terça-feira, 9 de abril de 2013

Admirável..mundo antigo!

Hoje em dia  a incidência de agravos à saúde tem aumentado em larga escala. E não são só coisas complexas que foram melhor diagnosticadas. Os fatos mais simples também estão mais presentes. Mas porque? As pessoas estão ficando mais doentes ou o acesso a informação nos traz dados mais volumosos sobre a nossa saúde?

Tome como exemplo a questão do Refluxo.
O Refluxo é o retorno do conteúdo ácido, saindo pelo estômago e atingindo estruturas como esôfago e a laringe. Hoje em dia esse problema é muito comum, mas antigamente ele era tão prevalente assim?
Todo mundo sabe que a medicina evoluiu muito nesses últimos anos.As doenças estão cada vez mais precocemente diagnosticadas com métodos cada vez mais tecnológicos de investigação  e os tratamentos atingiram patamares de modernidade tanto na modalidade clínica quanto na cirúrgica. Isso é um fator importante para se dizer sobre o aumento do número de pacientes com uma determinada doença, como o Refluxo.

Por outro lado, a evolução da tecnologia e a rapidez do mundo atual faz com que as pessoas adoeçam mais, em relação aos tempos passados. Voltando ao Refluxo, por exemplo. Ele é diretamente relacionado a
hábitos alimentares e modo de vida. Se você não costuma se alimentar de modo saudável ( como por exemplo o uso excessivo de derivados de cafeína ou o hábito de se alimentar muito tarde na noite) você pode estar propenso a ter problemas desse tipo, sem contar os fatores emocionais, como o stress, que podem desencadear um aumento da acidez estomacal e com isso acelerar a sintomatologia local. Ora bolas ( termo antigo, hein?), obviamente o mundo moderno nos traz hábitos desfavoráveis e os mesmos desencadeiam doenças..Isso os sábios chineses já sabiam!
Na China Antiga, a medicina tradicional já pregava que a alimentação adequada e os hábitos saudáveis de vida ( como as práticas esportivas) traziam benefícios à saúde pela teoria energética da Acupuntura que pregava um correto fluxo de Ch'i ( a energia) através da prevenção e vida regrada. Quando isso não era alcançado, lançava-se mão do tratamento propriamente dito, a Acupuntura.

Soa um tanto paradoxal, não?

Imagine só: em pleno século XXI, a medicina ocidental moderna, com seu amplo leque tecnológico diagnóstico e terapêutico,chega a um ponto em que começa a pregar a prevenção e a mudança de hábitos de vida como saída para o alto indice de doenças , assim como os antigos chineses, por exemplo, faziam há milênios! Isso mostra que na área da saúde a coisa é mais embaixo...

Não adianta um robô realizar uma cirurgia complexa que foi diagnosticada por uma microcápsula ingerida
previamente na qual, com uma microcâmera acoplada fez o diagnóstico preciso de uma doença em estágio inicial, se... o paciente não cuidar da sua saúde emocional e física. Talvez se ele tivesse realizado isso, a tal doença nem teria acontecido!
Somos seres complexos e uniformes..sofremos interferência do meio em que vivemos e de nós mesmos..já contei aqui sobre a molécula da água ( você pode ler o post aqui ) e como existe o processo de interferência emocional na matéria física. Temos que mudar..e muito!

A medicina Ocidental chegou em um ponto em que a tecnologia não conseguirá baixar os índices de agravos à saúde..Você sabe porque? Porque as pessoas estão cada vez mais isoladas, consumistas, gananciosas e sem amor..E isso volta para elas mesmas sob a forma de doenças ( a Medicina Oriental explica!). É claro que o robô cirurgião é excelente ( algumas vezes será necessário isso), mas às vezes a solução está nas coisas mais simples..Pense nisso..Se você está estressado, passeie com seu filho, faça algo que te divirta, siga um hobby, trate bem os outros, seja cordial.....você irá adoecer menos!


E se você precisar de algo mais..o robô estará lá!

Nenhum comentário: