quarta-feira, 5 de junho de 2013

O que está acontecendo???????????

Estamos em pleno século XXI, a nova era iniciou para os esotéricos. Uma nova consciência na humanidade irá emergir, é o que dizem. Mas esse renascimento do nível espiritual irá surgir das cinzas nas quais nos encontramos?
Deixei os temas médicos de lado hoje para discutir um pouco sobre o ser humano . O que está acontecendo? Alguém tem alguma explicação para o mundo bárbaro de hoje? Pessoas são mortas, violadas, muitas vezes de modo violento a troco de nada. Todos estão individualizados, trancados em seu mundo particular de smartphones e tablets, lançando olhares críticos e textos maldosos pela internet atacando a esmo!Julgando,julgando,julgando...
Recentemente li um texto de um  crítico de cinema, Pablo Villaça ( o texto inteiro pode ser lido aqui ) na qual ele disserta sobre o papel do crítico, mais especificamente de cinema, e sua extinção com hostilidade por pseudo intelectuais com poder de expressão que afloram nos dias de hoje pela internet. A falta de cultura e intolerância de uma maneira geral, respingam na sétima arte, assim como em qualquer atividade cotidiana. Em sua análise, Pablo Villaça ressalta que o desejo de informações de um modo cada vez mais acelerado faz com que surja uma certa violência em indivíduos que não atingem as suas expectativas em
relação às suas emoções, gerando um sentimento de desprezo e falta de amor  com outras pessoas que tem gabarito para gerar opiniões.Expandindo essa idéia conseguimos vislumbrar o que acontece fora da análise crítica da sétima arte.
Contradições sempre vão existir. Ninguém tem que aceitar tudo o que é dito por aí, mas a falta de cultura e embasamento para argumentar leva à violência, e ela impera nos dias de hoje.
Todos os dias somos bombardeados por notícias terríveis de mortes violentas, assassinatos, latrocínios. As pessoas perderam o sentido da razão, perderam o respeito e o amor pelo outro ser humano. Isso reflete tanto nos comentários maldosos a críticos de cinema, como em profissionais da saúde assassinados por imolação.Não se respeita mais nada e ninguém. Todos são donos da razão , mesmo que  de maneira incorreta.Todos criticam, julgam..E onde está o amor? Onde está a expansão da consciência e a espiritualidade da humanidade? Onde está o sentimento de fraternidade que se perdeu? Será que a ganância fala mais alto? A necessidade de poder e dinheiro anda junto com a falta de bom senso e muitas vezes a violência. E digo mais, isso é uma bola de neve.Quanto mais a violência precedida da ganância imperar, mais as pessoas se fecharão em seu mundinho, lançando olhares medrosos, críticos e receosos para tudo e todos, e eu não tiro a razão disso! Como não há freio, a resposta só pode ser essa e é por isso que todos estamos assim..sem amor..Como amar um bandido que atea fogo em um dentista em seu próprio consultório? Como amar um político que torra 2 milhões de reais para uma entidade futebolística levar sua seleção nacional para treinar em uma determinada capital??É uma sequência de eventos...

Tá bom, tá bom..a essa altura esse texto serviu de desabafo, tal qual o do crítico de cinema citado anteriormente. Uma pequena auto terapia. Talvez você também não leia até aqui, já que o que se procura nesse site são informações médicas.Talvez você nem leia esse post. Tudo bem..eu entendo. Mas quando você estiver fazendo suas buscas sobre "a carne esponjosa" pense um pouco em como você atua no mundo a sua volta. Se cada um de nós fizer a sua parte, sair do invólucro que nos cerca, buscar por algo melhor com amor, menos ganância e futilidade, pode ser que o mundo fique um pouco melhor e quem sabe pode-se atingir o nível de consciência e a espiritualidade supracitadas e também o que tanto anseamos:  a felicidade.

terça-feira, 4 de junho de 2013

O mito da vacina da gripe

Muitos pacientes me perguntam sobre a vacinação para a gripe e grande parte deles afirma ter ficado gripado após ter sido vacinado, o que gera um sentimento de ineficácia perante o método em vigência.

Mas afinal, vale a pena ser vacinado?

Segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra gripe é composta por três tipos de vírus influenza (2 vírus influenza tipo A e 1 tipo B) e esta composição é atualizada a cada ano com base nos dados de vigilância epidemiológica da gripe (dados laboratoriais e clínicos) fornecidos por uma rede mundial de Centros de Vigilância da Gripe, inclusive com informações coletadas no Brasil, o que a torna adequada para o nosso país. Logo, ela não previne TODAS as formas de gripe, já que está baseada nesses três tipos.

A importância da vacinação está justamente nesses 3 tipos, que são os mais complicados e com maiores riscos à poupulação, principalmente idosos, crianças e imunodeficientes. Tomando a vacina, você ficará imune por um período de 12 meses a esses tipos específicos de gripe ( incluindo aí a temível H1N1 ou tipo A) mas não impede que você possa ter outras formas de gripe, menos agressivas e mais comuns. Logo não tem nada a ver o fato de você ter ficado gripado, mesmo tomando a vacina. Pelo menos não foi a forma mais agressiva, não é? A vacinação não impede você de ficar gripado, mas sim impede você de contrair os tipos mais virulentos já citados acima.

"Mas eu fiquei gripado logo depois que tomei a vacina"?

Efeitos colaterais ela também pode dar, e algumas pessoas confundem isso como " estar gripado". São sintomas gripais leves que geralmente desaparecem após 24 horas da vacinação, logo ela NÃO INDUZ A GRIPE.

Outra idéia errada é que ela fortalece o corpo para, quando o indivíduo pegar uma gripe,esta ser mais amena. Isso não ocorre, pois não é esse o objetivo da vacinação. O intuito é o indivíduo não adoecer, em relação ao influenza A e B. Contra eles, estará imune, porém contra outros vírus que provocam a doença, não.

Logo, respondendo a pergunta inicial: vale a pena sim, ser vacinado. Assim você estará protegido das formas mais agressivas de gripe, provocadas pelos vírus Influenza A e B, mas não impede que você possa ficar gripado por outros tipos de vírus, ok???