terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Entendendo as Otites

Nessa época de calor, é muito comum a ocorrência da famosa Otite, que é a inflamação e ou infecção do ouvido.
O diagnóstico da Otite depende muito da localização inicial do problema, logo vamos dividir em 2 partes:

1) problemas no ouvido externo:
Os processos inflamatórios que acometem o ouvido externo são chamados de Otites externas. Tais otites são muito comuns em épocas de calor e são decorrentes de umidade e trauma local na região do conduto auditivo externo, isto é, o "canalzinho" que leva até o tímpano. O tratamento em grande parte das vezes é local ou tópico, e o médico receitará gotas para pingar, associadas ou não com medicação via oral dependendo da gravidade e intensidade dos sintomas. A história mais comum associada a ela é a ocorrencia de dor de ouvido pós praia ou piscinas.


2) Problemas no ouvido médio:
A região do Ouvido médio é aquela localizada atrás da membrana timpânica, envolvendo uma pequena cavidade que se abre no fundo do nariz através de um canal denominado de tuba auditiva. Logo, a origem das chamadas Otites Médias pode ter relação com o nariz do indivíduo e decorrente de gripes, resfriados, rinites e sinusites prévias, em grande parte das vezes. Existem vários tipos de Otites Médias, como a Serosa (quando há acumulo de líquido no ouvido médio), Supurada ( quando há rompimento do tímpano e extravasamento de pus ou secreções até o ouvido externo), Crônica ( quando há a persistência da perfuração timpânica e infecção prolongada que pode atingir o osso adjacente, denominado mastóide) e a Colesteatomatosa ( essa vai merecer um futuro post devido ao fato de sua origem ser mais complexa e depender do aspecto constitucional do indivíduo).
O tratamento na maioria das vezes é com antibioticoterapia via oral, sendo indicado a cirurgia nos casos mais crônicos ou gotas nas supuradas.


Logo, se você está com dor de ouvido, o diagnóstico vai variar de acordo com a região do ouvido acometida e assim, o tratamento e o prognóstico também.
Então antes de pingar Azeite, Alcool ou até Urina no ouvido ( acreditem eu já vi isso...!) , procure um médico.


2 comentários:

Unknown disse...

Olar Dr.. Meus ouvidos sofrem grave mente de uns estalos estranhos, uma sensação de entupimento .. Quanto eles estala eu não ouço normalmente ai tenho q ficar tapando os nariz e fazer força para q os ouvidos volte ao normal ou fechar e abrir as amígdalas.. Não sinto dores, esse problema apareceu apos eu fazer uma viajem para Minas Gerais.. Doutor sera q vc pode me indicar um remedio ? Ou pode me explicar o que talvez pode ser ??

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Indicar remédio fica difícil sem te avaliar.
Pode ser uma disfunção tubária.
Marque uma consulta com otorrinolaringologista
Abraços