quarta-feira, 3 de abril de 2013

Um pouco mais sobre esse Desvio....

Muitas vezes atendo pacientes, alguns até assombrados, com laudos de exames detectando Desvio septal. Mas isso realmente é importante??

Frequentemente confundido com a Carne esponjosa ( que você pode ler sobre aqui e aqui ), o desvio de septo também pode gerar nariz entupido mas não é sinônimo de problemas.

Já falei sobre ele ( em um post que pode ser lido aqui ), mas ainda gera controvérsias. A sua presença dentro do seu nariz não é indicativo de que você tenha que operá-lo, por exemplo, sendo a esta a única solução se ele acarreta algum inconveniente. E quando saber se ele é cirúrgico ?

Primeiro deve-se procurar compreender o porque do seu aparecimento. Muitos septos tortuosos são consequência de má respiração nasal na infância, isto é, uma criança que respira mal pelo nariz durante seu crescimento adquire um septo nasal desviado na idade adulta.O fator que causou essa má respiração por toda a vida deve ser detectado, pois ele pode ser o ator principal na história e não o desvio septal. Por outro lado, pacientes podem ter septos tortos por pancadas ou traumas sofridos no nariz.

A opção da cirurgia vai se basear:

1) No grau de incômodo sofrido pelo paciente:

Se a obstrução nasal for grande e o septo tiver "culpa no cartório" ( e o que vai dizer isso são os exames e a consulta com o Otorrino), a cirurgia é proposta. Um sintoma de nariz entupido aliado a um desvio septal considerável é indicativo.

2) Se o desvio for muito grande:

Desvios obstrutivos podem fechar toda a cavidade nasal aí necessitando correção. Esses casos podem aparecer secundários a traumas ou mesmo ao crescimento da face na infância e adolescência.

Sempre lembrando, que a cirurgia do septo nasal não interfere com a parte estética do nariz. Ela é toda por dentro da cavidade nasal e não é feito nenhum corte por fora.

Espero que tenha ajudado v
Até breve!
ocês e qualquer dúvida,faça um comentário

Um comentário:

Yaraguim disse...

muito interessante,achava mesmo que a cirurgia precisa de abrir todo o nariz por fora,ótimo post..