quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O "causo" do Caseum

Quantas vezes nos deparamos com os famosos caseums?? Mas que raio de negócio é esse?

Algumas pessoas percebem que no fundo de suas gargantas existem placas brancas, com a consistência de uma pipoca, que "encravam" em certas regiões gerando desconforto, mau hálito, mas sem dor. Essas bolinhas brancas são chamadas de caseum.


Para entender o caseum, precisamos entender um pouco da anatomia da garganta. Em nossa garganta temos as amigdalas, que são aquelas duas bolinhas laterais à "campaínha" ou úvula. As amígdalas são um tecido linfóide com a função original de proteção contra agentes externos.

As amígdalas não são " bolinhas" lisas, e sim bem irregulares, algumas com buracos um tanto quanto grandes que são aberturas para as criptas, um verdadeiro labirinto de micro tuneis que forma a amigdala por dentro. Pelo fato desses buracos serem um pouco maior que o normal em alguns indivíduos, os restos alimentares ali se depositam e com o tempo extravasam sob a forma de Caseum, gerando os tais sintomas citados anteriormente.

É muito comum no consultório do Otorrino os pacientes com Amigdalites Caseosas ( como são chamadas) virem em busca de solução definitiva para o problema ou até mesmo auxílio na remoção de alguns mais difíceis de tirar.

E a solução, qual é? Definitiva é a cirurgia das amigdalas, a amigdalectomia, pois aí o local onde os restos alimentares encaixam não vai existir mais. Porém, em pacientes que não queiram ou não possam operar, indica-se gargarejos com antissépticos bucais diluidos, sempre depois de se alimentar.
Logo se você quiser se ver livre disso para sempre, só operando as amigdalas mesmo e a respeito dessa cirurgia, em breve postarei em um novo tópico.

83 comentários:

Yaraguim disse...

olá doutor,acho muito interessante seu blog pq esclarece muitas dúvidas desta região tão complexa,agora o estou seguindo para não perder nenhum artigo,meu filho tem rinite e faço tratamento com ele a seis meses direto com nasonex e singulair mastigavel que passou a dar ótimos resultados para o desinchaço das adenóides e amígdalas,gostaria que me informasse se criança na idade de quatro anos poderia usar algum antisséptico para bochecho,pq percebo que o halito dele é forte,ele gosta de escovar o dente,não sei pq tem o cheiro que o deixa incomodado tb,
agradeço,yara

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Yara!
Obrigado por seguir nosso site.
O uso de antisséptico bucal em crianças deve ser usado com cautela. Se o seu filho tem mau hálito vale a pena checar a respiração pelo nariz, o tamanho das amígdalas, a escovação e higiene bucal, os alimentos ingeridos e os longos períodos de jejum e o refluxo do conteudo ácido. Nem no adulto o uso do antisséptico bucal garante o sucesso na luta contra o mau hálito.
Abraços

Anônimo disse...

E

Anônimo disse...

Infelizmente sou obrigada a desacordar com as informações lidas. O Caseum não tem cura pq simplesmente não e doença. Sofria com isso por MT tempo,tenho 17 anos já fui no otorrino e nada,em um outro especialista e ngm soube dizer. Depois de muitas orações me livreiro disso.Deus me mostrou a causa e me deu a sabedoria para interpretar o pq e como agir. Não e cirurgia nem exatamente gargarejos. A resposta e mt simples,basta VC não se der pira vencido que um dia Deus mostrará a todos,como ele mostrou a mim.

Anônimo disse...

Oi ,gostaria de saber se eh possivel ter casseo sem apresentar mau halito. Preservo bem minha saude bucal, nao dou bobeira, passo fio dental,limpo com cuidado e com cotonete as amigdalas, porem as vezes aparece a massinha branca fetida, mas nao eh com frequencia q essa macinha aparece, demora bastante pra aparecer.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Que bom!
O que importa é tudo dar certo no fim, não é? Boa sorte! Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

Sim, nem sempre o caseum gera odores, mas mesmo assim ele incomoda, não é?

Anônimo disse...

Olá

Anônimo disse...

Olá,Dotor gostaria de fazer 2pergunta a primeira gual das duas cirurgia e melhor para não aparecer esse caeum mais. A lazer ou a comum. A segunda pergunta depois da cirurgia não aparece esses caeum mais com certeza pois lê que mesmo fazendo a cirurgia elas voltam E verdade??desde já agradeço um abraço. Que Deus te abençoe.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Como você leu no texto, o caseum aparece nas amigdalas e quando você as opera, por inteiro, não tem como formar de novo. Em relação ao laser, tanto faz. Não há muita diferença sobre isso. Leia mais sobre isso no site
Abraços

Anônimo disse...

Bom dia Dotor. Gostaria de saber se o senhor faz essa cirurgia das amígdala

Lilian disse...

Boa noite. Sofro com esse problema. Mas um médico uma vez me disse, com a mesma especialidade que a sua Dr., que o caseum é decorrente da rinite, e não de alimentos. E outros médicos dissem que é apenas alimentos. No meu caso, nao havia percebido até mudar de cidade e devido ao clima, minha rinite esta sempre atacada, e foi aqui nesta cidade e comecei a perceber o caseum. Até então nao tinha tanto.

Dr Leonardo Aluizio disse...

A hipótese mais provavel é a origem alimentar, porém pode ter relação com a Rinite sim, mas não exclusivamente dela.

Anônimo disse...

Bom dia Doutor, meu nome é Leandro, e meu problema é que eu sofro com isso, porem já detectei que o mesmo não fica e sai das amidalas e sim entre o nariz e a boca, sendo muito mais difícil a retirada e imposível de visualizar, o senhor pode me orientar para melhorar isso ou retirar o caseum.
Obrigado.

Anônimo disse...

Boa tarde doutor, no meu caso essas coisinhas brancas eu tenho a sensação que sai do céu da boca tipo em cima do sininho dangargantabe nao dos lados, isso é possível?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ola Dr. hoje sofri disso, minhas amígdalas estavam muito inchada a dias, estava doendo e não conseguia comer, pensei que poderia estar gripada, mas por curiosidade resolvi olhar e vi essas bolinhas, ele saiu igual cravo pois estava muito profundo. Fui passando o cotonete ate sair tudo. É anormal os buracos serem tão grandes assim?

Anônimo disse...

Olá Dr. Ja fiz tratamento numa clinica de Halitose e Periodontia, fiquei curada após um certo período o problema persistiu.Inclusive a baixa salivação. Eu continuo fazendo as higienes, e os cáseuns eu não consigo retirá-los. O Sr. me indicaria a cirurgia das retiradas das amigdalás, já que continuo fazendo a higienização e não obtenho resultado. Me ajude Por favor. e se existem um Hospital no Rio de Janeiro que seja especializado nessa cirurgia. abçs.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Nesses casos recomendo sim.
Não conheco hospitais ou serviços de Otorrino no RJ.
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

Não chega a ser um problema preocupante, não é anormal, mas pode incomodar mesmo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Dr. Existe alguma forma do Caseum não mais aparecer? No me caso, quando elimino uma bolinha dessas, no dias seguintes surge outra e assim por diante. Não me livro deles. Tem como evitar ou pelo menos diminuir a frequencia?

Obrigado!

Dr Leonardo Aluizio disse...

Gargarejos

Malu disse...

Boa tarde Doutor !
Meu filho a 23 anos atrás oproy as amigdalas e adenóides. Pra mim isso era fato, depous de 28 anos ele sentiu dores na garganta foi fazer uma consulta e a surpresa foi... o medico dizendo que eke estava com as amigdalas inflamadas. Ele questionou dizendo que não tinha maus, pois tinha opera a muito tempo, foi qdo o médico disse : as adenóides sim as amigdalas estão intactas.
Minha pergunta é : tem como operar e nascer novamente as amigdalas ?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!
Não.. Elas não crescem de novo

Unknown disse...

No começo do ano notei o aparecimento dos caseus em minha garganta , era um luta diária tirando e aparecendo , porém hoje não consigo achar mais caseos que gere o odor que estou apresentando , ate pela respiração noto que as pessoas estão sentindo ..
estou desesperado! =[

Dr Leonardo Aluizio disse...

Marque uma consulta com otorrinolaringologista para te orientar

Unknown disse...

É possível ter caseum após retirar as amígdalas?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Não..pois é lá que eles formam

Anônimo disse...

Dr, o caseum causa sensação de algo preso na garganta? Toda vez q engulo alguma coisa eu tenho a impressão de q ficou preso e n desceu. O caseum tem alguma relação com refluxo? Sempre q estou em crise , os caseuns saem :/

Unknown disse...

TENHO UMA FILHA DE 4 ANOS,E ELA PASSOU POR UMA AVALIAÇÃO COM A FONOAUDIÓLOGA NA ESCOLA, E A MESMA PEDIU PARA QUE EU PROCURASSE UM OTORRINO PARA LEVAR MINHA FILHA. ELA DISSE QUE AS AMÍGDALAS DELA SÃO MUITO MAIORES QUE O NORMAL. E VOCÊ OLHANDO DE BOCA ABERTA, QUASE NÃO SOBRE NEM UM ESPAÇO. ELA ESTÁ FICANDO ROUCA AGORA. ESTOU BEM PREOCUPADA. MARQUEI UMA CONSULTA COM O MÉDICO, MAIS ATÉ LÁ GOSTARIA DE UM PARECER.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Caro Riziero
Não é bom do ponto de vista ético dar parecer sem avaliar o paciente, ok?
Abs

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pode sim
Abs

luan feitosa disse...

Dr. Quando além do caseo sai uma secreção dura e com mau cheiro isso e mais uma indicação de cirurgia além do problema social que caseo provoca ?
E no caso das amigdalas grau 1, ela são inalperaveis ?
Ela tendo os problemas acima claro.

luan feitosa disse...

o senhor tem alguma rede social ou página no facebook para informações e etc... ?

Dr Leonardo Aluizio disse...

O fato de ser grau1 não significa necessariamente que é iniperável.
Não utilizo redes sociais para fins médicos, só o blog mesmo
Abs

luan feitosa disse...

é quanto a secreção ?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pode estar associada ao caseum ou com outros problemas, como Rinite ou Refluxo

luan feitosa disse...

pior que eu tenho uma renite bem forte em certas épocas e quando a poeira, também tenho um desvio de septo.

luan feitosa disse...

E um problema bem complexo, eu fico até meio constrangido de falar sobre isso tudo com o médico.

Ondina disse...

Bom dia. Eu fiz a cirurgia para retirada das amigdalas em outubro. Voltei p cnsulta pos operatória e o medico dsse k estou com faringite. E me passou medicação nao fiz. Mas ontem começou uma dor horrivel na garganta e decidi fazer a medicação. A pouco fui frente ao espelho e abri a boca e vi de novo os caseos colada a parede onde foi tirada a amigdala. Poderia m ajudar explicando o pk disso uma vez k ja n tnh amigdalas? Sera k vou precisar fazer outra cirurgia?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Um tanto quanto fora do comum sua história. Seria interessante dsr uma olhada para compreender melhor

gabriela disse...

Oi Dr, fiz a cirurgia a 6 dias atrás e ainda sinto muita dor (insuportável) na região da garganta e ouvido, só alivia quando tomo remédio , não consigo comer , sorvete e água doi pra engolir , o que posso fazer ? Obrigada

Unknown disse...

Oiii... Fiz a cirurgia de retirada das amígdalas dia 24/11/2015... Me sinto bem... Só tenho bastante tosse... É quando espirro dói muito... Isso é normal???

Outra dúvida... Se me sinto bem, posso comer o que eu quiser, antes do tempo indicado pelo otorrinolaringologista???

Unknown disse...

Oiii... Fiz a cirurgia de retirada das amígdalas dia 24/11/2015... Me sinto bem... Só tenho bastante tosse... É quando espirro dói muito... Isso é normal???

Outra dúvida... Se me sinto bem, posso comer o que eu quiser, antes do tempo indicado pelo otorrinolaringologista???

Unknown disse...

Oiii... Fiz a cirurgia de retirada das amígdalas dia 24/11/2015... Me sinto bem... Só tenho bastante tosse... É quando espirro dói muito... Isso é normal???

Outra dúvida... Se me sinto bem, posso comer o que eu quiser, antes do tempo indicado pelo otorrinolaringologista???

Érika disse...

Doutor tenho essas tal dessas bolinhas fedidas mas não é sempre as minhas agmídalas são muito no fundo e tenho a boca muito pequena não consigo ver nenhuma bolinha branca nelas porém estão vermelhas e inchadas acho q é pq está nascendo o meu siso porém a dias sinto um gosto ruim na garganta ao engolir a saliva o que pode ser?

lucas disse...

ola, meus caseus ficam muito no fundo da garganta, quase sempre vomito ao tentar retira-los. Gostaria de saber se o otorrino pode usar anestesia para retira-los? ou alguma maneira menos encomoda de remove-los.

Unknown disse...

Dr. Fiquei super assustado hoje ao me consultar outra vez com meu otorrino, finalmente ele me indicou a bendita cirurgia daí ele foi logo falando ( riscos: sangrament, alguma coisa relacionada a quebrar os dentes e risco de MORTE... MAS POR CONTA DA NESTEGIA GERAL... COM QUE FREQUÊNCIA ACONTECE ESAS MORTES? (PAPO PESADO)

Ondina disse...

Então Dr hoje voltei no medico pk nao aguento mais com essas bolinhas voltando mas dessa vez fui noutro medico. Assim k abri a boca e ele viu ele disse a pessoa que te fez a cirurgia nao retirou a amigdala toda cortou so uma parte. Logo vou precisar fazer outra cirurgia. Será isso possivel?

Unknown disse...

Gente pelo amor de deus me ajudem, tenho 14 anos, canto uso muito a voz, e ultimamente tenho tido dores na garganta com freqüência, hoje acordei e tinha essa bolinhas brancas, não consegui tirar, MH garganta ta doendo muito, mas do lado direito perto da campanha tem mais bolinhas brancas e ta doendo mais... Como eu acabo com isso?? Prfvr me diz que é só o período da gripe😓 não aguento mais , ta me dando muito enjôo

Ana disse...

Bom dia, a minha filha de 3anos e 2 meses, fez a cirurgia de Adenoamigdalectomia,hoje faz 6 dias e ela está apresentando febre( 38.1c), esta recusando a alimentação e até mesmo água, tive q fazer hidratação por via endovenosa no hospital, já estava ficando desidratada, os primeiros dias da cirurgia foi mais tranquilo, porém após o terceiro dia ela piorou, levei no otorrinolaringologista q fez a cirurgia e ele disse q a cicatrização está boa, e normal ela está apresentando esses sintomas?

Anônimo disse...

Fiz amigdalectomia e a pior fase é depois de 2 ou 3 dias. Fiquei com muitas dores durante 10 dias. Nem os analgésicos resolviam. Dói bastante.

Anônimo disse...

Fiz amigdalectomia, no entanto percebo alimentos se prenderem a minha garganta e permanece o odor. É possível estar com alguma parte das amígdalas ou outra parte da garganta reter os alimentos?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi eu to com isso uq devo fase procurar um medico?
Me ajuda a muito tempo tive ki fase uma cirurgia das amidalas mais n fui fase!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá DOUTOR. . Retirei as amigdalas a uns 10 anos atrás .. e a cerca de uns 2 anos os caseos voltaram apenas do lado esquerdo e eu sofro muito porque dói muito .. e dói no ouvido tbm, qndo tem muita essa secreção .. eu tiro com a escova qndo dá.. Já associei o aparecimento disso com algo que como .. mais não sei certo a relação de alimentos q posso come. Nem meu otorrinolaringologista conseguiu saber o que tá acontecendo.. visto q ele mesmo fez a cirurgia. O senhor sabe algo a respeito desse assunto?

Anônimo disse...

A doutor esqueci de escrever no meu comentário acima que meu nome é Eliani e eu tenho fotos pra mostrar como fica minha garganta ..

Anônimo disse...

Olá eliani estou com caseum e estou morrendo de medo de fazer a cirurgia... dizem ser horrível
Tem mesmo com volta os caseum pode me mandar foto? Você é de Sp? Preciso de um bom médico para cirurgia

Roseli disse...

Ola Dr, por favor,
é possível ter caseos e nao ver los? Por que estou na luta contra o mau halito, tenho feito a higiene bucal corretamente, inclusive elimando a saburra lingual duas vezes ao dia de forma mecanica. Feito gargarejos con bicarbonato, agua oxigenada. Mas infelizmente o problema ainda nao esta solucionado. O halito permanece agradavel apos a higienizacao por em media 1, 1/2h.
E na garganta sinto "algo" mas nao consigo expelir nenhuma bolinha, o maximo que sai é como uma saliva espessa de color branca neve, mas tem cheiro ruim
Situacao muito desconfortavel.
Sera que pode me ajudar?

Unknown disse...

Dr.tenho 18 anos,tenho amigdalite,quero fazer a cirurgia,mas toda vez que eu vou no médico ele passa antibiótico estou cansada disso o que o senhor me recomenda?

Unknown disse...

Dr.tenho 18 anos,tenho amigdalite,quero fazer a cirurgia,mas toda vez que eu vou no médico ele passa antibiótico estou cansada disso o que o senhor me recomenda?

Unknown disse...

Olá doutor , não sei bem oq é mais depois que eu me alimentei surgiu às bolinhas brancas e começo a dor na hora e já faz 6 dias assim retirei uma grande parte dessas bolinhas mais contínua doendo e as vezes aparece farelos dessas bolinhas . Poderia me dizer isso e uma solução ?

Luana disse...

Boa noite. Tenho 26 anos e fiz a cirurgia de amigdalectomia a 7 dias. Ainda nao consigo comer e ate pra tomar liquido doi muito. Sinto muita fome,meu estomago doi muito. Quanto tempo demora pra voltar a comer? E tem algum remedio para aliviar essa dor no estomago? Obg

Luana disse...

Boa noite. Tenho 26 anos e fiz a cirurgia de amigdalectomia a 7 dias. Ainda nao consigo comer e ate pra tomar liquido doi muito. Sinto muita fome,meu estomago doi muito. Quanto tempo demora pra voltar a comer? E tem algum remedio para aliviar essa dor no estomago? Obg

fernanda disse...

Oi doutor tenho essa bolas brancas,ja perdi falsos amigos emprego pir conta do mal halito mas graças vou fazer a cirurgia essa semana ai vou mim ver livre desse mal halito do cao..������

Anônimo disse...

Ha 7 meses que sofro cm isso :(

Unknown disse...

Doutor tenho 25 anos e tive meu primeiro episódio de causeum agora, estou tomando remédio que causa boca seca e me disseram que pode ser essa a causa.
Eu gostaria de saber se é normal doer ? Desde o dia que eu percebi que tinha algo errado tenho tido dores no ouvido e na garganta e dificuldade para engolir como se tivesse algo na garganta. Retirei um pouco não sei se tem mais e aliviou mas continua doendo

d disse...

Essas bolinhas fedidas podem ficar escondidas nas amídalas e o Paciente tenho mais não consegui visualizar

Unknown disse...

ola apareceu na minha garganta mas eu queria saber se isso pode so aparecer uma vez pq notei agora será que é algo cronico?

Unknown disse...

Olá Doutor,
No meu caso eu já não tenho mais amígdalas. Tirei quando tinha 5 anos.
Hoje tenho 23 anos e sofro muito com esses "caseum", eles fedem muitos.
E sempre quando espirro sempre sai 1 ou 2 bolinhas muito fedidas.
Já foi constato que tenho rinite. Sempre passo Avamys. Você teria alguma dica, de como posso "limpar" isso?? Qualquer sugestão será bem-vinda!! Obrigado. Carolina C.

Unknown disse...

Olá Fernanda, a cirurgia resolveu a questão do mau hálito ?

Anônimo disse...

Eu tinha amigdalite cronica caseoa com criptas. Eu só andava com a boca podre até que fiz os exames e soube do que se tratava. Como andava a vida inteira sendo excluída e me excluindo Resolvi operar. Foi a melhor coisa que fiz. Nos primeiros dias é um pouco incômodo. Depois com muito sorvete vem o alívio. Hoje tenho uma vida sociavel e não preciso viver mascando chiclete. O meu mau halito era tão terrível que tanto fazia escovar ou não a podridão estava lá. Aquelas bolinhas podres ficavam agarradas lá saia uma e ficava umas 100 era um inferno. Além de não poder falar eu não podia nem respirar que a catingabl tomava de conta. Foram mais de trinta anos nessa situacao deploravel. É muito importante tervum plano de saude e um medico esclarecido. pois de nada adianta termos tudo e nao sermos felizes. Pra mim foi o que resolveu.

Dágila disse...

Bom dia Dr. Leonardo

Apesar de nunca ter ouvido falar e apenas hj ter vindo pesquisar sobre o caseum, desde pequena sofro com isso, tenho 20 anos e apesar de ter uma boa higiene bucal isso sempre me incomodou bastante. Sempre sofri com sérias crises de garganda, em uma delas cheguei a peder 30 kl com 9 anos de idade.
Mesmo tendo cuidado com a limpeza da minha boca me sinto insegura de falar perto dos outros que por mais que eu não sinta, para mim eu sempre estou com mau hálito devido a essas desagradáveis bolinhas brancas.
No meu caso,a melhor saída seria a cirurgia?!

Unknown disse...

Olá Dr.

Meu filho fez a cirurgia das amigdalas e adenoide há 2anos e hj percebo um mal halito terribel que parece até que comeu um rato podre de tão ruim que é,ja fomos ao dentista fez todos os dentinhos dele e ai eu te pergunto...pode ser resto de alimento contido na cicatrização da cirurgia??
Me ajuda por favor Dr.??

Unknown disse...

Doutor! Acho que esse problema de caseum deve ser melhor investigado (cientificamente). Tenho esse problema permanente, já até comprei uma cureta só pra fazer a remoção (nem sei se é indicado, mas...) já que o cotonete só tirava externamente, deixando resíduos nas perfurações das amígdalas. Percebo que ao retirar nas profundezas dessas "crateras" até não ver mais a presença desses caseuns, com pouco tempo (questão de minutos) eles reaparecem, mesmo sem que eu tenha ingerido qualquer substancia que possa acumular resíduos na cavidade bucal.
Creio que isso seja produzido dentro dessas cavidades amigdalares.
dia 24 deste mês estive no otorrino e o mesmo passou as mesmas informações que as suas. Tenho rinite alergica que me causa inflamção de garganta frequente. o mesmo me prescreveu: nasonex, clinaris e diprospan injetável e retorno após seis meses.
A minha dúvida é: Posso pedir a retirada das amigdalas mesmo o medico dizendo não ser necessário? já sofro com isso à mais de 10 anos e estou cada dia mais com minha autoestima comprometida, pois até minha vida conjugal está sendo afetada porque vivo evitando aproximação devido o medo ser rejeitada por conta desse odor horrível. :(

Dr Leonardo Aluizio disse...

Sim, claro!
Converse com seu médico

Unknown disse...

As bolinhas de caseum aparecem nas minhas amigdalas a cada dois dias.Essas bolinhas aparecendo em um curto espaço de tempo é normal?

Unknown disse...

De quanto em quanto tempo é considerado normal aparecer os caseuns nas amigdalas?Em mim aparece a cada dois dias

Dr Leonardo Aluizio disse...

Sim, é comum.
Faça mais gargarejos.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Não existe regra para isso.
Depende da alimentação e da higiene local.

Unknown disse...

Olá Dr. Leonardo! Adorei seu esclarecimento, tenho caseum e retiro com o ar da mangueirinha do inalador para inalação toda semana, assim consegui diminuir bastante o acúmulo e faço gargarejos com antisséptico. Abraço