quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Dor de Ouvido: o que fazer?????


O ano de 2014 começou  e tenho atendido uma enxurrada de pacientes com dor de ouvido. A demanda foi tão grande que vou abrir novamente um post aqui para explicar sobre esse probleminha tão chato...o que fazer quando se está com dor de ouvido???

Basicamente, antes da gente começar a explicar o que fazer e coisas do tipo, vamos a uma breve, mas necessária, explicação sobre anatomia. Vamos lá:

O ouvido é dividido, de uma maneira geral, em 3 partes: externo, médio e interno. Saber essa divisão é importante para se tratar uma dor de ouvido.

1) Ouvido externo: formado pela orelha, conduto auditivo externo ( o canalzinho que vai até o tímpano) e  membrana timpânica
2) Ouvido médio: formado pelos três menores ossinhos do corpo ( martelo, bigorna,estribo), cavidade do ouvido médio e abertura da tuba auditiva
3) Ouvido interno: formado por cóclea, labirinto, nervo auditivo e outras estruturas.

De modo bem básico é assim que se subdivide, ok?

Pois bem, quando se tem uma dor de ouvido, supõe-se que o problema seja do ouvido mesmo ( mais pra frente você vai ver que outras estruturas podem desencadear dores reflexas em um ouvido normalzinho) e se realmente for, a gente precisa saber em qual região é: externo ou médio ( os problemas do ouvido interno não causam dor, isoladamente), e isso é importante tanto para o tratamento, quanto para a prevenção. Portanto, a dor de ouvido é uma coisa mais complexa do que se parece.....

Agora vamos dividir novamente em 2 partes: dores de ouvido cuja causa é no ouvido  e dores de ouvido cuja causa NÃO é no ouvido:

1) Se a causa é no ouvido:
   Pode ser de origem externa ou média.

        Se for EXTERNA é aquela famosa Otite externa ( ou do nadador) em que a pele do conduto auditivo externo inflama ou infecciona, gerando: dor, entupimento ou secreção.  Isso acontece muito no verão, com o calor e a umidade ( por isso nessa época tem tanto!) e o tratamento geralmente é feito com aquelas gotinhas de pingar dentro do ouvido. Não se costuma usar antibiótico via oral para isso e pode-se usar antiinflamatórios e analgésicos para controlar a dor. Compressa morna ajuda. Logo, se você foi muito no mar, na piscina, usou muito cotonete ( pode iniciar uma infecção ) e começou a sentir dor de ouvido, sem outros problemas prévios, deve ser uma otite externa.

      Se for na parte MÉDIA é a famosa Otite Média ( e suas variações: supurada e secretora). Esse tipo de Otite também dói bastante e é decorrente de problemas de ventilação da cavidade média feita pelo nariz ( via tuba auditiva) e isso ocorre pós: gripes, Rinites, Sinusites, viagens de avião. A história normalmente vem acompanhada de queixas de nariz ou secreções nasais, que podem " subir" via tuba auditiva até o ouvido médio e inflamá-lo. O tratamento é feito somente com medicação via oral (a não ser que a otite média "vaze" ou supure, acrescentando as gotinhas tópicas) e o ouvido pode ficar tampado por alguns dias, mesmo cessando a dor.

2) Se a causa não é no ouvido:
    Muitos pacientes vão ao Otorrino com dor de ouvido e se surpreendem quando o mesmo os informa que os ouvidos estão normais...Mas como? A dor pode ser causada por outros problemas, dentre eles o mais comum é a Disfunção de ATM. Articulação Temporo-Mandibular é o nome sob a sigla e se refere a

articulação que encaixa a mandíbula no crânio, localizada bem na frente do ouvido. Quando ela inflama, pode jogar a dor ( geralmente em pontada) para dentro do ouvido. Esse problema acontece muito por bruxismo, stress, uso de headphone.
  O ouvido pode doer também por problemas da garganta, como aftas, inflamações e amigdalites, por pura dor reflexa!

 Então..entendeu como o negócio é complicadinho? Se você está com dor de ouvido não adianta.alguém tem que ver onde é o problema para poder tratar. Não fique pingando remédio sem saber que tipo de dor você tem.Vá ao médico, mas pode usar analgésico via oral e compressa quente para amenizar a dor até você checar com o doutor o que você tem, ok?

Abraços a todos!

Nenhum comentário: