terça-feira, 4 de junho de 2013

O mito da vacina da gripe

Muitos pacientes me perguntam sobre a vacinação para a gripe e grande parte deles afirma ter ficado gripado após ter sido vacinado, o que gera um sentimento de ineficácia perante o método em vigência.

Mas afinal, vale a pena ser vacinado?

Segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra gripe é composta por três tipos de vírus influenza (2 vírus influenza tipo A e 1 tipo B) e esta composição é atualizada a cada ano com base nos dados de vigilância epidemiológica da gripe (dados laboratoriais e clínicos) fornecidos por uma rede mundial de Centros de Vigilância da Gripe, inclusive com informações coletadas no Brasil, o que a torna adequada para o nosso país. Logo, ela não previne TODAS as formas de gripe, já que está baseada nesses três tipos.

A importância da vacinação está justamente nesses 3 tipos, que são os mais complicados e com maiores riscos à poupulação, principalmente idosos, crianças e imunodeficientes. Tomando a vacina, você ficará imune por um período de 12 meses a esses tipos específicos de gripe ( incluindo aí a temível H1N1 ou tipo A) mas não impede que você possa ter outras formas de gripe, menos agressivas e mais comuns. Logo não tem nada a ver o fato de você ter ficado gripado, mesmo tomando a vacina. Pelo menos não foi a forma mais agressiva, não é? A vacinação não impede você de ficar gripado, mas sim impede você de contrair os tipos mais virulentos já citados acima.

"Mas eu fiquei gripado logo depois que tomei a vacina"?

Efeitos colaterais ela também pode dar, e algumas pessoas confundem isso como " estar gripado". São sintomas gripais leves que geralmente desaparecem após 24 horas da vacinação, logo ela NÃO INDUZ A GRIPE.

Outra idéia errada é que ela fortalece o corpo para, quando o indivíduo pegar uma gripe,esta ser mais amena. Isso não ocorre, pois não é esse o objetivo da vacinação. O intuito é o indivíduo não adoecer, em relação ao influenza A e B. Contra eles, estará imune, porém contra outros vírus que provocam a doença, não.

Logo, respondendo a pergunta inicial: vale a pena sim, ser vacinado. Assim você estará protegido das formas mais agressivas de gripe, provocadas pelos vírus Influenza A e B, mas não impede que você possa ficar gripado por outros tipos de vírus, ok???

Nenhum comentário: