quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Respostas em relação aos comentários sobre a cirurgia da carne esponjosa

Li todos os comentários postados em relação a esse post ( que pode ser lido aqui), na qual algumas pessoas estão com dúvidas sobre os procedimentos. Como infelizmente pelo site eu não consegui comentar cada um pessoalmente a cada indivíduo, eu vou expor aqui as dúvidas e darei as respostas.

1) Dor no nariz perto do olho tendo operado o mesmo há 8 meses:
          Olha, nesse caso fica difícil avaliar o que ocorre, porém, pela localização dos sintomas relatados, a paciente pode ter desenvolvido algum tipo de sinusite crônica. A avaliação desse caso deve ser feita através do exame pelo Otorrino e , se necessário, solicitação de Tomografia Computadorizada de seios da face e Nasofibroscopia para um completo panorama do caso, a fim de se instituir o tratamento. Logo, procure o Otorrino e faça uma consulta.

2) Cirurgias e preços:
   Gente, fica antiético eu dar valores de cirurgias pela internet. Não é  de meu feitio isso, já que cada médico cobra um valor dependendo da situação. Infelizmente até o presente momento, não realizo cirurgias pelo SUS

3) Filha de 13 anos com a Carne:
   O fato de uma pessoa respirar pela boca, babar e roncar não necessariamente implica no fato que ela tenha carne esponjosa. A rinite, por exemplo, dá esse tipo de problema. Logo, precisa ser avaliada a possibilidade ou não de ter, mas pela idade, provavelmente não, já que a Adenóide atrofia com a puberdade, mas como diz o velho preceito médico: " na medicina quanto no amor, nem nunca..nem sempre,...". Em relação ao pós operatório, depende muito da cirurgia realizada, da tecnica feita e do problema da pessoa. Logo, a questão abre muito se a gente for explicar se o nariz pode ficar inchado nesse momento.

4) Carne esponjosa, desvio de septo ou adenoide?
  Já comentei várias vezes por aqui ( basta ler as postagens antigas) sobre as diferenças entre eles sabendo que costumam dar os mesmos sintomas. A definição da cirurgia ou não vai depender da intensidade do problema, de qual é o problema e da falha em um possível tratamento clínico

5) A  Escova progressiva e a Rinite
  O contato com produtos químicos pode gerar um processo inflamatório no nariz ( daí o aspecto rosado) e iniciar uma série de sintomas característicos da Rinite. O tratamento é longo, o paciente tem que ter paciência, e o contato com esses produtos químicos deve ser evitado. O ronco pode aparecer às custas da Rinite, também, pois a mesma provoca um inchaço dos cornetos nasais, estruturas que temos dentro do nariz, que obstruem a passagem de ar quando edemaciadas, levando a respiração bucal e portanto, o ronco.

6) Sangramentos no pós operatório:
 Quaquer tipo de sangramento em pós operatórios nasais deve ser comunicado ao otorrino cirurgião para as devidas orientações. Cada caso é um caso. Se o seu nariz sangrar muito no pós operatório de uma cirurgia nasal, na qual enche uma toalha de uma só vez como hemorragia, vá até o hospital na qual você foi operado e peça para comunicar seu médico.

 

2 comentários:

Unknown disse...

Dotorrino,

Fiz uma cirurgia de septoplastia por vídeo, turbinectomia. Já to com 2 meses pós operatório e ainda estou lavando o nariz com soro fisiológico pois o medico disse que ainda não esta completamente cicatrizado. Mais em um lado da narina eu sinto que quando eu respiro forte fica alguma coisa balançando, como se tivesse alguma carne meio que solta dentro do nariz. Não quero passar pelo mesmo procedimento outra vez. Pode ter ocorrido algum erro?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Provavelmente não.. deve ser uma pequena casca ou crosta restante. Seria bom passar no Otorrino para checar.