Dificilmente você vai ser um indivíduo que nunca vai ter uma dor de garganta..todos nós temos uma de vez em quando, com a mudança de clima, aquele ar condicionado, mas você pode eliminar a RECORRÊNCIA......
Esse palavrão indica dores repetidas..sabe quando TODA hora você fica com ela ruim? Sabe quando você não pode tomar o " gelado" que ela já "apita"? Isso tem saída...então vamos lá.
Esistem muitas teorias sobre as recorrências de dor de garganta e todo mundo dá um pitaco sobre o que pode ser ( lembra do gelado??), mas a questão é: onde, como e quando.
ONDE: Quando a garganta inflama, você precisa saber o que inflama, qual região da garganta que dá a dor. Por exemplo: você pode ter uma dor de garganta por uma faringite( localizada na faringe, atrás da " campainha") ou uma dor por amigdalite ( as famosas amígdalas, que dão dores mais laterais que podem refletir nos ouvidos) ou mesmo dores musculares cervicais que simulam a dor de garganta por si propria. Detalhe, a Laringite ( quando inflama a Laringe, parte onde ficam as cordas vocais) não costuma cursar com dor, mas sim com rouquidão, tosse e às vezes dor ao falar. Logo, a localização da dor ( aftas na garganta também podem doer) é importante para começar a investigar.
COMO: como a dor é..é em queimação, ardência, dói para engolir?? Se arde e queima, pode ter um componente de REfluxo do ácido do estômago ( aí é história para outro post), se vem acompanhada de febre e dor para engolir pode ser uma infecção e por aí vai.
QUANDO: quando ela dói? de manhã, à noite? Depois se comer? no frio?? Se dói pela manhã pode indicar respiração bucal e nariz entupido; e por aí vai também.
Partindo desse pressuposto, uma dor de garganta frequente que ataca várias vezes tem que ser analisada de forma completa pelo Otorrino com avaliação clinica e exames subsidiários. Aí ele vai identificar causas possíveis de recorrência, como respiração bucal ( Rinites, desvios de septo " carnes esponjosas no nariz"), componentes de refluxo ácido, deficiência imunológica e outros fatores predisponentes.Em alguns casos, a investigação acusa problema crônico ( ou antigo) nas amigdalas e a cirurgia para a extração delas é indicada ( sim, ainda se realiza), mas tudo é questão de se averiguar..cada caso é um caso.
Portanto , não pense que se você tratar, operar e fizer tudo certinho, nunca mais ela irá inflamar..ela irá sim, mas não na frequência de antes do tratamento. Procure um Otorrino.
Ah.. e o gelado é tema para outro post..fique ligado!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário