também que meu maxilar está meio torto, provavelmente oclusão dental. Li que isso pode gerar esses sintomas também. O que o sr acha? Pode ser rinite, labirintite, depois q eu fiz a operação de septo? Ou a hipertrofia faz isso também?Notei também que perdi pouco do olfato da narina esquerda, onde dói o ouvido e minhas narinas estão meio secas, não tenho quase muco nenhum.Sei que tem pouco tempo de operação, mas o que seria isto?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Bem vejamos por partes:
1) cornetos hipertrofiados podem sim dar a ciclagem nasal que é essa alternância de fluxo nasal que você descreveu. Você provavelmente deve ter uma Rinite para se perceber isso, já que é um fenômeno fisiológico percebido quando se tem alterações inflamatórias nasais prévias;
2) Nariz seco, perda de olfato, são situacoes que podem acontecer em pos operatório de cirugia nasal.
3) Ouvido com dores normalmente não está relacionado com cirurgia de septo e sim com a da Adenoide. Somente infecções muito fortes de ouvido podem desencadear labirintites e isso é um quadro muito forte que te levaria a um hospital, o que provavelmente não é seu caso. A alteração do maxilar pode dar dor de ouvido e até tontura, que também pode ocorrer após a entubação cirurgica. Essa sua dor de ouvido pode ser do maxilar.
Sugiro que você seja avaliado pelo seu otorrino.
Espero que tenha te ajudado.

Luciano disse...

Quem me operou foi uma cirurgiã buco-maxilar, isso influencia muito? E veja bem doutor, caso dê errado algo, tem como reverter? Muito obrigado doutor. Só mais uma pergunta, essa operação, tem algo a ver com impotência sexual? Percebi que não tenho mais ereções como antes, mas também tomei muitos antibióticos, desde o dia 23/05 Existe algo que influencia isso, durante ou depois da operação?Por exemplo já ouvi falar de hiperventilação nariz, tem como corrigir isso, se for o caso?Vou conversar com meu otorrino depois, obrigado doutor.

Anônimo disse...

Dr. fiz uma cirurgia para retirada de amigdalas, adenoide e correção de desvio de septo há 2 meses. Porém desde então sinto gosto amargo na boca diariamente, alem de salivar muito e tossir com frequencia. Gostaria que me ajudasse e orientasse o que posso fazer. Obrigada!

Anônimo disse...

oi doutor. Gostaria de tirar uma dúvida. estou com uma obstrução nasal importante, há meses. Hoje realizei nasolaringo...e o médico me disse que estou com rinite intensa. Falou que em crianças é chamado de carne esponjosa, e no adulto rinite intensa, e que o tratamento depende do otorrino, às vezes medicamentoso spray e outras vezes cirúrgico.Estou roncando muito e acordo no meio da noite não conseguindo respirar. qual a diferença entre rinite intensa, carne esponjosa e adenóide. Muito obrigado. ROSELI 50 anos, SÃO PAULO

Dr Leonardo Aluizio disse...

Roseli, a questão da carne esponjosa, da Rinite e da adenóide já foi explicada inúmeras vezes nesse site. Vasculhe-o e encotrará a resposta.
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
No seu caso é necessária uma avaliação do Otorrino para descartar alterações como o Refluxo, que podem dar esses sintomas e são normalmente corrigidas. Fale com seu Otorrino

Dr Leonardo Aluizio disse...

Luciano,existem otorrinos que se especializam em buco maxilo facial, o que deve ser o caso do seu médico. Reversões cirurgicas dependem muito do problema de origem e da técnica utilizada.
Não vejo relação com seu problema sexual.
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

A técnica utilizada depende muito do cirurgião e do tamanho do pólipo. Todo material operado é de rotina mandar para laboratórios de analises clinicas, inclusive para determinar a procedencia alérgica dos pólipos. Dessa forma pode-se atuar no tratamento clínico preventivo, controlando a alergia, por exemplo.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pela descrição é bem provavel que seja cirúrgico sim. Converse com seu Otorrino sobre essa possibilidade e técnica utilizada.
Avraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

é muito comum, devido a problemas digestivos, os paientes apresentarem problemas e queixas na garganta. Uma coisa que poderia dar esse sintoma é o granuloma, que é uma " carninha" que pode aparecerpós refluxo. Se for isso é tranquilo. amelhor forma de tirar a duvida e deixar os pensamentos desconcertantes de lado é dialogar com o médico e não com o " Dr Google".

Dr Leonardo Aluizio disse...

Situações emergenciais pos operatórias devem ser seguidas decontato com o cirurgião e ida ao hospital onde foi operado.
Espero que tudo tenha corrido bem.
abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

Se você não operar, poderia ao menos realizar um tratamento clínico que melhoraria muito a sua qualidade de vida.
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

A melhor orientação seria uma conversa franca com o seu médico. Os sintomas descritos podem variar em duração e intensidade dependendo do problema de origem e da técnica cirúrgica utilizada, ficando difícil eu te dar um parecer sobre prognóstico.
O que eu posso te dizer é que são queixas que aparecem em pós operatórios nasais.
Abraços

Luciano disse...

Dr. olha só.Eu sofri uma fratura naso etmoido, operei dia 23/05. Um mes depois eu tirei tomografia e constatei lá: houve consolidação quase completa da tênue linha de fratura cruzando região mediana...Pergunta: depois dessa operação, sinto muita dor do lado esquerdo da fratura, dor no ouvido, tontura, mas percebi que está diminuindo. O sr. acha que se ficar algo como uma lesão, teria como eu mexer depois, como num neurocirugião?

Unknown disse...

Olá Dr. Venho tirar uma dúvida .. Meu namorado tem uma carne no nariz, nas duas partes, só que no lado esquerdo é maior. Isso o incomoda muito, impossibilita de respirar, fazendo respirar pela boca, que incomoda também porque acaba ficando seca. E ele, por não conseguir respirar e dormir direito, acaba roncando. Como acompanho seus posts, "estudei" (rsrs) um pouco sobre isso, e acho que não seria uma ADENOIDE, por não se tratar da parte posterior do nariz, certo?! Eu ACHO que a segunda imagem mostra como que é! Seria um pólipo ou um desvio no septo? Ou os dois?
Não é muito grave, e nem tem urgência de cirurgia? :s

http://www.brahmsoftware.com/clients/clinicacoser2011/wp-content/uploads/2011/08/112.jpg

http://www.brahmsoftware.com/clients/clinicacoser2011/wp-content/uploads/2011/08/242.jpg

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Natalia!
As duas imagens que você mostrou são de cornetos nasai hipertrofiados ( inchados por Rinite) e desvio de septo. Nessas imagens não existem pólipos. Se o que o seu namorafo possuir se assemelha a o que aparece nas fotos ele deve ter uma Rinite e não pólipo ( muito menos adenoide, como vc viu por aqui).
abraços e continue na busca pela informação fidedigna!

Dr Leonardo Aluizio disse...

Veja a resposta acima Luciano.. No seu caso um Otorrino é mais recomendado.
abs

geuvina disse...

minha filha te 2 anos desde os 10 meses de idade que ela nao respira direito ronca muito sai muita secreçao do nariz o tempo todoe o peito dela esta crecendo erradoela fez uma tomografia da face que mostro uma carne mais a medica falo que indicava cirugia passou remedio mais ela nao melhoro oque eu devo fazer

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!
Sua filha deve ter a adenóide grande o que pode ocasionar os roncos e a respiração bucal. Dê uma vasculhada no site para entender um pouco mais sobre essa " carne". Lembre-se que existem as doenças alérgicas também. Procure um alergologista também.
Abraços

Unknown disse...

Boa noite dr

Perdi o olfato e não sinto quase o sabor dos alimentos, fui no otorrino e ela disse que eu tenho rinite e desvio de sépto e que tenho que fazer cirurgia de desvio de sépto, ela falou que mesmo fazendo a operação não volto mais a sentir o olfato ela receitou nasonex e falou que talvez pode voltar meu olfato será verdade?
Desde já agradeço

Dr Leonardo Aluizio disse...

A perda do olfato está associada a vários fatores, tais como traumas, processos inflamatorios e infecciosos nasais. O tratamento clinico pode ajudar a sentir melhor o cheiro das coisas devido ao fato de melhorar esse processo inflamatorio. A cirurgia tambem pode ajudar se ocorrer um fator obstrutivo na percepção do cheiro pelo nervo olfatorio. Cada caso é um caso. Teria que avaliar o seu nariz para entender melhor o motivo do problema. Outra coisa que ajuda é a prolria acupuntura.
abraços

Unknown disse...

Boa noite dr

agradeço pela informação mas só me responde mais uma coisa
o NASONEX SPRAY pode ajudar na perda do olfato?

Anônimo disse...

Dr. fiz uma cirurgia de desvio de septo em setembro do ano passado, só que agora venho sentindo fortes dores no nariz, e a minha respiração voltou a ser ruim, terei que operar novamente?

Luciano disse...

Dr.boa tarde. Veja: quebrei nariz ano passado, operei, deu tudo certo. Seis meses depois, quebrei novamente, porém só uma lado dele, fratura nasal unilateral. Operei dois meses atrás. Fiquei com desvio de septo sinuoso leve. Desde então tenho dores de ouvido do lado esquerdo, da fratura, sensação de pisar no vazio com perna esquerda,visão embaçada olho esquerdo e ás vezes puxo o ar e ele não vem. Notei que meus cornetos estão hipertrofiados, na tomografia que fiz um mês depois. Queria saber o seguinte: corro risco dessa fratura se consolidar errada e está causando tudo isso? A médica disse q deu tudo certo, mas e essas dores?Quando ponho óculos, sinto até um peso no nariz.

SINEZIOMARQUES disse...

BOA NOITE DOUTOR OLHA O QUE SAIU EM UM ESPIRRO DE MEU SOBRINHO LUCAS FIQUE ESPANTADO UMA CARNE PARECENDO UM CAMARÃO MANDEI ELE GUARDAR NO CONGELADOR PARA FAZER UMA BIÓPISIA

Nelson disse...

Bom dia Dr. tive carne esponjosa quando criança e operei após uns anos voltou a entupir o lado esquerdo, mas dependendo do lado que deito entope o outro lado. tenho 33 anos e convivo com isso a muitos anos e não tratei ainda. Fui ao oftalmologista por que estou com um tumor crescendo e saindo pela parte de cima da pálpebra do olho esquerdo ele marcou uma cirurgia daqui a 5 dias, mas não fez nenhum exame e eu não comentei sobre o entupimento do nariz, ele vai abrir para ver o que é e depois mandar para exame, quero saber se pode ter alguma ligação entre o entupimento do nariz e o caso dos olhos, pode ser que a carne ou tumor tenha crescido e esteja saindo pelos olhos ou não existe ligação?

Anônimo disse...

Ola Dr. Tenho 18 anos me chamo Aloany e desde pequena possuo carne esponjosa, fui na praia uma vez e como o ar la é muito bom soei o nariz e a carne acabou saindo me senti muito bem, rsspirei bem melhor so que com o tempo ela cresceu novamente e tampou toda a via respiratoria ja fiz diversos tratamentos so que nao adiantou. Tenho uma rinopatia pra fazer isso ira melhorar o meu caso?

Anônimo disse...

Oi dr bom dia eu tenho carne no nariz quando eu fico no sol no outro dia ele sangra

Anônimo disse...

Olá dr tenho 19 anos Tenho carne no nariz quando eu fico no sol sangra e pela boca o que o senhor mim indica

Anônimo disse...

Meu Caro Dr. de uns tempos para cá, me surgiu, na narina direita, uma espécie de uma "bolinha" que me deixou um pouco ,assustado; bem, na verdade, Eu sempre "sofri" com problemas de nariz entupido, muita secreção (as vezes "esverdeada"), pigarro, ao me deitar para dormir meu nariz já "entupia" na hora, então Eu usava um método interessante: prendia a respiração por alguns segundos e sentia como se delatasse algo dentro do nariz e logo imediatamente desentupia e Eu voltava a respirar normalmente. Por causa dessa tal "bolinha" procurei aqui no Rio, um Médico otorrino alergista que me receitou estes medicamentos: Tamiram 500, Predsim 20 e um Spray Noex de 100 Mg que, ao fazer uso deles, foi diminuindo a tal "bolinha", mas o que acontece é que sempre está voltando de novo e Eu sinto vergonha das pessoas que me olham e ficam sempre perguntando: - O que é isso ?? poderia me dar uma orientação ? Ficaria muito Grato.

Maria disse...

Bom dia, dr tudo bem.
Meu filho de 2 anos e 4 meses fez o exame de cavum, e no laudo veio escrito assim (aumento moderado das partes moles da parede posterior da rinofaringe determinando redução do calibre da coluna aerea.
Estruturas osseas integras.
Opiniao: Sinais de aumento moderado do volume de tecido linfoide do cavum.

Isso significa que ele não tem nada ou tem?
Tenho consulta marcada mais vai demorar um pouco, e estou um pouco ansiosa.
Desde já agradeço..

Anônimo disse...

O meu irmao de 3 anos vai ter que operar infelismente né tenho 11 anos droga

Anônimo disse...

ola doutor por favor preciso muito muito de ajuda eu tenho duas bolas grandes meio rosas avermelhadas dentro do meu nariz sofro muito com isso me encomoda muito doi ee horrivel eu acho q tenho inchaco nos cornetos ja tive sinosite e renite mais eu odeio ter que ir ao medico mais to sofrendo muito com isso como seria a cirurgia teria como eu fazer pelo sus? por favor me ajudem aguardo a resposta

Anônimo disse...

SOCORRO !!!!!! Ola Doutor, preciso de ajuda, não sei mais o que fazer ou ao que recorrer! Comecei a usar NEOSORO a 1 ano, e não consigo mais respirar sem ele, tenho que passar de 3 em 3 horas, já fui ao médico, não tenho alergia de NADA,fiz exames, já fiz tratamentos com antibioticos, ant alergicos, e depois que o tratamento acaba, volta TUDO, entope tudo de novo. Já fiz raio X, tomografia, e o que aparece é aquela carne do nariz, bem grande.. meu medico diz que isso se chama efeito rebote, do neosoro, você poderia me ajudar por favor? não aguento mais, acordo td vida de madrugada, choro, porque não consigo respirar sem aquela bendita droga, não sei se a solução é operar, mas preciso de uma ajudar, ficarei muito grata se me responder, muito obrigada, estarei agurdando resposta

refinski disse...

Bom dia Dr. já vai fazer quase 3 anos que fiz a cirurgia de septo, e desde que fiz, até hoje sinto uma coriza grossa que me irrita pois fica grudada, já fui em 2 otorrinos e me mandam comprar um spray nasal, eu uso mas continua sempre a sensação, se eu soubesse que minha vida seria assim nunca teria feito a cirurgia, esta virando quase cacuete mas não é pois quando sai eu pego na mão e parece cola, gruda nos dedos, queria saber se isso tem cura se posso fazer algo para acabar com isso, o que o senhor me recomenda? obrigado.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Na verdade a questão de saber se tem cura depende muito do que causa o sintoma, que por sua vez depende da cirurgia e da técnica cirúrgica utilizada.
Tem que avaliar o seu caso, se necessário solicitar exames subsidiários como tomografia e nasofibroscopia para saber se realmente tem tratamento. Converse com seu Otorrino

Dr Leonardo Aluizio disse...

Você provavelmente está fazendo uma Rinite Medicamentosa, devido ao efeito Rebote do Neossoro, que assim como outros vasoconstritores por aí, inibem a capacidade normal do nariz de desentupir.
Se vc já tratou com medicação e não resolveu a outra saída é a cirurgia de turbinectomia ou turbinoplastia( leia o tópico para saber mais sobre ela), o que pode te ajudar muito.
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!
Só avaliando mesmo para se ter uma ideia do seu caso, porém a descrição é bem típica de quem tem Polipo Nasal, cujo tratamento é cirurgico. Leia mais no site sobre isso.
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Sr Anonimo
Até que eu saiba, realiza-se essa cirurgia pelo Sus.
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

O tal tecido linfóide é a adenóide, popularmente chamada de carne esponjosa, e ela está presente em todas as crianças, só que pode ser maior em algumas crianças gerando nariz entupido. O faro de ser moderado, significa que ela é maior que o normal , mas não necessariamente uma cirurgia deverá ser feita. A indicação depende muito do quadro clinico do seu filho. Há boas opções de tratamento clínico para esses casos.
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

Aloany
Cada caso é um caso.... a descrição é bem sugestiva de polipo nasal, mas teria que olhar o teu nariz para ter certeza. Existem cirurgias nasais para os mais variados problemas. Talvez seja a saída para o seu caso.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Sinesio...... nenhuma imagem chegou aqui...

Dr Leonardo Aluizio disse...

Nelson, é pouco provavel que um problema nasal com essa caracteristica também gere um tumor no olho. Claro que o diagnostico certeiro seria feito examinando teu nariz por dentro, mas pela sua descrição, parece ser uma Rinopatia gerando hipertrofia de cornetos e daí essa alteração ao deitar( provavel ciclo nasal). Procure um otorrino para examinar seu nariz por dentro e esclarecer o caso.

Unknown disse...

Olá Dr,
Sempre tive muita dor de cabeça qdo criança e realizai examaes e constataram adenoide mas na epoca nao foi indicado a cirurgia hj com 25 anos minhas dores de cabeça aumentaram atras da cabeça e inclusive na parte frontal e na propia adenoide ,nos olhos e as vezes no ouvido sera q houve alguma progressao?

Rodrigo disse...

Olá Dr. Estou com uma dúvida tenho 15 anos,tenho bronquite e axo que tenho também esta tal carne esponjosa no nariz e acho que é por isso que não consigo respirar pelo nariz ou seja puxo o ar pela boca e também solto pela boca e gosto muito de jogar futebol andar de bicicleta,jogar capoeira entre outros esportes e como não consigo a respiração pelo nariz e boca,respirar somente pela boca me cansa muito e qualquer esforço que eu faça já estou sem ar.Também sinto dores atrás do olhos pelo que me lembro desde os 10 anos quando sentia tanta dor que chegava a vomitar hje em dia ainda sinto essa dor atrás dos olhos só não vomito mais...e de um tempo para cá sinto como se meu ouvido estivesse tampado e dores tbem na parte detrás da cabeça gostaria de saber se estes fatos podem ter a ver com este problema nasal..Gostaria muito de poder praticar meus esportes tranquilamente...pois não tenho folego para correr 1 minuto por favor aguardo sua resposta Estive a muito tempo atrás com meus 10 anos indo ao otorrino ele me marcou um exame de sopro com urgência nem sei o que é e nem consegui fazer pelo SUS e desde então tbém não voltei até ele(teria que ter voltado com exame em mãos)...Desde já te agradeço e que Jesus o abençoe!

Unknown disse...

Olá Dr.
Meu filho de 4 anos fez adenóide, ele tinha constantes secreções nasais que faziam com que ele tomasse antibiótico frequentemente. Porém, mesmo após a cirurgia ele continua com essas secreções e obstrução. Continuando a tomar remédios antialérgicos.
Parece não ter feito diferença a realização da cirurgia. Por favor Dr. me esclareça, essa situação é esperada?
Obrigada.
Priscila

Anônimo disse...

Olá dr. ..fiz a cirurgia de amígdala a 40 dias atrás e ainda estou sem paladar....tem alguma coisa que posso fazer para voltar o paladar....não sinto dor, apenas não sinto o sabor .obrigado

Anônimo disse...

Então, Fiz uma ampla cirurgia há exatos 22 dias, na verdade a quarta, para a retirada de pólipos. Desta vez foi um draf III. Tudo ocorreu bem, mas o olfato ainda não foi restabelecido. No entanto,existem os traços de olfato e por dois dias ele esteve totalmente restabelecido.Mas agora ele fica oscilando. O que isso significa? Ter tido a presença do olfato por dois dias é um bom sinal de que ele ainda está presente?

Anônimo disse...

então, fiz uma cirurgia há 22 dias, na verdade já e á quarta,para a retirada de pólipos, desta fez o DRAFT III. O detalhe é que o olfato não foi restabelecido, apesar de existir traços. Por dois dias,há uma semana, senti perfeitamente o olfato, mas depois ele se foi. O que isso significa? Por ter sentido o olfato por dois dias é um bom sinal de que ele ainda está lá e pode voltar após o desinchaço total e extermínio das crostas?

Anônimo disse...

Doutor, minha filha tem 3 anos e esta tendo dificuldade para respirar, principalmente a noite. Quando procurei ver por dentro de seu nariz, vi umas carnes que acredito que seja "carne esponjosa", cobrindo suas narinas, na parte de baixo. Como foi dito precisa-se de um exame pra constatar se é ou não carme esponjosa ou Rinite. Peço sua ajuda.. E lembrando, esses dias vi em sua garganta como se a goela estivesse grudada na parte de cima.. aff desculpa a falta de entendimento, preciso de uns esclarecimentos..me ajude... Profundamente grata.

Adriana disse...

Olá, Dr! Fiz uma cirurgia há exatamente 1 mês - garganta (cirurgia do ronco), pólipo nasal, sinusite, desvio de septo e hipertrofia de cornetos. Ocorre que o meu paladar está horrível. Passo dias e dias com a boca amargando. É um amargo horrível! Quando como não sinto o sabor das coisas direito. Tudo tem um gosto amargo e azedo. Isso está me deixando deprimida, pois meus melhores sentidos sempre foram o paladar e o olfato. Será que vou ficar assim para sempre? Adriana

Anônimo disse...

Oi Dr.! Realizei uma rinoseptoplastia à 8 dias e na narina esquerda formou uma carninha...como se fosse um carocinho...prejudicando a passagem de ar deste lado. A princípio pensei que fosse alguma casquinha que se formou de sangue, porém após a limpeza percebi que formou esta carninha mesmo, está grande e não é possível a retirada em casa. O que é isto? Alguma complicação da rinoseptoplastia, tem algo haver a cicatrização onde recebeu a incisão? Será possível a retirada?Me ajude, estou preocupada!

Unknown disse...

Oi doutor me chamo Luciano!
já fiz dua cirurgias no nariz um para tirar um desvio de septo muito grande que eu tinha ,a outra foi uma rinoplastia.
Depois da rinoplastia em 2006 ,eu tenho muitos problemas de renite e sinuzite,é uma coisa cronica,eu tirei uma tomografia dos seios da face em 2007 e fala que tem uma concha nasal media esquerda bolhosa,e é essa narina esquerda que fica com problema,direto fica estralando desce uma secreção dessa narina e escorre pela garganta direto quase o dia todo,entope,ja fiz tratamentos com spray nasal ,remedios para alergia,mas não adianta volta sempre.
Sera que é essa concha nasal bolhasa que causa isso.

Eu ja fiz todos os tipos de tra
atamentos,sem sucesso,até homeopatia eu já fiz,sem sucesso.

Obrigado

Luciano

Anônimo disse...

Ola doutor.Fiz a cirurgia de amígdalas e sinusite, hoje ja fazem 25 dias da operação, porem estou co. um mau cheiro muito forte pelo nariz , fede muito ao ponto de eu deixar de esta em publico devido a isso, nem saindo de casa estoupois o mau cheiro e tanto que me sinto muito constrangido .Eu lavo lavo e lavo , passo o soro mas de nada adianta o mau cheiro ainda continua.Gostari de saber se isso e normal e quanto tempo em media isso deve durar e se tem algum remedio ou substancia que posso esta passando pra ao menos aamenizar esse mau cheirp.Desde ja,oobrigada.

Anônimo disse...

ola Dr. tenho 18 anos e faz um mes que fiz rinoplastia, e tinhaa desvio de septo,c eu vivo da música, e por isso perguntei paara o Dr se a cirurgia interferia na minha voz, e ele disse que não , só que ja tenho compromissos marcados pra esse mes mas nao consigo cantar, é como se minhas cordas vocais tivessem fracas agora :/ o que eu faço pra conseguir cantar como antes ?
Desde já agradeço ..

ana flavia jaloretto ribeiro disse...

Ola doutor...fiz uma turberctomia+cauterizacao dos cornetos....jah estou na minha segunda semana pos operatoria e estou com um mau cheiro no nariz, e incomoda muito pois tem cheiro de coisa morta. Pq sintimos esse cheiro? Seria sangue? Tem algo q eu possa fazer pra diminuir esse mau cheiro? Desde jah agradeco.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Oi Fernanda
No seu caso seria bom fazer um exame das cordas vocais para ver o que está acontecendo. Só assim saberíamos que conduta tomar. Um exame bom para ver isso é a Laringoestroboscopia

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Normalmente o mal cheiro pode estar relacionado, no pós operatório, com crostas cicatriciais. Sangue não costuma dar isso, mas só uma boa avaliação para dar um diagnostico preciso, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Olha de imediato só a lavagem nasal mesmo, mas é bom dar uma olhada no seu nariz por dentro e fazer uma tomografia para elucidar melhor esse sintoma, certo?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Luciano, provavelmente sim, mas só vendo a tomografia pra ter certeza. A concha bolhosa pode obstruir a ventilação dos seios da face e levar a sinusites de repetição. Se for ela a culpada, o tratamento de eleição poderá ser cirúrgico.
Abs

Dr Leonardo Aluizio disse...

Oi
Nesses casos só avaliando mesmo para te dizer o que é.
Procure um otorrino para olhar a fossa nasal, certo?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Adriana, depende muito do problema que você tinha antes de operar e a cirurgia que você fez. Pode até não ter relação com o procedimento feito. Exames serão necessários para entender melhor, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Leia mais no site sobre a tal carne esponjosa. Lá você terá mais esclarecimentos sobre o que você viu. Com relação às outras coisas citadas, precisaria examinar para dar o veredicto

Dr Leonardo Aluizio disse...

Sim, pode ser um bom sinal, porém não tem como prever o quanto o olfato pode retornar, já que depende também do problema prévio que você tinha dentro do nariz

Dr Leonardo Aluizio disse...

Priscila, seu filho pode ter outro problema , fora a adenóide, que gere tais sintomas. A Rinite costuma dar isso também e se ele a tiver é esperada tal evolução, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

A essa altura do campeonato seu paladar deve ter voltado. Às vezes demora mesmo. Se não voltou , converse com seu Otorrino

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!
Desculpe pela demora em te responder, mas a resposta é sim , pode ser causado pelo nariz, agora se é a carne esponjosa precisaria ver , já que ,se você leu bem o site, pode se apresentar de diversas formas.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Oi
A Adenoide não dá dor de cabeça. A sinuiste sim, assim como outras causas de dor de cabeça( como a enxaqueca, por exemplo). Passe em otorrino para averiguar, certo?

Anônimo disse...

dr quanto custa uma cirurgia das amigdalas no privado?

Anônimo disse...

dr eu tenho as amigdalas cheias de buraquinhos e entra restos de comida e me causa um mal halito q nao sai de jeito nenhum,ja faz 7 anos q convivo com esse problema, eu fui no o otorrino e ele disse q so com a cirurgia da remoçao das amigdas.ele disse q mesmo eu fazendo a cirgia o mal halito n ia acabar. mais se eu fizer a cirurgia e n ter mas amigdalas nem caseos da onde vai vir o cheiro ruim? fiquei muito irritada com medico to triste. mesmo com a cirurgia e tendo uma boa higiene vou continuar com mal halito pq?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Depende de vários fatores: sua idade, o estado das suas amiígdalaa ( estes dois vão determinar o tempo da cirurgia e o trabalho do cirurgião), o hospital que você irá fazer, o valor da anestesia... Combine com seu médico

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!
Olha... nesse assunto de mau hálito o assunto é mais complexo.. ele pode ter várias causas, como por exemplo: jejum prolongado, respiração bucal, sinusite cronica, refluxo, alterações da cavidade bucal e erc. Logo o problema pode não ser só das amigdalas, logo não dá pra garantir que irá resolver 100%.. converse com seu médico... cada caso é um caso..

Unknown disse...

Doutor Leonardo um conhecido meu tem problemas de renite pode-se usar spray nasal a base de azelastina,eu vi um artigo dizendo que ele é um dos melhores e não tem tantos efeitos colaterais como os outros.

Ele pode usar por quanto tempo esse spray

Obrigado

Dr Leonardo Aluizio disse...

Oi Luciano
A Azelastina é um spray utilizado em alguns casos especificos. Existem pessoas q melhoram com ela e outras não, principalmente se o pior sintoma for nariz entupido. Vale a pena o seu amigo passar em uma consulta para ver se o caso dele se encaixaria tal spray.

Anônimo disse...

Olá Dr. Bom no meu caso a minha familia tem casos de sinusite e rinite e eu mesma acho que tenho, nunca fui a um medico pra comprovar Maiseu nariz fica intupido, as vezes dor de cabeça, ardência nas paredes nasais quando puxa o ar, umas tres semanas ru fui limpar o nariz e começou a sangra pois eu limpei muito forte e acho que machuquei, quando eu fui ver tinha uma bola de carne ela não e nem tao grande e nem tao pequena, ela não cresceu mais e não DOI, o que pode ser, ela só sangra quando eu mexo nela e acaba machucando l, é sempre um fluxo de sangue muito grande, acho que posso te machucado ela ou ate mesmo o septo basal na hora em que fui limpar, sera q é pólipos, carne esponjosa , ou alguma outra coisa????

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha, nesse caso só olhando mesmo para te dar uma certeza. Procure um Otorrino, certo?

Anônimo disse...

Olá doutor, fiz a turbinectomia e gostaria de saber com quantos dias os cornetos estarão cicatrizados e se há contra-indicação de viajar de avião?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Varia de acordo com a técnica utilizada, turbinectomia ou turbinoplastia. A primeira cursa com um período de cicatrização maior.

Unknown disse...

Doutor, eu sei que é variável, mas quando EM MÉDIA custa uma cirurgia de Pólipo Nasal?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Lucas, não tem como estipular uma média sem saber a extensão do problema e a dificuldade no intraoperatório.

Anônimo disse...

Olá Dr. Nesse ultimo mês nasceu na minha narina direita, perto do corneto uma bola, tipo uma carne e ela cresceu um pouco em direção a ponta do nariz, quando eu vi ela a primeira vez tava quase obstruindo toda a minha narina, mais faz umas duas semanas eu notei que ela diminuiu de tamanho, é como se ela tivesse presa só por uma pontinha lá trás, e também notei que eu vou dormir depois eu acordo é como se ela inchasse, mais depois ela volta no tamanho que ela tava, agora ela não ta tão grande e nem obstruindo tanto a minha narina, e nem doi, só tem mesmo é o encomodo de ter algo ali dentro e não poder tirar, sera que pode ser alguma alergia que desencadeou isso, ou até mesmo a própria rinite ou sinusite??

tesste disse...

Olá doutor meu filho fez uma cirurgia para retirar as amindolas, 3 mese depois ainda tem uns sangramentos pelo nariz, principalmente quando começa a espirrar. ele tem bronquite e sinusite

Anônimo disse...

olá Dr
não sei muito bem o que eu tenho, meu nariz é praticamente fechado, não consigo respirar bem, nesses últimos dias a " carne " que tampa meu nariz diminui, normalmente diminui um lado e aumenta o outro,à também algo branco que não sei identificar...

Dr Leonardo Aluizio disse...

Nesse caso ele precisa ser reavaliado para ver se os episódios tem relação com a cirurgia.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Provavelmente deve ser o corneto, como você deve ter lido no post. Procure um Otorrino para confirmar, certo?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pela sua descrição parece ser relacionado à Rinite, sim. Procure um Otorrino para avaliação e descartar, dentre outras coisas, o pólipo nasal, ok?

Unknown disse...

Olá boa tarde, Dr meu pai fez uma cirurgia de carne esponjosa onde ele retirou a carne na medida aproximadamente de um limão siciliano, e o médico pediu para acopanhalo por 1 mes 1 vez por semana, a cirurgia foi a uns 10 dias atras e ele esta sentindo um mal cheiro no nariz,estamos preocupados pois ele fumou por muito tempo 50 anos e achamos que isso possa interferi na cicatrização ou infeccionar. Grata!

Anônimo disse...

Olá Dr. eu fui no otorrino pois tinha nascido uma carne dentro do meu nariz, ela falou que é pólipo, e me receitou um colirio mesmo pra ir pingando no no polipo, pois assim ele ja poderia diminuir e eu me sentiria melhor, ela pediu também uma tomografia com contraste dos seios da face e ela própria vai fazer um exame em mim, eu não lembro o nome agora, só sei que é uma micro câmera que ela vai utilizar pra ver a cavidade nasal, e eu queria saber pra que serve a tomografia, é pra ver de onde eles nascem? Se o pólipo é local ou vem dos seios da face?? e queria saber mesmo se precisa ser com contraste ou se uma tomografia normal já da pra ter uma ideia?? Porque eu vou fazer essa tomografia sem contraste, não tem quem me injete o contraste na veia doutor....

Bibi disse...

Olá Dr. ! Meu filho já está com 20 anos e tem problemas a noite com a respiração, ele fica com a boca aberta, as vezes ronca e deve vez em quando tem aquelas paradas respiratórias, chega dar agonia. Quando acorda sempre reclama, tem muito sono diz que não dormiu direito.
Isso será adenóide?
Se for é aconselhado cirurgia com essa idade?

Anônimo disse...

Tenho desvio de septo,sinusite bilateral e hipertrofia e ha um ano to sangrando pelo nariz ja fiz duas cauterizacao quimica nasal mas nao resolveu o problema agora quando sai o sangue cai na boca,tambem,meu otorrino cauterizou as ectasias que existia e ele disse que ja tinha sido resolvido o problema das ectasias mas continua o sangramento,pode ser por causa,do desvio de septo da sinusite ou da hipertrofia?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Nesse caso é legal dsr uma examinada. Pode até ser algo do próprio pos operatorio, mas é bom ver, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá anônimo
Está certo o que você questiona. É importante saber a origem do pólipo para retirá-lo. A tomo não precisa ser com contraste se o diagnóstico de certeza é pólipo nasal.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Oi Bibi
Pelo fato do seu filho ser um adulto dificilmente terá adenóide. Ele deve ter outra coisa que entope o nariz, como Rinite ou Desvio Septal. Vale a pena fazer uma polissonografia nele para checar esse padrão de sono.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Provavelmente o desvio septal

Anônimo disse...

doutor quanto custa para fazer uma cirurgia das amigdalas? e tirar a carninha do nariz? por favor doutor me resp.

Anônimo disse...

doutor eu tenho 19 anos e tenho amigdalite cronica. e normal ter caseos o tempo todo? as amigdalas causa mal halito? pq eu sinto um cheiro muito ruim vindo das amigdalas eu passo contonete nelas e sinto o mesmo cheiro q sai da minha boca isso poderia resolver com a cirurgia total das amigdalasa? doutor estou desesperada me ajude?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Sim a cirurgia resolveria. Os caseums causam mau hálito.

Anônimo disse...

Oi Dr. Eu vou retirar um pólipo do meu nariz, si que assim eu vou fazer uma viajem de avião e queria saber se é melhor eu marcar a cirurgia pra depois que eu voltar da viagem, porque quando se faz a cirurgia acho que não se pode viajar de avião, certo??

Unknown disse...

ola doutor minha respiração é só pela boca nao consigo respirar pelo nariz e quando eu falo minha voz parece umpouco fanha eu posso ter carne esponjosa?

Anônimo disse...

OLÁ DR BOA NOITE.MEU NOME É ADRIANA TENHO 42 ANOS. HÁ EXATAMENTE 17 DIAS FIZ A RETIRADA DAS AMIGDALAS, SÓ QUE CONTINUO SENTINDO DORES DE UM LADO DIREITO DA GARGANTA,SEMPRE QUE ENGULO,TAMBÉM SINTO, UMA DOR ACOMPANHADA DE UMA FISGADA QUE REFLETE NO OUVIDO E MAXILAR! GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL E SE FOR ATÉ QUANDO VOU SENTIR ESSA DORES! ESTOU PREOCUPADA.

Cláudia Rocha disse...

Doutor meu filho tem 1 ano e 9 meses tem polipo de killian os médicos vão opera-lo .Gostaria de saber se posso continuar usando sorine já que ele tem muita inflamação no ouvido e se não existe medicamentos para aliviar os sintomas até a cirurgia já que ele não dorme direito pelo ronco , para de respirar e escorre o nariz o tempo todo .Muito obrigada.

Unknown disse...

Doutor. Fiz essa cirurgia quando tinha 6 anos mais o menos agora estou com 18. A carne espanjosa ela pode voltar com o tempo?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Se for a Adenóide o que você operou é pouco provável, porém o nariz pode entupir por outros motivos.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Você pode ter várias coisas. Vasculhe no site e obterá suas respostas.
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

Claudia, lave bastante o nariz dele com soro, rinossoro e umidifique o ambiente. Os demais sintomas podem ser controlados com antialérgicos, se ele tiver uma alergia de base.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Adriana, as duvidas de pós operatorio sempre devem ser resolvidas com o cirurgião, mas normalmente a cirurgia costuma doer mesmo

Anônimo disse...

Ola dr fiz a cirurgia de adenoide dia desesseis de julho doi um pouco e sai um pouco de sangue e sai escorrimento é normal isso..obrigado

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
As dúvidas de pós operatórios devem ser esclarecidas mediante exame físico realizado por Otorrino, de preferência o cirurgião, ok?
Abraços

Anônimo disse...

Olá doutor! Fiz uma cirurgia de desvio do septo nasal dia 1 de agosto e no setimo dia pos operatorio tive um sangramento forte no nariz que nao parava enquanto eu estava dormindo e acabei indo na médica E ela fez uma limpeza no neu nariz e vomitei muito sangue. Minhas dúvidas são: 1- esse sangramento pode comprometer o resultado da cirurgia ? 2- ela passou decadron nasal pra eu usar, além da otrivina por 5 dias, mas na bula dos dois diz pra eu usar por no maximo 3 dias. Isso vai dar problemas ??? 3- estou com 9 dias depois da operaçao e nao percebi melhoras na respiraçao, meu lado esquerdo do nariz continua com a mesma dificuldade de respirar :/isso é normal ??

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
A resposta para os seus questionamentos depende da tecnica cirurgica adotada pelo cirurgião otorrino, logo fica difícil eu te dar uma resposta sem avaliar o seu nariz por dentro, certo? Siga as recomendações do seu médico, ok?
Obrigado por ler nosso site e continue ligado!

Anônimo disse...

Olá, Dr.
Fizva cirurgia de desvio de septo e retirada e retirada de carne esponjosa, minha pergunta é,posso esprira, coçar o nariz e açoar, estou com 18 dias q realizei o procedimento.
Obrigada
Adriana

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
As dúvidas de pós operatórios devem ser esclarecidas mediante exame físico realizado por Otorrino, de preferência o cirurgião, ok?
Abraços

Unknown disse...

Olá Doutor. Estou em Brasília, fiz uma cirugia de septoplastia e turbinoplastia bilateral no dia 12.08. hj dia 23.08 fazem 11 dias e Não tive praticamente sangrameto,sangrou um pouco a noite no dia em que retirei o splinter nasal com 8 dias de operado.Aqui em Brasília a umidade relativa nessa época é muito baixa,clima seco, estou usando umidificador de ar e o soro Maresis para hidratar, porém a secura no nariz está me transtornando, tenho retorno com meu médico na quarta dia 27.08. Estou angustiado e um pouco temeroso sobre as coisas que li a respeito de rinite atrófica e aquela sindrome do nariz vazio. Meu médico disse que a técnica usada foi a turbinoplastia retirando um pedacinho de osso dos cornetos e de mucosa, mas preservando a mucosa e sem deixar area cruenta. Essa secura que não passa está me assustando. Pode me dizer em média quanto tempo ainda espero para cicatrização do septo e cornetos e se essa secura tende a desaparecer, e se a mucosa do meu nariz ainda voltará a funcionar normal umidificando as narinas através dos cílios??
Sei que são várias perguntas, mas por favor, se puder ajudar...aguardo.
Minha filha e esposa estão em outra cidade me esperando e eu tenho que me recuperar disso pra voltar pra casa.

Anônimo disse...

Oi Doutor , Me chamo Silmara e tenho 21 anos tenho cornetos nasais atrofiados . Minha médica prescreveu pra mim usar Always por 6 meses , gostaria de saber se tem chances dos cornetos regredirem so com esse medicação porque eles são bem grandes ? Desde já agradeço sua resposta .

Anônimo disse...

Perdão doutor o nome do remédio e Avamys 27,5 mcg .

Anônimo disse...

Dr,
Fiz a cirurgia de retirada de amídalas fazem 4 meses,ainda sinto gosto ruim na boca e não sinto cheiro nem gosto como antes. Isso é normal?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
As dúvidas de pós operatórios devem ser esclarecidas mediante exame físico realizado por Otorrino, de preferência o cirurgião, ok?
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

sim Silmara, há sempre a chance, dependendo do grau de hipertrofia dos cornetos.
Abraços

Anônimo disse...

Bom dia Doutor, faço o uso do neossoro a uns 10 anos, e a um ano fui a um otorrino e ao exame de videoendoscopianasossinusal foi constatado acentuado desvio do septo nasal, hipertrofia de cornetos inferiores, meatos livres. Presença de discreto tecido de aspecto linfoide em topografia de adenoide, pois bem ele me receitou um medicamento em spray que não me lembro o nome o mesmo não surtiu nenhum efeito, o otorrino então sugeriu cirurgia. O senhor acredita que a unica maneira para parar com uso do neosoro ficar com uma boa respiração seria mesmo a cirurgia?

vera disse...

Olá Dr. fiz uma TC e o resultado deu concha bolhosa média a esquerda, isso é caso de cirurgia

Kaikon disse...

Dr, Fiz há aproximadamente dois meses uma turbinectomia + Septoplastia. Me sinto incomodado com o cheiro do nariz,. Fui ontem ao otorrino para pedir que ele tirasse as crostas pra mim. Inicialmente ele concordou, porém, disse que não havia necessidade de retirar nada, após analisar e disse pra eu tomar cuidado para não machucar o nariz, pois a cicatrização estava num processo muito bom. Acredito que ele não quis mexer nelas por algum motivo... Quando respiro forte sinto como se elas "vibrassem" em meu nariz, o que me faz espirrar. É normal esse mau cheiro permaneça após esse tempo(2 meses)? OBS: Sinto como outro sintoma, apenas um corrimento espesso na garganta(pela úvula). Obrigado!

PabFerreira disse...

Bom dia Dr.
Tenho uma sobrinha de 3 anos de idade, ela fez alguns exames e deu essa carne no nariz. Nos exames diz que essa carne já está em 80% e disse que teria que fazer essa cirurgia, é possível através de remédios eliminar essa carne?

Att. Pabrício Ferreira

Dr Leonardo Aluizio disse...

Depende... se ela estiver atrapalhando a ventilação do nariz e causando sintomas, sim. Somente o fato de ela existir não é indicação. Tem que ver se ela causa algum problema, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Meu amigo, pode-se tentar, mas com esse grau de obstrução é mais provável que seja cirúrgico mesmo. Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

Fica dificil eu te dizer algo sem avaliar. Só olhando o nariz por dentro para ver se há algum problema, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Se não houve melhora com a medicação, talvez seja o caminho a ser seguido.

Unknown disse...

Dr. Eu tenho dificuldade em sentir aromas, embora consiga distinguir com clareza o que é doce, salgado, azedo, etc. Creio que eu tenha rinite alérgica, mas faz muitos anos que não tenho problemas de entupimento nasal. O que me parece é que ele fica bem seco enter o outono e a primavera. Há uns 20 anos eu fui num otorrino e ele me diagnosticou com rinite alérgica, mas nunca me tratei por preconceito com alopatia. Como disse, é raro eu ficar com o nariz entupido. Mas essa espécia de crosta seca na cavidade nasal permanece. E faz um tempo que a minha capacidade de distinguir odores e sabores (como de temperos) em alimentos, perfumes ou mesmo um gás vazando praticamente desaparece em boa parte do ano. Voltei a me exercitar recentemente (pois ouvi dizer que ajuda) e marquei uma consulta no dentista, pois tenho periodontite. O que devo fazer para retomar a capacidade olfativa? Às vezes parece que eu tenho preguiça de respirar direito e se respirasse mais profundamente isso melhoraria. Existe algum tipo de exercício?

Ademar Vieira disse...

Bom dia Doutor, faço o uso do neossoro a uns 10 anos, e a um ano fui a um otorrino e ao exame de videoendoscopianasossinusal foi constatado acentuado desvio do septo nasal, hipertrofia de cornetos inferiores, meatos livres. Presença de discreto tecido de aspecto linfoide em topografia de adenoide, pois bem ele me receitou um medicamento em spray que não me lembro o nome o mesmo não surtiu nenhum efeito, o otorrino então sugeriu cirurgia. O senhor acredita que a unica maneira para parar com uso do neosoro ficar com uma boa respiração seria mesmo a cirurgia?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha, pelo que você está relatando, acredito que sim, mas uma boa resposta depende da visualização do caso

Dr Leonardo Aluizio disse...

A perda da capacidade olfativa e o seu retorno depende da causa original e para descobrí-la vamos precisar de uma boa avaliação do seu nariz e provavelmente exames auxiliares.
Converse com seu Otorrino sobre o assunto, ok?
Abs

jaques douglas disse...

olá doutor, fiz uma septoplastia e turbinoplastia em julho deste ano, e agora com quase tres meses, sinto minha narina direita ficar novamente entupida. isso seria normal?

Unknown disse...

Operei tem 2 meses, retirei as amígdalas e corrigi um desvio septo e ainda tem vestígios da cirurgia…como minha úvula, que ainda está inchada, mesmo depois de muitos remédios. Isso aconteceu com alguém? Volta ao normal em quanto tempo? Estou mto preocupada, pois o médico que cortar um pedaço dela =(
As vezes sinto sensibilidade no céu da boca ainda.
Outro problema que venha tendo e achei q fosse melhorar com a cirurgia do septo, é uma falta de ar estranha. Agora mais que nunca, a passagem do ar está muito boa, mas ainda sinto uma dificuldade dele entrar. Me parece que piora com o tempo seco. Seria uma alergia?

Unknown disse...

Olá, meu filho está com uma avaliação cirurgica marcada para segunda dia 27 outubro e estou com uma enorme dúvida o profissional que irá opera-lo é um cirurgião dentista bucomaxilofacial e eu nem sabia que este profissional operava turbinoplastia inferior+septoplastia ah e ele ainda me falou que faz um corte no céu da boca existe esta técnica mesmo ou é melhor eu recusar? responda URGENTEMENTE por gentileza,estou muito aflito com esta dúvida. obrigado e parabens pelo trabalho bacana que realiza no blog. ass Paulo Ribeiro

Unknown disse...

Olá, só a nível de complemento da informação o profissional que irá atender meu filho na consulta de avaliação cirurgica de desvio de sépito e que poderá operá-lo é cirurgião dentista traumatologista bucomaxilofacial será que estamos bem assistidos e a técnica da incisão via céu da boca existe mesmo? ass: Paulo Ribeiro.

Dr Leonardo Aluizio disse...

olá Cristian/ Paulo

Peço desculpa por não ter respondido antes, devido a uma semana meio corrida.. Vocês foram na consulta?
Uma opinião: não conheço o especialista e não sei dizer se o mesmo é capacitado, mas recomendaria o procedimento a ser realizado com médico Otorrinolaringologista.
À técnica cirurgica para amigdalectomia é com uma incisão no palato mole, logo acima das amigdalas.
Me mande informações de como foi.
Abraços.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Fabiana
O ideal seria avaliar o seu nariz para dar uma opinião mais precisa, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Oi
Agora entendi
Não é uma amigdalectomia e sim uma cirurgia nasal, certo?

Cirurgias nasais apresentam tecnicas de abordagem que podem ser pela boca ou gengiva. Acho muito dificil operar um desvio de septo por essa técnica. Normalmente se faz por dentro do nariz, mas precisava ver o caso para entender melhor.
À opinião sobre o profissional Otorrinolaringologista também vale para essa idéia, como dito acima.
Me dê um retorno, ok?

Unknown disse...

Dr. Alexandre , o pessoal lá da s.de saúde queria por que queria convencer-me de que o profissional que faz cirurgia de desvio de sépto era mesmo o cirurgião bucomaxilofacial, eu posso até acreditar que participa,mas tomar frente de tudo achei estranho demais. A minha consciência de pai pediu para esperar um pouco mais e se possível como bem sugeriu o senhor com um otorrino. mas a dúvida ainda paira no ar:realizar a septoplastia com abordagem pelo céu da boca o correto não é pelo naríz mesmo? Agradeço de coração a sua atenção e gentileza para com este pai num momento de aflição. Deus possa retribuir em bençãos ao senhor e sua família este trabalho bacana e esclarecedor que o senhor realiza através do blog.
Ass: Paulo Ribeiro

petosco disse...

Olá Dr. eu fiz minha cirurgia de septo amígdalas e adenoide no dia 30/09/2014.
Sei que ainda tem pouco tempo. E ainda me encontro em recuperação.
O meu otorrino informou que a cirurgia foi muito boa e que minhas narinas estão bem abertas para passagem de ar.
Porém minhas dúvidas são :
1 - quanto tempo efetivamente demora para que sinta o real resultado da cirurgia, minha narina direita se encontra mais entupida que a esquerda. Imagino que seja de secreção.
2- quanto tempo pode demorar para sair toda a secreção?
Obrigado.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Paulo,
a cirurgia de septoplastia normalmente é feita pelo nariz. Provavelmente essa via proposta do palato, deve estar relacionada a algum outro procedimento concomitante que eles queiram realizar. De qqer forma, só analisando o caso mesmo para entender e explicar melhor.
Abs

Marcelo disse...

URGENTE: por favor, estou desesperado, pois minha filha operou o septo e já faz 4 dias e ela reclama que não passa nada de ar.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Marcelo
Leve-a ao Hospital onde foi operada para avaliar, ok?
Fica dificil resolver uma situação dessa sem ver o paciente.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 366   Recentes› Mais recentes»