terça-feira, 30 de abril de 2013

Ronco e Apnéia - Parte I : O que é isso??

Se você ronca ou tem o problema da apnéia, já deve ter lido sobre isso na internet, ou conversado com algum médico ou mesmo com  outras pessoas que sofram do mesmo problema. Logo é um assunto de amplo conhecimento de todos, porém o tratamento é controverso, devido ao fato das inúmeras possibilidades terapêuticas e várias causas para o problema. Nesse post vou tentar ser o mais claro possível sobre o que você deve fazer para resolver isso.

Em primeiro lugar, temos que diferenciar o Ronco simples e o Ronco com Apnéia, já que este último repercute no organismo do indivíduo de modo mais intenso.
A apnéia é a parada da respiração durante o sono por alguns segundos. Veja bem..se ocorre a parada da respiração durante o sono significa que o paciente que tem a apnéia não sente o problema, logo, não acorda. Quem refere a queixa de apnéia é quem está ao lado dele, Não confunda a apnéia com os engasgos noturnos ou sintomas semelhantes de falta de ar que podem ter outras causas ( dentre elas o refluxo). É muito comum o paciente achar que essa falta de ar noturna é a apnéia, mas não é. A apnéia é silenciosa, por isso é importante descobrí-la.

Se o paciente não refere a apnéia, ou mesmo se ele ronca, é necessário realizar o exame de Polissonografia, na qual o paciente será monitorizado durante o seu sono ( em locais específicos ou até mesmo domiciliar), identificando as apnéias, padrões de sono, oxigenação do sangue, dentre outros parâmetros que irão mostrar um mapa completo do indivíduo.

Ok..Ok..sabemos que a pessoa tem ronco e apnéia, por exemplo..como tratar??

A etiologia ( ou causa) é bem ampla, pois o problema às vezes pode ter várias causas ao mesmo tempo... Para simplificar, vamos dividir o problema em 2 :  locais e sistêmicas.

Locais:
O paciente pode roncar ou mesmo ter apnéia devido a fatores locais da via aérea superior.
Iniciando pelo Nariz, temos as obstruções nasais por diversos fatores ( rinites, desvio de septo, "carne esponjosa"), indo em direção a garganta temos as amígdalas grandes ( hipertrofiadas) , flacidez do céu da boca (palato), parede faríngea  e "campaínha" ( úvula), bucais, como línguas grandes, queixos retraidos ( chamado de retognatia ou o queixo do Noel Rosa) e descendo para a parte inferior da garganta, os problemas locais de epiglote, refluxo e excesso de gordura cervical. Logo, se você ronca, é preciso avaliar todas essas regiões!! E como fazer isso? Avaliação clínica em consultório já identifica vários deles ( uma simples olhada no paciente dá pra saber se ele tem retognatia, excesso de gordura cervical, por exemplo) e posteriormente exames subsidiários como a Nasofibrolaringoscopia, exames radiográficos ( TC, cefalometria)

Sistêmicos:
As causas sistêmicas englobam o sedentarismo e o excesso de peso.
Quando um indivíduo está acima do peso e isso interfere em sua saúde, deve-se avaliar todo o padrão metabólico do mesmo para se instituir um tratamento na qual  surta efeito na redução de alguns quilos. Não se pode deixar de lado o aspecto hormonal, que pode ditar toda uma propensão ao excesso de peso e uma avaliação da glândula tiróidea é necessária.
Perder peso também engloba atividade física e para  iniciar essa etapa é preciso uma avaliação cardio respiratória prévia, principalmente nos indivíduos com apnéia.
Atividade física..Sair do sedentarismo..Um fator importante para se tratar o Ronco e a Apnéia. O exercício físico aumenta o tônus muscular ( o grau de força, poderiamos dizer, das fibras musculares... ) além de auxiliar no emagrecimento.


Com tudo isso em mente, auxiliado pelos exames subsidiários, o médico vai instituir um tratamento...

Mas o tratamento para isso é um tema para oooooutro post!
Você pode ler sobre ele, clicando aqui )

Fiquem ligados!!


Um comentário:

Dra Lilian Giannasi disse...

O dentista devidamente capacitado em Odontolgia na Medicina do Sono tem um importante papel no tratamento desta doença.
Através do uso do aparelho intra-oral específico para o tratamento do ronco e apnéia do sono, o dentista pode prevenir a instalacão de doenças e contribuir para a melhora da qualidade de vida do portador dos distúrbios respiratórios do sono.