sexta-feira, 1 de março de 2013

Tudo o que você queria saber sobre a Cirurgia das Amígdalas ...

Muitos pacientes tem me perguntado sobre a cirurgia para a extração das Amigdalas ou Amigdalectomia.São perguntas que variam em um amplo espectro de respostas e com isso, resolvi montar este tópico para que vocês possam aprender um pouquinho sobre esse procedimento.

Vamos lá:

1) É uma cirurgia simples??
    Não considero nenhum procedimento cirurgico como simples, pois estão envolvidos nele riscos relacionados a qualquer tipo de cirurgia, como por exemplo, a anestesia, que no caso da  amigdalectomia , é a geral. Tecnicamente é uma cirurgia não muito complexa, daí a impressão de ser simples. Otorrinos mais antigos utilizavam uma técnica de extração muito peculiar, na qual o paciente ficava sedado e a amígdala era removida em questão de segundos, porém hoje em dia, a técnica sob anestesia geral é a mais recomendada, por ser mais segura e se ter mais controle do procedimento.

2) Qualquer pessoa pode operar?
    Desde que não existam riscos anestésicos ou outros problemas de saúde que contra indicariam qualquer cirurgia, sim.

3) Hoje em dia ela ainda é realizada??
   Sim, e muito, porém menos do que antigamente, já que atualmente o tratamento clínico evoluiu bastante.

4) É usado o laser?
  Já se tentou a remoção via laser, mas os resultados não foram muito satisfatórios e o método da incisão com bisturi, elétrico ou não, ainda é o mais utilizado.

5) Como é a cirurgia?

Remoção da amígdala esquerda na visão do cirurgião, de ponta cabeça
Paciente preparado para início da cirurgia,com abridor de boca
   Tanto em adultos como em crianças, a cirurgia segue sempre o mesmo padrão.
   O paciente é anestesiado e deitado é entubado para a anestesia geral. Todo esse procedimento de entubação e indução anestésica, além da própria cirurgia, são feitos com o paciente inconsciente, logo, você não verá, não sentirá nada até o momento que  se encerrar a cirurgia e a anestesia.

  Com o paciente já anestesiado e preparado, o otorrino abre a boca do paciente mantendo-a aberta durante todo o procedimento e através dela realiza incisões em uma região chamada pilar anterior amigdaliano, um região lateral do palato, onde ele consegue acessar o plano perfeito para a dissecção da amígdala. Uma de cada vez, ele vai " soltando" a amígdala até a remoção.


Durante esse processo, em pacientes adultos principalmente, podem ocorrer sangramentos que são controlados com compressão local, pontos ou cauterizações com bisturi elétrico. Após a remoção da amígdala, é feito o controle de sangramentos com suturas ( com fios absorvíveis, logo não precisará remover pontos no pós operatório) ou cauterização elétrica. O mesmo processo é feito na outra amígdala.
  O tempo da cirurgia varia de médico para médico e de paciente para paciente, mas em geral não é um procedimento muito demorado.
 Se você realizou a cirurgia no período da manhã,você geralmente irá receber alta no final do dia, caso não ocorram intercorrências. Paciente que operam a tarde podem ficar até o dia seguinte no Hospital para a alta, mas essa conduta  pode variar dependendo do Hospital onde se realizou a cirurgia

6) E a recuperação, como é??
   Pelo fato da garganta ser uma região muito sensível, a dor é o principal sintoma no pós operatório, tanto em adultos ou crianças,mas em geral dói muito mais nos adultos, pelo fato da amígdala estar mais "grudada" na idade adulta e ocorrerem maiores chances de sangrar. Se você vai operá-las se prepare: vai doer, você não vai comer nada nos primeiros dias e até vai emagrecer. Depois vai melhorando a dor. Podem ocorrer pequenos sangramentos, com sangue misturado na saliva, nos primeiros dias e até um pouco de febre. Muitas crianças até não falam por receio da dor, o que gera uma falsa idéia de que também muda o padrão vocal ou atinge as cordas vocais.

7)Tem uma melhor época do ano para operar?
  Não, a melhor época é o paciente que decide de comum acordo com seu médico.

8) Quais são as complicações que podem ocorrer depois?
Placas de fibrina no pós operatório 
 A principal complicação que pode ocorrer é a relacionada a sangramentos orais.Como eu já disse antes, pequena quantidade de sangue misturado na saliva é normal nos primeiros dias, mas sangramento intenso, que enche uma toalha de uma só vez de sangue é sinal de hemorragia e o cirurgião deve ser contatado. O paciente pode vomitar sangue digerido durante a cirurgia nas primeiras horas do pós operatório, o que é  previsível.
 O aspecto visual da garganta no pós operatório pode preocupar alguns pacientes, pois podem ocorrer inchaços da campainha ( uvula) ou até pequenos hematomas no céu da boca, além das placas de fibrina ( ver foto à direita), que são secreções esbranquiçadas que ficam no lugar das amigdalas e que se parecem com pus ( na verdade são sinais de cicatrização local).

Espero que essa pequena explicação tenha ajudado vocês.
Qualquer dúvida mandem comentários que responderei em breve, com prazer.

348 comentários:

1 – 200 de 348   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Ola Doutor fiz a cirurgia de retiradas das amgdalas e septonasal faz 7 dias ainda sinto dores na garganta tenho uma duvida e gostaria que me esclarecesse por gentileza:
Tem uns tampoes no meu naris e o Medico disse que só pode ser retirado depois de 3 semanas a pergunta é
São 3 semanas mesmo pra retiradas desse tampoes?

deborah disse...

BOA NOITE, ANDEI PESQUISANDO SOBRE ESSA OPERAÇÃO E A MELHOR EXPLICAÇÃO QUE ACHEI FOI ESSA MUITO OBRIGADA; AGORA ESTOU MAIS TRANQUILA PARA REALIZAÇÃO DA GARGANTA DA MINHA PRINCESINHA DE APENAS 5 ANOS!!
ELA ESTAVA COM APNEIA E DE UMA SEMANA PRA CÁ NÃO TENHO MAIS REPARADO E O ROUCO TBM MELHOROU ISSO QUER DIZER QUE NÃO PRECISA MAIS A OPERAÇÃO DA GARGANTA????????????OBRIGADO.

Anônimo disse...

Boa noite;

O meu filho tem 1 ano e 9 meses e ele tem a ponta da uvula grudada do lado esquerdo, mas ñ tem dificuldade nenhuma para comer ou falar, tem que fazer cirurgia para soltar?

Anônimo disse...

Dr. por favor me responda pois preciso decidir o que fazer em breve. O otorrino em apenas uma consulta disse que preciso tirar as amigdalas pois elas estão muito grandes, mas acontece que é rarissimo eu ter infecção ou inflamação (uma em 1 ano) e tbm não tenho mau-halito. Estou com muito medo e não quero. Devo tirar só pq estão aumentadas???
Abraços. Gabi.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!
Se ela parou de roncar seria bom fazer uma nova polissonografia nela para ver essas apnéias. A decisão de uma cirurgia baseia-se em vários fatos que juntos formam a indicação cirúrgica, logo ela deve ser avaliada novamente.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha seria bom dar uma olhada para ver o quanto ela é grudada para decidir isso, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Essa decisão varia de otorrino para otorrino. Vou te dizer o que EU costumo fazer:
Uma avaliação mais detalhada com exames( como uma nasolaringo) e posterior acompanhamento. Para mim, cirurgia em último caso, certo? Mas cada um atua da sua maneira em prol da melhora.

Gillreggae disse...

ola DR. boa tarde , estava pesquisando sobre a cirurgia, tenho amigdalite, a muito tempo, antes era so um lado das minhas amgidalas, agora sao os dois lados , faço gargarejo com antiseptico bucal bicarbonato sempre , mas agora ficou assim
morro no interior e nao tem medico aqui especialista ,ai tratamento na verdade nao faço , o local mas perto daqui e um dia de viagem e tudo e muito caro, nao tenho condiçoes no momento gostaria de um conselho se puder .

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha, o ideal em casos de infecções das amígdalas de repetição, sem sucesso com tratamento clínico, é realmente a cirurgia. Se você já está com esse problema há muito tempo talvez seja a hora de investir nisso. Pense bem e procure um médico na sua cidade, para que ele possa te encaminhar, já com exames solicitados, para uma avaliaçào com Otorrino, certo?

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia há 25 dias e ja estou otima, mas tem um ponto ak que ainda não caiu, será que é normal?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Se for um ponto mesmo é bom dar uma olhada, talvez tenha que tirar.
Converse com seu médico

Viviane disse...

Boa noite Dr. Leonardo! estou com muitas dúvidas e medo, minha única filha precisa fazer essa cirurgia só que eu não sabia que precisa entubar a criança. Por favor Dr. me explique melhor sobre a entubação e nós pais podemos acompanhar o processo cirúrgico?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Antigamente, essa cirurgia era feita sem anestesia geral, o que aumentava o risco cirúrgico devido a possiveis sangramentos. Com a anestesia geral, o procedimento da entubação protege a via aérea do paciente durante a cirurgia, o que é um conforto. Quando realizada em um bom Hospital com uma boa equipe anestésica, geralmente não ocorrem problemas. Em relação ao acompanhamento dos pais durante o intraoperatório depende muito do cirurgião. Converse com seu Otorrino.

Anônimo disse...

Bom dia. Fiz amigdalectomia e gostaria de saber sobre as fibrinas, ou seja, quantos dias são necessários para o desaparecimentos delas. Desde já agradeço.

luiz gustavo disse...

Boa noite. Meu esposo fez retirada de uma das amidalas durante cirurgia para remoção de CA no músculo do pescoço, há 4 dias. Estamos já em casa, mas moramos muito longe da cidade onde foi realizada a cirurgia. Nesta madrugada ele teve hemorragia na garganta, provavelmente por perder a placa de cicatrização. Conseguimos pará-la com ingestão de sorvete e água gelada, mas o volume de perda foi preocupante. Caso ocorra novamente, tenhamos que ir ao hospital, como transportá-lo por 120km com um sangramento importante? Que medidas posso tomar?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Olha recomendo o cirurgião dar uma olhada. Marque o quanto antes com ele, certo? Com relação ao transporte o ideal é a ingestão deliquidos friosque facilitam a vasoconstricção, mas procure seu médico logo, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

O desaparecimento das placas de fibrina depende de cada pessoa e dos hábitos alimentares, mas em média, uns 10 dias de pós operatório.

Anônimo disse...

Tive um sangramento com 5 dias após a cirurgia. Estou com um mês que operei e estou com muita dor e dificuldade para engolir... o que pode ser?

Anônimo disse...

aonde e aplicadaa anestesia?

Anônimo disse...

aonde e aplicadaa anestesia?

Unknown disse...

Dr. Gostaria de tirar uma duvida, meu pai fez essa cirurgia, da primeira vez o ponto estourou pois a nestesia passou ele acordou se assustou e acaboi tendo uma emorragia, ele sente muita dor, e esta com o rosto inchado, nao come nada, sente muita dor para beber e nao consegue dormir, isso tem 3 dias e tambem tem dor de ouvido. Ontem ele estava vomitando agua, isso é normal ? Estou preocupada.

Anônimo disse...

ola doutor .minha filha tem 2anos e 9meses fez cirurgia de amidas e adenoide agora no dia 05/07/2014...e no 2dia ontem se bateu bastant pra dormir percebi q era a respiracao dela.estava com dificuldades de respirar....e esta sentind muita dor volte meia chora bastant mesmo ja tend tomado remedio pra dor...minha pergunta e se isso e normal devido ficar inchado o local ai fica entupido mesmo?e se pode usar o salsep...e se realmente precisa ficar na dieta dos 14dias comend so coisas pastosas e liquidas...desde ja agradeco a atencao...

Dr Leonardo Aluizio disse...

Seria bom dar uma olhada para ver como está o pós operatório, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

usualmente a anestesia é geral.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Seria bom o seu pai ser avaliado por um Otorrino, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Duvidas de pós operatório sempre devem ser esclarecidas pelo cirurgião, pois cada um tem uma forma de lidar com os acontecimentos. Para mim fica difícil avaliar o caso sem VER a sua filha, ok? Leve-a ao seu Otorrino, certo? Abraços

Anônimo disse...

Doutor eu tenho que fazer a cirurgia, mas tenho 43 anos. Estou com medo. Minhas amígdalas estão com cistos e serão encaminhados para anatomopatologia. Duas médicas disseram que so operam em ambiente hospitalar e nao em clinica (onde terei de fazer). Eu me interessei em fazer a com extracao por laser,mas acho que em Curitiba, não fazem. O que posso fazer?


Dr Leonardo Aluizio disse...

É bom fazer a cirurgia em ambiente hospitalar, o que minimiza os riscos. O laser não gera muitos beneficios,além de ser mais caro. Opte pelo método tradicional, praticado pela grande maioria dos Otorrinos.

Anônimo disse...

Boa noite!Fiz amigdalectomia ha 18 dias e a fibrina ainda nao sumiu completamente.É normal?e ainda estou com mau halito.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se a retirada da amigdalas faz ganhar peso?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Respondendo as 2 dúvidas:

A placa de fibrina pode demorar pra sair e com isso o mau hálito. É sempre bom dar uma olhada para ver se está tudo bem, certo?

o ganho de peso pode acontecer se:
1) no pós operatório, a pessoa nâo conseguir se alimentar bem, levando a uma perda de peso que é recompensada depois com a melhora da dor.

2) em pacientes com amígdalas muito volumosas, a alimentação já não costuma ser tão boa. Quando se opera, a pessoa se sente melhor para comer e pode engordar. Tal fato é muito observado em crianças, certo?

Anônimo disse...

Bom dia Drº em 1 mês tive 3 infecções de amígdalas, segundo os médicos provocadas por bactérias. Na primeira tomei Benzetacil melhorou porém com cerca de 10 dias voltaram a inflamar, na segunda vez tomei Azitromicina, agora depois de 15 dias voltou novamente, procurei um otorrino ele me disse que minhas amígdalas estão "doentes" que a única solução é remove-las porém por problemas pessoais não gostaria de opera-las agora. Existe algum tratamento paliativo (continuo) que me ajudasse a aguardar mais alguns meses? Ou seja tem alguma coisa que posso fazer p/ mante-la sobre controle até que eu possa opera-las? Se o Sr° me informar que sim, irei procurar saber qual e pedir p/ meu médico me ajudar quanto a isso. Grata pela atenção!!!

Anônimo disse...

Olá,meu nome é adriana lopes tenho 27 anos e retirei as amígdalas faz 4 dias e sinto muita dor de madrugada na garganta e nos ouvidos é normal ?me ajude por favor.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!
Existe sim, porém em alguns casos só a cirurgia resolve. Cada caso é um caso.
Converse com seu Otorrino

Dr Leonardo Aluizio disse...

É bem comum sentir essas dores pelo menos nos 7 primeiros dias do pós operatório, porém alguns casos precisam ser avaliados para ver se está tudo bem.

Anônimo disse...

Bom dia Drº gostaria de tirar uma dúvida, a um mês estou com infecção nas amígdalas já tomei anti-biótico porém melhora poucos dias depois volta, fui em 2 otorrinos que me informaram que se trata de amigdalite crônica pois minhas amígdalas tem muito cáseo que a única opção neste caso é retirar as amígdalas. Porém gostaria de saber se mesmo sem exame o médico consegue diagnosticar a causa da amigdalite? e se é possível ter infecção por bactéria e não tem febre nem dor no corpo só a amígdala inchada, com pontos brancos e uma sensação de irritação na garganta? O médico não deveria solicitar uma exame p/ detectar o tipo de bactéria? Desculpe o livro...rs só que mesmo indo em 2 médicos especialistas estou muitoooooooo preocupada.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Na verdade a amigdalite crônica tem diagnóstico clinico. Não se faz exames para descobrir a causa das recorrências pois o motivo do problema está em um fator anatômico, isto é, no jeitão das suas amigdalas. Só de olhar as amigdalas dá pra saber se elas tem alguma alteração anatômica que justificaria as recorrências. Exames para a investigação de tipos de bacterias, quando são utilizados, visam descobrir causas em infecções agudas e não em recorrências

Anônimo disse...

Ola Dr. Tenho 31 anos me chamo Márcio. Fazem 10 dias q fiz a cirurgia de extração das amigdalas e septo aparentemente o pior ja passou. Os primeiros dias foram horriveis o que ainda persiste e a dor nos pontos meu otorrino que vai tirar esses pontos com 15 dias, nao caem sozinhos segundo ele. O problema e que tenho crises horriveis de dor nos pontos que so são amenizadas a base de toragesic, poriso coloco varios durante o dia sob a língua. Minha pergunta, é comum os pontos doerem dessa maneira mesmo apos 10 dias?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Marcio
A dor no pos operatório depende muito do tipo de fio utilizado, o tipo de ponto e a tecnica cirurgica utilizada

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia de amidalas faz 6 dias to com muita dor mas a fibrina esta bem pouca e normal so vo voltar no medico dia 28

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
As dúvidas de pós operatórios devem ser esclarecidas mediante exame físico realizado por Otorrino, de preferência o cirurgião, ok?
Abraços

Unknown disse...

Dr eu fiz cirurgia de amidola quinta feira pois desde o dia que fiz não consigo comer nada, pois estou tomando todos os medicamentos que o medico passou mais melhoras nenhuma pois para complicar ainda mais eu gripei e não sei mais o que fazer até água agora esta doendo vc pode mim aguda!!!!

Unknown disse...

Dr eu estou pessando em ir no hospital de emergência pois estou sem mim alimenta e estou sentindo muita dor, dr o senhor pode mim dizer algum medicamentos para eu melhorar.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Nesse caso é melhor ir a um Hospital, meu amigo, e comunicar o seu cirurgião, certo?
Boa sorte! Vai dar tudo certo! É uma cirurgia bem dolorosa mesmo.

Anônimo disse...

Olá doutor, minha filha tem adenóide e amígdalas enormes, inclusive a úvula esta grudada na amígdala do lardo esquerdo, o médico não quer operar, diz que conforme for crescendo vai melhorando, passou alguns medicamentos como rinossoro com decadron mais zyxem, mas ta cada dia com mais dificuldade de dormir. O doutor aconselha a cirurgia?

marcel disse...

Olá doutor, realizei a cirurgia para retirada das amigdalas faz 4 dias. Tenho 26 anos e gostaria de entender mais sobre as placas brancas (fibrinas). O que acontece é que em um período de 4 horas, ja no 4 dia de pós operatório (hoje, dia 19), eu comecei a ter a sensação dos pontos estarem saindo ou tendo ocorrido algum tipo de deslocamento. Me foi dito que isso é normal ja por volta do 3 e 4 dia pois os pontos perdem a tensão e se afrouxam de fato. Eu estou preocupado uma vez que parece que tem uma placa grande na região da minha garganta e que tb me impede um tanto de deglutir. Não consigo dormir pois tenho receio de essa placa tampar a minha via respiratória e ao mesmo tempo, mesmo havendo muita vontade em escarrar para me livrar desse incomodo, não posso faze-lo pois corre o risco de os pontos saírem de propósito. Poderia me dar uma melhor orientação sobre??? Obrigado! !

Anônimo disse...

Ola. Fiz minha cirurgia terça feira (21/10). De acordo com os comentários que eu ja tinha lido acho que estiou melhor do que o esperado. No primeiro dia quase não senti dor, so uma coisa na garganta, tipo ponto (ainda não tive coragem de olhar minha garganta para ver o que eh). Hoje faz 3 dias da minha operação, consigo comer, a dor eh parecida com uma inflamação. Unica dois que realmente me incomoda eh o engasgo. Qualquer coisa liquida que tomo eu me engasgo, quando estou dormindo acordo engasgada. Isso 'e normal?? Quando vai começar a ficar melhor?

Anônimo disse...

Olaa doutor hj estou 12 dia de operada
tive hemorragia perdi muito sangue e tiver qe retornar ao centro cirúrgico e refazer o procedimento da amigala so q foii so um lado formaram coagolos enorme e eu vomitava foii horrível fike muitoo nervosa. eu ja estava sentindo dor mais eu qeria saber pq isso acontece ??? e estou me sentindo fraca com tontura depois da segunda cirurgia

Unknown disse...

Eu tirei com 2 dias

Unknown disse...

s amidalas. Pesquisei e descobri que isso não é comun de acontecer e muitas pessoas mim falaram que poderia ter ocorrido erro médico no primeiro procedimento cirúrgico. Como o senhor avalia isso

Dr Leonardo Aluizio disse...

pode acontecer.. em toda situação urgencial de pos operatorio é bom dar uma olhada..

Dr Leonardo Aluizio disse...

Não entendi a sua mensagem... saiu pela metade

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pode acontecer.. se não sumir em um mês de cirurgia, procure seu otorrino

Dr Leonardo Aluizio disse...

A placa de fibrina é a garantia da boa cicatrização das amigdalectomias.. ela desaparece espontaneamente.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pelo que você está descrevendo, talvez seja o caminho mesmo.

Anônimo disse...

Bom dia Dr fui operada no dia 15/12/14; no primeiro dia vomitei umas 4vezes mais passou logo; hj faz 5 dias apos a operação e estou com dificuldade de engolir ate a minha saliva coisa q ja n sentia e algumas vezes sinto dor no ouvido; a minha garganta esta igual a desta foto q o dr publicou; qto tempo demora p curar definitivamente a garganta. Deus abencoe e obrigado pelas dicas

Dr Leonardo Aluizio disse...

Em média o periodo pior do pós operatório não costuma ultrapassar 7 dias, mas esse número depende da pessoa, uns mais outros menos. Continue firme.
Boa sorte!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
JULIANNA disse...

Boa tarde,

Minha filha de 3 anos retirou as amígdalas e adenoide, porém ontem uma médica observou que ela não tem úvula (campainha), e nessa época do ano não consigo falar com o médico que a operou. Pode ter sido retirada também? Ou ela pode ter nascido sem? Pois ela tem problemas na fala, ela fala tudo com M e N, tudo nasalizado, e li alguns artigos que dizem que uma das funções da úvula é a fonética. Será que ela pode ter nascido sem?
Obrigada.

disk pizza la diva disse...

Olá doutor tenho 36 anos, gostaria de saber se nos hospitais públicos faz essa cirurgia de remoção das amigdalas, pois não possuo plano de saúde ou então se tiver que pagar quanto custara em média a cirurgia? seu blog é ótimo que Deus te abençoe.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Sim, essa cirurgia é realizada no sus. O preço dela no particular depende muito da situação de cada paciente e isso não será conversado via internet, ok?

Unknown disse...

Boa Noite.
Meu filho de 7 anos fez a cirurgia das amígdalas há 8 dias atrás e estou com receio de mandá-lo para a escola com 10 dias da realização da mesma. A recuperação dele está ótima e não houve nenhum sangramento até o momento.Há algum risco de hemorragia ou sangramento caso ele brinque na hora da recreação?

Anônimo disse...

Boa tarde, Dr.
Realizei a cirurgia a sete dias, tenho essas placas brancas, porém não tem pontos. Vejo ao espelho que está ficando um buraco grande no local, o que se gu significa isso por favor????

Anônimo disse...

Dr. Fiz amigdalectomia a 11 dias por conta do caseum. Estou comendo de tudo e super bem, porém o mau hálito não passou... É pelas placas de fibrina? Pq me cuido muito bem e não tem outro motivo pra estar esse gosto tão horrível na boca. Quanto tempo demora para 'desaparecer'? Obrigada

Unknown disse...

Tenho 22 anos e optei pela amidalectomia por causa do Caseum também, pois nem preciso dizer o quanto esse problema incomoda, inclusive deprime. Mas como minhas amígdalas são saudáveis, tive que convencer meu otorrino a realizar o procedimento. Não foi fácil! Mas tem um problema: o procedimento vai ser realizado em uma clinica especializada em otorrinolaringologia e não em um hospital. Meu médico assegurou que a clinica é segura e bem equipada mas minha dúvida é: não tem problema não ser em um hospital? outra dúvida é se posso mastigar chicletes no pós operatório, tanto para mascarar o mau hálito das placas quanto pra estimular a saliva... Será que causa problemas? E quanto tempo dura esse mau hálito pos cirúrgico ? Li também na internet que é possível que a voz mude e que a pessoa possa ficar fanha. É verdade mesmo?? obrigada e desculpa o tamanho das dúvidas! rs

Anônimo disse...

Ola dr Leonardo ,fiz exames em novembro e passei no médico em dezembro para checar se estava tudo bem ,para fazer esse procedimento cirúrgico eu preciso realizar novos exames ??,gostaria de saber também se consigo realizar esta cirurgia uma semana após passar em uma consulta ,desde já agradeço !! Excelente blog !☺��

Anônimo disse...

Ola ,n sou dr ,porém posso responder sua pergunta; 1: desde que tenha equipamentos necessários não tem problema; 2: acredito que no pós operatório você não suportará masclar chicletes ;3 após as placas saírem ;4 : você não conseguirá falar normalmente no pós operatório, mas depois de algum tempo sua voz volta ao normal .Essa é apenas minha opinião de acordo com os meus conhecimentos aguarde a resposta do dr ,pois ele e profissional!

Anônimo disse...

Ola dr ,gostaria de saber se pedras nas amígdalas (caseos amigdalianos) causam mal cheiro nasal .

Anônimo disse...

Gente, fiz um blog contando minhas experiências do pós operatório pra quem quiser acompanhar:

www.amigdalafree.wordpress.com

especialmente pra quem já fez a cirurgia e quer compartilhar comigo suas experiencias e até comparar com as minhas! beijão

Dr Leonardo Aluizio disse...

depende do local onde vc irá operar

Dr Leonardo Aluizio disse...

Que legal! Parabéns pela iniciativa

Dr Leonardo Aluizio disse...

Nao costuma dar, aí pode ser outra coisa

Dr Leonardo Aluizio disse...

Em relação à voz, isso não ocorre. A cirurgia das amígdalas não gera voz fanha muito menos rouquidão. Não deverá mascar chicletes. Já quanto à clinica, cada médico tem sua opinião. Eu prefiro em Hospital, pelo respaldo que você tem no intra e no pós op...

Dr Leonardo Aluizio disse...

Sim, depende de pessoa pra pessoa

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha, seria bom dar uma olhada para emitir uma opinião, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Espero que tudo tenha dado certo e desculpe-me se não respondi antes

Ana disse...

Dr boa noite, por favor estamos desesperados, meu sobrinho fez a cirurgia da garganta no sabado, porem até hoje não quer falar e nem comer e beber nada, esta internado no hospital no soro, as veias ja estouram e ele não bebe nada, ja esta mto magro e com os olhos roxos, fica o tempo inteiro salivando pra fora. É NORMAL? ele vai voltar a comer e a falar? ele tem 4 anos. Me responda por favor. E obrigada pelo apoio.

Anônimo disse...

Olá doutor, realizei a cirurgia faz 4 dias, estou conseguindo tomar água e tbm beber vitaminas. Porém minha uvula está grande, isto é normal?

Anônimo disse...

Boa tarde dr! Fiz a amigdalectomia e desvio de septo, hoje completo 30 dias de cirurgia e ainda nao consigo respirar direito pelo nariz, q quando respiro faço som como apito e sinto ardor na garganta. o médico disse q é norma e tenho q forçar a respirar pelo nariz... mas não vejo nenhum relato de após 30 dias isso ainda estar acontecendo...queria sua opinião! muito grata

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pode acontecer sim, mas seria bom dar uma olhada

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha fica difícil eu te dizer algo sem dar uma examinada no aspecto pós operatório final. Qualquer tipo de sintoma relacionado depende muito da técnica utilizada pelo cirurgião

Anônimo disse...

Olá dr. me chamo ivan, fiz a cirurgia ah exatamente 6 dias, ontem ( 30/03) já comecei a dieta pastosa, mas hoje dia 31, após um engasgo, sangrei bastante, engoli e cuspi muito sangue. Consegui falar com o cirurgião por telefone e me recomendou gargarejo com água bem gelada. Quero saber do senhor, quais as chances de um novo sangramento desses?

Unknown disse...

Boa tarde Dr.
Fiz a cirurgia de retirada das amígdalas e uvulopalatofaringoplastia no dia 03/03/2015, estou me alimentando bem, porém tem muita fibrina e nem todos os pontos cairão,sinto dores no local dos pontos, isto é normal?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Ulisses, dependendo do tipo de fio usado nos pontos eles podem demorar mais para cair, assim como a fibrina

Dr Leonardo Aluizio disse...

Fica difícil de avaliar probabilidades em comentários da internet. Nada como uma boa avaliação presencial do caso.

Unknown disse...

Boa noite Dr! minha filha de 6 anos retirou as amigdalas, adenoide e fez uma drenagem nos ouvidos, não colocando o tubo de ventilação. No 5º dia após a cirurgia ela vomitou um chumaço rígido de gaze e após esse episódio ficou com a voz modificada. Tal ocorrência é normal? Agradeço sua atenção.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha precisaria dar uma avaliada nela para te dar uma resposta mais certeira. Converse com seu Otorrino. Os resultados e situações podem depender muito da técnica utilizada.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Eu oprer terca feira em quanto tempo que eu ficou com doer é quanto tempo que volta a bebe normal

Dr Leonardo Aluizio disse...

Tudo isso vai depender do tipo de fio usado na sutura, da técnica cirúrgica utilizada e do grau de suas amígdalas no pré operatório

Milton de Malta disse...

Dr. Leonardo Tenho 55 anos e fiz uma cirugia na garganta de hum cancer maliguino, após a Radioterapia, (32 Aplicações)meu médico (Cirugião de Cabeça e Pe3scoço) Viu uma nova ulcera na minha Garlanta e Fez uma Biopcia, a qual a resposta foi que não se tratava de Carcinoma como o anterior e sim restos celulares necroticos, e estou com uma Fibina na garganta isto sumira ou depente de cirugia. Grato Milton de Malta Praia Grande SP.

Unknown disse...

Minha filha fez adenoidectomia com 2,5 anos e 5 meses fomos obrigados a fazer a amigdalotomia devido a intensas apneias conforme mostro em meu blog: http://amigdalaseadenoides.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Tenho uma filha de um ano e 10 meses, ela tem rinite alérgica e está sempre com o nariz intupido e tossindo muito, está tomando antibióticos e antialergico frequentemente, qual a melhor idade para fazer a cirurgia de retirada de adenoide?

janete.borba@hotmail.com disse...

Tenho uma filha de um ano e 10 meses, ela tem rinite alérgica e está sempre com o nariz intupido e tossindo muito, está tomando antibióticos e antialergico frequentemente, qual a melhor idade para fazer a cirurgia de retirada de adenoide?

janete.borba@hotmail.com disse...

Tenho uma filha de um ano e 10 meses, ela tem rinite alérgica e está sempre com o nariz intupido e tossindo muito, está tomando antibióticos e antialergico frequentemente, qual a melhor idade para fazer a cirurgia de retirada de adenoide?

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia e retirei as amidalas . Gostaria de saber tem duas semanas a cirurgia e tem pontos quanto tempo leva para cair ?

Anônimo disse...

Ola, fiz a retirada das amidalas à duas semanas e não tenho mais dor , gostaria de saber quanto tempo leva para cair os pontos?

Anônimo disse...

Oi retirei as amígdalas ha 4dias. Porem foi detectada uvulite bacteriana e piorei. Amoxilina nao fez nem cócegas. Nao seria o caso de internação para tratamenro intra venoso? Att,

Anônimo disse...

Qual o valor total da cirurgia de amidalas?
Fui ao medico hoje e o orçamento tá em R$3.000,00 tudo, com anestesista, cirurgia e hospital.
Oque acham?

Fernanda disse...

Olá, tenho 45 anos, fiz cirurgia de retirada das amigdalas, palato, desvio de septo e algo mais... Em 12/02/2015, tive uma recuperação muito boa e rápida, mas no dia 25/02, tive uma grande hemorragia pelo nariz. Tive que fazer um novo procedimento de cauterização nos pontos onde sangravam. A recuperação também foi muito boa e rápida. Depois dessa nova intervenção, minha garganta começou a incomodar para engolir, coisa que não sentia após as duas primeiras semanas do primeiro procedimento. Hoje com 2 meses e meio continuo com esse incomodo e meu Otorrino não sabe mais o que fazer. Já fiz laringoscopia e endoscopia. Já consultei com Endócrino, Gastro e estou com consulta marcada com Psiquiatra, pois meu medico acha que estou com depressão. O Dr. suspeita de algo? Ou tem alguma recomendação de que tipo de especialista procurar? não aguanto mais o incomodo, tenho uma secura muito grande, faço consumo de pelo menos 3 litros de água por dia, estou usando sprei de saliva artificial, mas nada alivia a sensação de que estou com a garganta fechada.

Anônimo disse...

Fiz uma cirurgia de amígdalas e com dois dias caiu um ponto. Isso é normal?

Anônimo disse...

Olá doutor, tenho esse problema de cáseo e gostaria de saber se permanecer assim gera algum risco a saúde.

Anônimo disse...

Depois de uma cirurgia de amigdalas com quanto tempo posso voltar a trabalhar?Sou merendeira de uma escola.

Gledson Salomão disse...

Boa Noite Doutor, retirei as amigdalas no último sábado (23/05/2015), hoje senti que começou a sair as placas brancas (fibrinas) e percebi também, que após ingerir algum alimento ardia, até mesmo para beber água, é normal isso Doutor?

Agradeço desde já.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Dr. Minhas amigdalas tem as criptas com burracos fundos e uma delas tem o burraco imcertido tipo pra tras mais e mais a do lado esquerdo entao essa do lado esquerdo da muito caesos consegui tirar um pouco mais esse pouco que tirei em tres dias estava cheio de novo. Sofro com isso dente crianca mais so tive o conhecimento disso de umas semanas pra ca. O que faco eu teria que fazer uma cirurgia de retirada da amigdala? Porque nao consigo tirar esses caseos do lado de tras. Sendo que tenho medo de cirurgia. Mais se resolvesse meu problema eu gistaria de fazer. Estou deprimida e envergonhada de falar com as pessoas. Desde ja abrigada

Unknown disse...

Dr.tenho tenho andado extremamente apreensivo reletivamente a cirurgia de AMIGDALECTOMIA que acabo de-me submeter...pois foi no 15 do corrente mes que me submeti,e de lá até cá,so tenho me alimentado de sorvetes,yogurtes,sumos mas nao devidamente porque tenho sentido imensas dores no acto de degluticao,e tenho a impressão de estar a sentir os pontos me incomodando,e nalgum momento parecendo que vao romperem-se.nao tenho tido problemas de sangramento.até então,acho que já perdi cerca 4kg.
DR.QUAL TEM SIDO A MAIOR CAUSA DE ROMPIMENTO PRECOCE DAS LINHAS DOS PONTOS??
DR.estou muito preocupado pelas dores infernais que tenho sentido ao tentar deglutir.

Unknown disse...

em dias de mudanças bruscas de clima(de frio para o calor)sinto muita dor de garganta,seria viavel a retirada das amigdalas?

Unknown disse...

Olá doutor, fiz minha cirurgia de retirada de amigdalas no dia 22, faz 11 dias q fiz minha cirurgia.E minha úvula está enorme,muito inchada, descendo até lá embaixo da garganta.O médico tinha falado que inchou talvez por ele ter suturado ali em cima e isso pode impedir a vascularizaçao, eu li tbm que a intubação podia causar isso.Só está diminuindo muito lentamente!Será que a minha úvula vai voltar ao normal?Estou com muito medo!E queria saber tbm em quanto tempo meus pontos devem dissolver?Eles estavam com aquela placa de fibrina, mas agora ja saiu quase tudo.

Unknown disse...

Queria saber se existe um antibiótico para tirar a dor pós operatório?

Sinara Cardoso disse...

Dr. aproximadamente a um ano fiz a cirurgia da retirada das amígdalas e junto fiz no nariz, mas ainda sinto dores na garganta q incomodam bastante, o que devo fazer?

Sinara Cardoso disse...

Dr. aproximadamente a um ano fiz a cirurgia da retirada das amígdalas e junto fiz no nariz, mas ainda sinto dores na garganta q incomodam bastante, o que devo fazer?

Sinara Cardoso disse...

Dr. aproximadamente a um ano fiz a cirurgia da retirada das amígdalas e junto fiz no nariz, mas ainda sinto dores na garganta q incomodam bastante, o que devo fazer?

Unknown disse...

Eu tomei um analgésico muito bom!!! Porém, um pouco carinho, o nome é PACO, mas primeiro de tudo, consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento. Um abraço.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá !
A decisão da cirurgia depende de vários fatores e não somente o que você relatou.
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

Dirce.. Antibiotico não é para tirar dor... Para isso existem os analgésicos..
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

Sinara.. As dores na garganta constantes podemter várias causas.. Procure um otorrino
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

Normalmente acima dos 3 anos, mas isso varia de otorrino pra otorrino e de caso pra caso

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Claudio!
Desculpe pela demora em responder.. Espero que esteja tudo bem ( mande noticias).
Normalmente os pontos podem romper por esforço abrupto (tosses, esforço fisico) ou alimentos endurecidos no inicio do pos -operatório

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Catarina! Desculpe a demora em responder! Agora deve estar tudo bem, certo? A uvula regride e vai ficar normal e os pontos emmédia caem com 10 dias ( depende do tipo de fio usado).
Mande noticias
Abs

Dr Leonardo Aluizio disse...

Oi!!
É só marcar um otorrino para operar e resolver o seu problema..

Dr Leonardo Aluizio disse...

Emmédia 10 dias

Dr Leonardo Aluizio disse...

Mais ou menos por aí

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Fernanda
Fica difícil dar um parecer sem te examinar, mas se você diz que está tudo normal, PoDE SER que seja algo emocional mesmo, mas uma boa avaliação é necessária.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Milton..para uma história dessa, fica difícil te dar um parecer sem te examinar, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Que legal, Marco..
Parabéns pelo blog

Dr Leonardo Aluizio disse...

Em média acima dos 3 anos

Anônimo disse...

Ola! Se tirar as amígdalas a voz muda ?
por exemplo: uma pessoa q canta, a voz pode mudar pra melhor?
Obrigada!

renata disse...

Dr boa tarde,
A cirurgia para retirada das amigdalas é indicada para os casos de caseum ? Ou devo tentar outras alternativas antes de recorrer a cirurgia ?

Karol Lima disse...

Dr. Boa tarde!

Há um ano e uma mês fiz retirada das amigdalas, pois elas infeccionavam com muita frequência e alguns antibióticos já faziam mais efeito.
Porém estou com a garganta infeccionada na mesma região que haviam as amigdalas, estou até tomando antibiótico há cinco dias mas ainda não sarou 100% e ainda sinto um incomodo nessa região, e não é incomodo de arranhão, é de dor mesmo, e dói um pouco os ouvidos.
Esse é o que chamamos de faringite? E ela é mesmo quase tão dolorida quanto uma amigdalite?

desde já agradeço

Anônimo disse...

Olá Doutor, faz 5 dias que fiz cirurgia de desvio de septo, e já caíram alguns pontos, isso é normal? tem algum perigo os pontos já terem caído? não tem sangramento nem nada do tipo, mas fico preocupado, obrigado.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Sim, leia mais no tópico sobre o caseum

Dr Leonardo Aluizio disse...

Provavelmente sim e ela dói mesmo, podendo até infeccionar em alguns casos

Dr Leonardo Aluizio disse...

Não interfere com a qualidade vocal a não ser que as amigdalas sejam bem grandes, o que já interferiria por si só

Dr Leonardo Aluizio disse...

Dependendo do tipo de ponto, tipo de fio ou lugar onde foi feita a sutura isso pode acontecer sim, mas é sempre bom dar uma olhada

Anônimo disse...

Oi Dr.fiz uma cirurgia para retirar minha amígdalas a 21 dias e já estou muito bem comendo normal , mas a minha não foi dado pontos não sei o nome certo foi cauterizado eu acho.Mas mesmo estando tão recuperada e com ótima cicatrização eu tomo líquidos e volta pelo nariz.
Eu notei que agora tenho um buraquinho da largura do dedo mínimo ao lado da uvula e creio que não tinha antes.Penso que esse buraquinho seja o motivo dos líquidos voltarem..Por favor Dr.Leonardo é normal esse buraco? Todos temos? Estou muito triste por pensar em um erro.Me ajude Dr.
obrigado desde Já.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha, se vc quiser bata uma foto( ou peça para alguém bater, com flash) e me mande por email para eu dar uma olhada, certo?

Carollyne disse...

Olá doutor, boa tarde. Gostaria de tirar alguma dúvidas, tenho 19 anos e fiz a cirurgia para retirada das amígdalas a 5 dias e agora estou notando poucas placas de fibrina em um dos lados, isso é normal? E ainda sinto muita dor para engolir, com quantos dias acontece uma melhora dessa dor? Grata desde já!

Unknown disse...

Dr.não tenho o email do senhor.
Muito obrigado mesmo por sua atenção.

Irene

Dr Leonardo Aluizio disse...

Aparentemente está no prazo para sentir for... O tempo de melhora varia de pessoa para pessoa

NUKI disse...

Boa Tarde, minha filha fez a cirurgia a 4 dias, no 5 dia ela acordou já vomitando sangue, uma quantidade consideravel ela vomitou de 3 a 4 vezes, levamos para hospital, ela fiou 36 hs. em observação,o sangramento cessou assim que a medicação começou correr, mas os medicos nao souberam explicar a causa do sangramento, o dr. saberia me responder , por favor.

Anônimo disse...

Ola Dr, eu queria saber em média quanto custa esta operação! obg

Dr Leonardo Aluizio disse...

Otávio, os preços variam de médico pra médico e de hospital pra hospital... Normalmente não discuto valores pela internet, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Fica difícil avaliar sem examinar o paciente... Prefiro não emitir opiniões para não cometer erros que poderiam prejudicar a sua visão da situação, já que não estou avaliando o caso pessoalmente, certo?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Irene, você pode conseguir os meus dasos no site e no perfil, ok? Olhe lá.....

Unknown disse...

Dr., a diminuição da úvula e amígdalas altera o som da voz em um adulto de 20 anos?

Anônimo disse...

Boa noite eu já fiz a cirurgia de retirada das amígdalas faz 2 anos, mas no local onde foi retirada e na faringe eu vejo como se fosse pequenas bolhas vermelhas e tive ocorrências de inflamação com a mesma intensidade, só que menos vezes ao ano. E normal?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Claudia, se a uvula e as amigdalas forem muito grandes, elas por si só já geram uma voz diferente pela ressonância do som.. Quando se opera, o som vai ficar diferente, pois aquelas grandes estruturas não existem mais. Nesse caso seria o padrão vocal certo. É como uma sala: com os móveis o som é de um jeito, sem eles, outro. Mas lembre-se: isso é mais comum acontecer quando a uvula e as amigdalas são grandes, certo?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Seria bom dar uma olhada para emitir uma opinião, ok?

eliana disse...

Dr. Leonardo bom dia...meu filho tem 24 anos e retirou as amigdalas e também desvio de septo nasal no dia 28 de julho. Mas ainda está com muitas dores na garganta e tem dificuldade para se alimentar apesar dos analgésicos que está tomando. Estas dores são normais?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pelo período são comuns sim

Unknown disse...

Boa noite Dr. Gostaria de saber se quando adulto faz a cirurgia de retirada de amígdala, fica com aquelas babás no canto da boca depois.? Minha amígdala é cheia de furos e junta restos de comida, isso faz com que eu viva com problemas de garganta. Devo operar?

Dr Leonardo Aluizio disse...

A cirurgia é uma opção sim, mas tudo vai depender de uma avaliação final do Otorrino.

Vnaessa disse...

Olá dr. Tenho 27 anos.Fiz a minha amigdalectomia há 20 dias. Fiz antibiótico logo após. A garganta parece ok, só quetenho dor de manhã aí engolir. No entanto as minhas amigdalas estavam fibrosadas e enquistadas. Principalmente a do lado esquerdo. Neste momento desse lado ainda tenho uma espécie de fibrina dura e alguma dor. É normal??

Unknown disse...

Bom dia,

Doutor, hoje completa 7 dias, após remoção das amígdalas, ainda tenho muita dificuldade para comer ou beber algo. Durante a madrugada passei muito mal sentindo dores e apelei para o analgésico

Unknown disse...

Ao levantar para tomar banho, veio a curiosidade de verificar como o lugar onde foi retirado estava, e o mesmo está com sangue talhado ( bola de sangue), o que posso fazer quanto a isso?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Seria bom o cirurgião dar uma olhada. Entre em contato com ele

Unknown disse...

Obrigada doutor. Mas é que a minha filha cantava e agora a voz dela falha. E na época em que operou, fomos informados que a cirurgia não alteraria a voz... Existe uma cirurgia de reconstrução da úvula?

Unknown disse...

A úvula ficou muito curta. Quando ela canta uma nota aguda, a úvula some completamente.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Acho pouco provável que a causa desse sintoma seja a uvula. Problemas relacionados a ela geram outros sintomas e desconheco alguma cirurgia que a aumente.
Seria interessante ela fazer uma laringoestroboscopia para avaliar mais especificamente as cordas vocais.
Abraços

Anônimo disse...

Ola dr. Fiz minha cirurgia das amígdalas no dia 12 de agosto pela manhã. Em relação a dores e a alimentação tudo dentro do esperado. Minha queixa principal é com relação aos pontos dados na garganta que tem me causado grandes desconfortos e ânsia. Questionei sobre a remoção e fui informada que é absorvível. Aparentemente está cicatrizando pelas placas de fibrina e sem sangue. Será q é possível o medico remove-las para o meu alivio? A sensação que tenho é q tem um monte de barbante enroscado na minha garganta q sobe e desce a todo momenti.

Unknown disse...

Certo. Muito obrigada dr. Leonardo!
Boa semana.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Normalmente esses pontos costumam cair sem precisar retirar

Unknown disse...

Dr minha irma fez ja faz 5 dias ela vomitou (pouco e depois parou) 'sangue puro' é normal? Acontece isso com alguns ou tenho que procurar ajuda?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pode acontecer, principalmente no início do pós operatório. Se passadas 48 horas ainda ocorrer é bom dar uma olhada

Anônimo disse...

Doutor, eu fiz uma operação para tirar as amídalas a 10 anos trás, porém as inflamações ficaram mais frequentes depois da operação, cansado de tanto sofrimento, eu procurei vários médicos, mas ninguém conseguiu me ajudar. Fui informado que houve um erro irreversível na cirurgia, minha amígdala foi tirada pelas metades, hoje, alguns médicos me disseram que vou ter que conviver com isto para o resto da vida, não sei mais o que fazer, estou cansado de tomar antibióticos que já não fazem mais efeitos. Por favor me ajude. Preciso de orientação, isto pode ser revertido?

Anônimo disse...

Doutor fiz a cirurgia da retirada das amígdalas e da carne esponjosa á dois dias atrás, e normal quando bebo água a água ir para as narinas, e gostaria de saber quanto tempo demora para voltar a comer e falar normalmente ?? E em quanto tempo saiem as placas?

Anônimo disse...

Ola Doutor,eu fiz um tratatamento de 3 meses para amigdalas agudas,por q elas inchavam muito e eu ficava com o meu rosto deformado devido o inchaço,depois do tratamento continuei tendo crises de garganta frequentemente,mais nunca fiquei com o rosto deformado novamente,nesse momento, ja faz 15 dias q estou com as amigdlas inchadas.Vc acha q eu devo recorrer a cirurgia,porq o meu medico q fiz tratamento,disse q meu cask e de cirurgia,oq o Sr acha? Devo ou nao fazer, tenho 19 anos

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pelo jeitão da história pode ser uma saída sim

Dr Leonardo Aluizio disse...

Tudo isso depende da técnica cirúrgica adotada e do grau das suas amigdalas.. Fica difícil prever algo sem examinar

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha.. Se ficaram restos amigdalianos e eles infeccionam de modo recorrente existe uma saída sim.. Mas lembre-se que as amígdalas não são os únicos fatores de recidiva.

Anônimo disse...

Boa Tarde,
Se eu tiver gravida posso fazer a cirurgia?

Luna Seara disse...

Boa tarde doutor!
Ja vou no 8º dia que fui operada, as dores flizmente ja diminuiram bastanto, no entanto ainda as sinto. será que ja posso comer comida normal? a que temperatura?
e em relação ao tabaco, será que poderei fumar? ou so quando estabilizar por completo?
Obrigada

Dr Leonardo Aluizio disse...

Melhor não

Dr Leonardo Aluizio disse...

Tudo isso vai depender do grau de cicatrização e para isso, só olhando para saber, ok?

Deiciane Dantas disse...

Olá Dr.
Primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog. Uma iniciativa muita legal.
Bom, passei por uma amigdalectomia das palatinas,com 11 dias tive uma pequena hemorragia hoje completa 19 dias e ainda não cicatrizou. O que pode ser?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Seria bom o cirurgião dar uma olhada.. Fica difícil eu te dizer algo sem avaliar, ok? Procure o otorrino

Deiciane Dantas disse...

Pois é, ele examinou no mesmo dia que fiz a pergunta para o sr. A unica explicação para ele até agora é que o meu corpo demora a cicatrizar. Mas obrigada, e mais uma vez Parabéns...Bom trabalho.

Anônimo disse...

Doutor, estou no quinto dia pós amidalectomia, e há muita ardência na garganta e não passa com o remédio para dor o que me salva é um spray que adormece por uns estantes a área que está ardendo. Queria saber se é normal ter essa ardência, que dói muito.

Anônimo disse...

dia da cirurgia de amidalectomia e estou com a temperatura de 37,5 Cº , isso é um problema ? ou é algo normal para uma cirurgia desse porte????

Anônimo disse...

5º dia (correção do comentário acima!!!)

Unknown disse...

Olá Doutor,

Tudo bem?

Meu filho fez uma cirurgia de amígdalas, porém ainda está tendo dor de garganta, isso é normal?

TAMO JUNTO disse...

Ola Dr boa tarde,eu retirei as amígdalas fazem 20 dias,antes a amígdala do lado esquerdo era muito inchada e me incomodava porque eu sentia que ela me sufocava desse lado,bom mais mesmo apos a retirada dela ainda sinto esse incomodo só do lado esquerdo,eu olhei no espelho e vi que desse lado ficou tipo uma carninha que fica encostando na linguá,e do outro lado não tem o que pode ser,isso é normal?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Existem outras causas e locais na garganta que quando inflamados também podem dar dor. Converse com seu otorrino

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá! Só vendo a sua garganta para emitir uma opinião certa, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

É uma cirurgia bem dolorosa mesmo, mas com o passar do tempo, vai cicatrizando e melhorando..

Guilherme Alvarenga - ALI GO disse...

Bom dia Dr Leonardo.
Tenho desvio de septo e amígdalas grandes. Fui em dois Otorrinos e ambos analisou necessidade cirúrgica. Porém o primeiro falou que faria a correção do septo e a retirada das amígdalas de uma só vez, em um dia, utilizando a técnica do laser. Já a outra relatou que esse não é o procedimento correto, e que teria que fazer as cirurgias separadas. Ela disse também que a convencional têm a mesma eficiência que a de laser. Por qual devo optar?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Em relação ao laser, não há muitas vantagens mesmo e costuma-se optar mais pela técnica tradicional. Fazer as dimuas no mesmo ato cirúrgico: tem otorrino que faz, mas aí é uma preferência pessoal. Eu não faço, mais pelo pós op que fica bem chato para o paciente.
Conselho: opte pelo médico que te passar mais segurança!
Boa sorte!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camilla disse...

Boa tarde! No dia 19/08 fiz cirurgia para retirada das amídalas e desvio de septo. As amídalas eram muito grandes. A cirurgia foi realizada pois tinha apneia do sono e roncava bastante. Ocorre que depois da cirurgia minha voz está fanha, como se tivesse falando com ovo na boca, e sinto catarro no final da garganta constantemente. Não aguento mais essa sensação de catarro e minha voz fanha. O que pode ter acontecido? O que devo fazer???? Tenho 34 anos e realmente minha respiração melhorou bastante e meu ronco diminuiu muito. Já não acordo mais com meu próprio ronco.

Unknown disse...

Bom Dia! Fiz a extração das minhas amídalas, e hoje completa 7 Dias da operação. Estou procurando fazer tudo correto para não acabar atrapalhando a cirurgia. Mas Algo me incomoda: a minha úvula não está com aspecto muito bom. Não dói, mas Ela está caindo sobre a língua me deixando receoso de engolir alimentos e saliva. Fui em uma médica, e ele me disse que estava tudo bem com o pós-operatório. Gostaria de saber o que posso fazer quais ações posso tomar para que minha úvula volte ao normal o quanto antes. Gelo sobre ela resolve? Água e sal? Tenho consulta apenas na terça feira agora e estou ansioso quanto a isso. Obg

Klébia disse...

Boa noite, Dr. Leonardo!Passei por uma cirurgia para extração das amígdalas devido formação de cáseos, no mês de fevereiro deste ano, e agora, depois de 7 meses começou a surgir cáseos no lado esquerdo, e só percebi devido o mal hálito. Por que isso? Foi erro do médico, por deixar parte da amígdala? O que devo fazer? Procurar o médico para ele avaliar? Desde já, agradeço sua atenção.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Procure o médico para te avaliar melhor, certo?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Será necessário uma avaliação para te dar uma posição mais precisa. Converse com seu médico

Ana claudia disse...

Boa noite Dra tenho uma filha de 4 anos é ela tem frequente inflamação de garganta só este ano ela teve umas 5 vezes .O que fazer neste caso

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!!
Só dando uma olhada mesmo para emitir opinião. Consultas pela internet são proibidas pelo CFM, ok?

Anônimo disse...

OLA, ESTOU AQUI PQ ESTOU PREOCOUPADO, IREI EXPLICAR TUDO, BOM NO DIA 4/10 NA MADRUGADA, FUI E EXPERIMENTEI E FUMEI CRACK PELA PRIMEIRA VEZ '-' O PROBLEMA FOI QUE QUANDO PUXEI TEVE UM MOMENTO Q ELA VEIO PRA BOCA ACESSA, E QUEIMOU MINHA UVULA, E HJ DIA SEGUINTE, ESTÁ ESBRANQUEÇADA, E SINTO MUITA DOR DE GARGANTA, NAO VOU MAIS USAR ISSO E TUDO ,POIS N SENTI NADA, MAS ESTOU MT PREOCUPADO COM MINHA GARGANTA E A UVULA..
SE ALGUEM PUDER ME DIZER SE TEM ALGUM REMEDIO CERTO OU XAROPE, A UVULA ESTA ESBRANQUIÇADA DOR INTENSA ... OBGRIGADO DESCULPA O DESABAFO ESPERO A COMPREENSAO E RESPOSTA JUSTA .

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!
A melhor coisa a fazer é procurar um médico para dar uma avaliada, principalmente depois de toda essa história.
Abs

Anônimo disse...

Boa Tarde Dr. Leonardo.

Tenho amígdalas grande e está me incomodando porque ronco muito e acordo com boca seca..meu otorrino sugeriu extrai-las e acho que vou mesmo...tenho 48 anos 65K e 1,66 e estou na menopausa engordei uns 3 k o Sr. acha que posso engordar mais? e quanto a voz pode mudar? a minha é abafada devido as amígdalas serem grande.

No Aguardo,

Att,

Iara - SC

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 348   Recentes› Mais recentes»