quarta-feira, 6 de março de 2013

A polêmica do cotonete

Esse assunto é diário na vida de um otorrinolaringologista. Pacientes que usam o cotonete e sempre tem algum tipo de problema relacionado a isso, por incrível que pareça.

Antes de falar sobre o tema propriamente dito, um pouco de história.

A haste flexível, ou cotonete, foi inventada em 1920 por um polonês naturalizado americano, chamado Leo Gersternzang. Ele observou que sua esposa usava um palito de madeira com um chumaço de algodão na ponta, para limpar a orelha de sua filha durante o banho. Ele ficou preocupado com a hipótese de que a madeira poderia lascar e machucar o ouvido da criança. O algodão também poderia soltar-se e ficar preso dentro da orelha. Então, ele decidiu desenvolver uma haste flexível que proporcionasse mais segurança ao bebê, sem oferecer riscos ou danos ( fonte: google).

Certo, é melhor fazer com segurança do que fazer com madeira, certo? Em 1920 sim, mas com o passar dos anos, essa idéia caiu por terra.

Vocês repararam que ele desapareceu das
 propagandas na TV? Quem é mais velho lembra..
porque será, hein?
Os cotonetes tem um efeito dentro do ouvido igual a um Pilão, isto é, amassam e "socam" a Cêra dentro do ouvido, formando uma verdadeira Rolha, sem contar que o algodão também pode se desprender da haste flexível e ficar dentro do ouvido. Nada disso é bom e indo além, o cotonete pode traumatizar a pele do conduto auditivo e até perfurar o tímpano! Nós não sabemos a real profundidade do nosso ouvido, logo, podemos romper o tímpano com facilidade.

Então: Não use cotonete..Não precisa secar o ouvido lá dentro depois do banho ou mesmo após mergulhar. O ouvido seca naturalmente! Quanto mais se enfia cotonete dentro do ouvido, mas se forma rolhas de cêra, além de aumentar a sensibilidade para dores e coçeiras, sem contar os riscos. O cotonete é fabricado também para outros fins, para limpar ou tratar outros locais e não necessariamente os ouvidos.

Lembre-se: Ouvido não se limpa..ouvido se cuida..qualquer dúvida ou problema, vá a um Otorrino.

Nenhum comentário: