segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Paixão pelo Raul , parte II - " The TC´s revenge"

O tema Raio X volta sempre...e a paixão por ele também.

Já abordei esse tema antes aqui no site, se você não leu ainda clique aqui embaixo:
A Paixão pelo Raul

Dessa vez, venho acrescentar algumas outras informações.
O Raio X ainda é um método de diagnóstico muito utilizado, porém, com o passar dos anos as coisas mudam um pouco..graças a Deus, não??

Hoje em dia, o Otorrino pede exames mais específicos para você..logo, o Raio X ( O Raul..lembra?) não é muito específico..porque?

O RX ( abreviando Raio X) é um exame não tridimensional, isto é, quando você " bate" um RX da cabeça ( no caso da foto aí da direita, seios da face), todos os planos da cabeça são confinados em uma única imagem, pois o feixe de RX passa pelo seu corpo e imprime a imagem na lâmina, sobrepondo tudo..logo,o que você vê é uma série de imagens sobrepostas em uma única, podendo gerar confusões, devido a sua baixa tridimensionalidade.

Hoje, o RX simples foi realocado para a Tomografia Computadorizada ( imagem à direita),ou TC para os íntimos, onde uma série de imagens aparecem lado a lado, evidenciando várias camadas fotoráficas de corte,bem mais específico e tridimensional.


Por utro lado, temos o exame Nasofibrolaringoscópico ( eita nome grande!), que vemos na fotinho da esquerda, na qual uma câmera , bem fininha, adentra o teu nariz, verificando e visualizando por dentro o problema. Muitos otorrinos pedem esse exame para avaliar a sua Sinusite, mas o mais completo mesmo para o tal é a TC.

Portanto mais uma vez..esqueça o Raul..os dois Rauls ( ou 3, se você contar o Raul Gil...!Rs) já tiveram seus momentos de glória!!


Trocando "6" por "2".....

Atendi hoje uma paciente que, após passar em consulta médica, foi prescrito um certo antibiótico pelo profissional com o objetivo de curar o quadro atual dela de Sinusite. Até aí tudo bem.
Chegando na farmácia, ela evidenciou que o medicamento, mesmo sendo um genérico, era muito caro . Até aí tudo bem também , pois todos nós sabemos que o preço dos remédios atualmente é bem abusivo, não?
Só que agora começam os erros..Na farmácia, o farmacêutico trocou o remédio por outro completamente diferente, tanto na ação como no preço, afirmando, segundo a paciente, que este era mais barato. Sem saber a complexidade disso, a paciente aceitou a sugestão do farmacêutico, tomou o remédio e, sem melhorar, veio à consulta alegando ainda ter passado mal com o medicamento trocado, além da ineficácia. Essa é a história.. o que vocês acham??

Primeiro nunca aceite a troca de um medicamento por outro não prescrito. Isso é muito errado, gente..todos nós conhecemos aquelas farmácias de bairro,em que os farmacêuticos passavam remédios sem receita. Antigamente isso era muito comum, mas hoje em dia já não se aplica mais. Tudo mudou...os remédios, a voracidade das doenças...Concordo que esses profissionais tem muito conhecimento sobre os remédios, mas nesse caso trocou-se "6" por "2"!! Então cuidado!!!!

Se você for no médico, ele te passar um remédio e o mesmo for muito caro para você, está tudo bem..isso é aceitável. O médico não conheçe a sua situação financeira. Volte a entrar em contato com ele e converse sobre uma boa substituição mais acessível. Isso é totalmente saudável para ambos. Ele vai substituir por outro mais adequando a você. Só não aceite trocas de medicações sem a permissão de quem te avaliou. O profissional por trás do balcão da farmácia não te examinou.... Cuidado, gente.

Fica a dica.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Gargalhadas e reflexões

Nosso bebezinho já está com 2 meses e meio e cada dia é uma descoberta, uma novidade.
Há dois dias ele deu sua primeira gargalhada sonora!! E que alegria!! Foram várias tentativas em vão de gravar o momento, mas por incrível que pareça, quando íamos preparar a gravação o danadinho não gargalhava... Putz.. Mas tudo bem!! O que importa são os pequenos prazeres da vida, não?

As crianças estão aí para nos mostrar isso e quanto mais novinhas elas são, mais puro é o seu sentimento pelas coisas que as cercam. Um simples pano dançando sobre seus olhos já é motivo para grandes sorrisos banguelas..! Porque será que muitos de nós perdem essa doçura ao envelhecer?

Grandes espiritualistas afirmam que o nosso desenvolvimento espiritual consiste em reencontrar essa pureza e amor incondicional, que se perde ao longo dos anos com a densa "casca" que formamos. Talvez se vivêssemos um dia após o outro, com alegria em coisas simples, muitas vezes sem desapego, poderíamos alcançar objetivos maiores, cultivando emoções louváveis em detrimento de outras não tão puras..

Cabe aqui um olhar apurado nas crianças, meros reflexos de como éramos em nosso início de vida, ainda trazendo a doçura de uma vida de descobertas.

E que venham as gargalhadas!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Uma explicação sucinta: zumbido

Mais um video da série: " explicações sucintas em otorrinolaringologia". Dessa vez, abordo de modo resumido e prático  o zumbido, dando uma leve noção sobre o aspecto da medicina chinesa e Acupuntura sobre o tema.
Confira:

Para outros temas, clique  :
dor de garganta
sinusite
dor de ouvido

Uma explicação sucinta: Dor de garganta

Pequeno video gravado para a Uniprana, na qual explico um pouco , de forma resumida, a dor de garganta.
Chequem outros posts do blog para mais videos.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Uma explicação sucinta: sinusite

Mais um da Série: Visões artísticas. Parte II - O Desvio de Septo

Você já ouviu falar dele ( ou ouviu dizer do " Desvio Séptico"), e ele é uma figura carimbada nos consultórios dos Otorrinos. O Desvio de Septo..Tcharaamm...

O nariz possui uma estrutura, parte cartilaginosa, parte óssea, denominada Septo nasal. Aí entra a visão artística. No desenho  aí do lado, você vê um nariz de frente e , como se tivéssemos retirado o nariz  visível, vemos o que sobrou, o septo nasal separando a cavidade nasal em 2 partes, com os cornetos nasais de cada lado. Nesse desenho, o septo nasal está representado artisticamente como uma estrutura reta, mas não é assim ( difícil algo na natureza completamente reto, não?)




Normalmente o que vemos é o desvio septal, quando a parte cartilaginosa e/ou a óssea apresentam-se tortuosos ( não estão no " prumo", certo?). Isso se dá por  crescimento facial alterado na infância e adolescência devido a respiração bucal ( olha a Carne esponjosa aí..tudo leva a ela!), o que faz com que o ar turbilhone na boca, levando ao pálato ogival e consequente desvio septal, como podemos ver na figura 2 aí do lado.

Como resolvê-lo..?? Cirurgia, meu amigo..mas  calma lá!
Nem todo desvio de septo é cirúrgico....!! Você tem que ter a certeza que ele é o responsável pelo problema do entupimento.Tem gente por aí que tem desvio de septo e respira bem..tudo depende da dinâmica do fluxo de ar, e isso só um otorrino vai te dizer, portanto..Procure um Otorrino!

Uma explicação sucinta sobre a dor de ouvido

Nesta segunda parte, falamos sobre a dor de ouvido, os critérios de diagnóstico, em uma entrevista cedida à Uniprana.
Mais informações:
www.curaparador.com.br
www.uniprana.com

A acupuntura: Rápida explicação

Ciclo de pequenas palestras sobre temas otorrinolaringológicos, acupuntura e Terapia Prânica, em uma entrevista curta para o portal da uniprana. Aqui, uma explanação sobre a Acupuntura.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Adenóide..uma visão artística??

O desenho acima é um esquema simples da localização da adenóide, a famosa Carne esponjosa. Note que o desenho mostra o nariz visto de perfil, com o fluxo de ar passando pelos cornetos nasais ( eles que fazem a função de filtrar, aquecer, preparar o ar para entrar no pulmão) e indo em direção a parte de trás do nariz, onde fica a Adenóide. Logo, é difícil vê-la sem exames específicos, como a nasofibroscopia ou mesmo um RX de Cavum. Veja que, se ela fica grande,  pode obstruir toda a passagem de ar ( representada em pontilhado), levando a respiração bucal de suplência, isto é, abre-se a boca para respirar.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pais e filhos

Dificil não sorrir diante das supresas da vida.
De repente o nosso modo de olhar as coisas mudou..
Antes eramos distraidos, aventureiros, encarávamos tudo sem medo. Subitamente a gente muda. Finca os pés no chão. Chama para si a responsabilidade da criação.

Construir, criar. Pronto! Está feito!

Um novo sorriso bate a nossa porta. Como um reflexo quando o sono cai ou na euforia de ouvir a voz que lhe é familiar.
Um choro de dor aflige o nosso coração. Confesso que as vezes não sei o que fazer. Mas a maré se acalma e tudo adormece.
A vida se resume agora à vidinha dele, mesmo que digam em tratados de psicologia infantil que ele deve se encaixar na nossa vidinha.Mas como ser o contrário? Tudo que ele tem para viver vêm de nós.
Os teóricos vão dizer para não " mal acostumar", mas como não ceder a esse mais puro olhar? Só quem se transformou sabe o que eu digo.. Como uma borboleta que sai de seu casulo, nós voltamos para dentro. Construímos nosso lar e protegemos debaixo da asa. Aquecemos e preparamos até que ele rompa o casulo e siga em frente. Deixe estar, logo mais ele construirá o seu próprio.
E nós ficamos aqui, relembrando o tempo em que cabiam em nossos braços e paravam de chorar quando oferecíamos o colo.
A vida é cheia de surpresas. Nos prega cada peça. Os cabelos e a pele não são mais osmesmos.. A mente não fica quieta.. Pensamos neles. O que fazem? Precisam de mim? Agora enxergam o que eu vi.. Recebem sorrisos dos seus pequeninos.
E agora eu sorrio satisfeito. Vejo que tudo o que construí serviu de base para as surpresas que a vida prepara para os meus eternos filhos.

Filhos pais... Pais e filhos.