segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ser pai é....

...Muito bom!! E te digo de coração... Mesmo você sendo médico ou não. Ser pai é muito mais que prover auxílio financeiro( em alguns casos). Ser pai é:

1) Trocar a fralda:
No começo é difícil, mas depois se pega o jeito. O nenê recém nascido parece frágil, chora algumas vezes, em outras te dá o batismo ( veja post anterior) e o arco, mas é necessário o pai trocar a fralda, pois além de estreitar o vínculo com o neném ele auxilia a exausta mãe, principalmente no primeiro mês do bebê.

2) colocar para arrotar:
Tarefa clássica do pai: a mãe dá o peito e entrega o neném para o pai, enquanto descansa o braço e relaxa.
Às vezes o nenê não arrota, mas a presença do mesmo é importante para aliviar a plenitude gástrica pós mamada ocasionada pela deglutição do ar.

3) dar banho:
Parece que não nascemos para isso.. Alguns de nós ( eu incluso) somos desajeitados, além de ter medo de machucar a criança. Uma dica: se você der um banho de imersão ( aquele que usa a banheirinha), não encha muito com água, senão ele vai boiar e você perderá o controle.

4) colocar para dormir:
Sim, você pode e deve.. Faz parte do já dito vínculo. É gostoso o nenê dormir em seus braços ( cuidado para não mal acostumar). Só não coloque para dormir logo depois da mamada, pois ocorre o risco da regurgitação.


Como você viu, isso é o básico. Uns fazem mais e outros menos, mas o inportante é deixar a machismo de lado e abraçar a idéia.

Nenhum comentário: