quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Tempo seco e o Otorrino

Todo mundo já sabe que estamos passando por uma fase de secura terrível. É só você abrir o jornal, ligar a TV ou o computador e esse é o assunto que impera ( inclusive nesse link da Folha de São Paulo a umidade do ar hoje foi mais baixa que a do Saara Oriental..). O que fazer então com os problemas que surgem no nosso nariz ou garganta?

Basicamente as queixas nessa época do ano são clássicas, variando de maior ou menor intensidade. Grande parte da população exposta a essa secura relata obstrução nasal, irritação na garganta, tosse seca, dor no nariz e na cabeça, catarro dentro do nariz e na garganta, olho irritado, boca e nariz secos, dentre outros. Com essas particularidades, nossos PS´s estão lotados de pacientes para tratar e isso é comum nessa época do ano.

A hidratação é essencial. Tomar água, promover a lavagem nasal com soro fisiológico, umidificação do ambiente ( com toalha molhada, bacia de água, umidificadores) são essenciais para trazer o alívio devido a secura.
Além da hidratação, o uso de medicamentos auxilia no alívio dos sintomas, mas nesse caso  há a necessidade de avaliação médica para se determinar qual remédio será utilizado (  antibioticos, antiinflamatorios, xaropes e muito mais podem ser prescritos), dependendo de cada caso.

Uma boa dica para os Pacientes " Rinite Alérgica" de plantão é: cuidar e controlar sempre sua rinite com visitas regulares ao Otorrino. Se ela estiver bem controlada a chance de você piorar nessas épocas do ano é menor, portanto previna-se antes ( vale como dica para 2013).

E hidrate-se!!!