quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Tempo seco e o Otorrino

Todo mundo já sabe que estamos passando por uma fase de secura terrível. É só você abrir o jornal, ligar a TV ou o computador e esse é o assunto que impera ( inclusive nesse link da Folha de São Paulo a umidade do ar hoje foi mais baixa que a do Saara Oriental..). O que fazer então com os problemas que surgem no nosso nariz ou garganta?

Basicamente as queixas nessa época do ano são clássicas, variando de maior ou menor intensidade. Grande parte da população exposta a essa secura relata obstrução nasal, irritação na garganta, tosse seca, dor no nariz e na cabeça, catarro dentro do nariz e na garganta, olho irritado, boca e nariz secos, dentre outros. Com essas particularidades, nossos PS´s estão lotados de pacientes para tratar e isso é comum nessa época do ano.

A hidratação é essencial. Tomar água, promover a lavagem nasal com soro fisiológico, umidificação do ambiente ( com toalha molhada, bacia de água, umidificadores) são essenciais para trazer o alívio devido a secura.
Além da hidratação, o uso de medicamentos auxilia no alívio dos sintomas, mas nesse caso  há a necessidade de avaliação médica para se determinar qual remédio será utilizado (  antibioticos, antiinflamatorios, xaropes e muito mais podem ser prescritos), dependendo de cada caso.

Uma boa dica para os Pacientes " Rinite Alérgica" de plantão é: cuidar e controlar sempre sua rinite com visitas regulares ao Otorrino. Se ela estiver bem controlada a chance de você piorar nessas épocas do ano é menor, portanto previna-se antes ( vale como dica para 2013).

E hidrate-se!!!

2 comentários:

Paulo disse...

Bom dia, dr.
Moro em Fortaleza, uma cidade que não costuma ter umidade do ar preocupante. Sendo que no ano passado, por uns dois meses, o clima se agravou. Coincidiu com a época que comecei a fazer um curso numa faculdade, e desde então tenho problemas na garganta com frequência. Eu não era assim.
Tenho episódios de ardência na garganta, secura na mesma e catarro verde. Acordo várias vezes de madrugada por necessidade de escarrar , o que atrapalha meu sono e diminui meu rendimento.

Na primeira vez que procurei um médico, ele mal olhou minha garganta e foi receitado amoxicilina. Em alguns dias foi resolvido. Há uns 2 meses fiquei resfriado, e há 1 semana estou com o mesmo problema de ardência na faringe e catarro verde que na época foi curado com amoxicilina.

Eu gostaria de orientação sobre como identificar a causa. Se é o clima da cidade, se é o ar-condicionado na sala do curso onde fico por 4h de segunda a sexta, se é o mofo na sala ou se tenho uma bactéria adormecida que reaparece de tempos em tempos.
A sala não tem janela, é totalmente fechada e tem um leve cheiro de mofo.

Se puder comenar alguma coisa, agradeço.

Paulo disse...

Sou eu novamente.
Fui muito mal atendido no posto de saúde e vou tomar loratadina por conta própria. Se não funcionar, apelo a um antibiótico qualquer.
Vejo que não se pode contar com médicos no Brasil. Só causam decepção e tristeza.
A não ser que eu fosse muito endinheirado.