Você já ouviu falar dele ( ou ouviu dizer do " Desvio Séptico"), e ele é uma figura carimbada nos consultórios dos Otorrinos. O Desvio de Septo..Tcharaamm...
O nariz possui uma estrutura, parte cartilaginosa, parte óssea, denominada Septo nasal. Aí entra a visão artística. No desenho aí do lado, você vê um nariz de frente e , como se tivéssemos retirado o nariz visível, vemos o que sobrou, o septo nasal separando a cavidade nasal em 2 partes, com os cornetos nasais de cada lado. Nesse desenho, o septo nasal está representado artisticamente como uma estrutura reta, mas não é assim ( difícil algo na natureza completamente reto, não?)
Normalmente o que vemos é o desvio septal, quando a parte cartilaginosa e/ou a óssea apresentam-se tortuosos ( não estão no " prumo", certo?). Isso se dá por crescimento facial alterado na infância e adolescência devido a respiração bucal ( olha a Carne esponjosa aí..tudo leva a ela!), o que faz com que o ar turbilhone na boca, levando ao pálato ogival e consequente desvio septal, como podemos ver na figura 2 aí do lado.
Como resolvê-lo..?? Cirurgia, meu amigo..mas calma lá!
Nem todo desvio de septo é cirúrgico....!! Você tem que ter a certeza que ele é o responsável pelo problema do entupimento.Tem gente por aí que tem desvio de septo e respira bem..tudo depende da dinâmica do fluxo de ar, e isso só um otorrino vai te dizer, portanto..Procure um Otorrino!
Nenhum comentário:
Postar um comentário