segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Paixão pelo Raul , parte II - " The TC´s revenge"

O tema Raio X volta sempre...e a paixão por ele também.

Já abordei esse tema antes aqui no site, se você não leu ainda clique aqui embaixo:
A Paixão pelo Raul

Dessa vez, venho acrescentar algumas outras informações.
O Raio X ainda é um método de diagnóstico muito utilizado, porém, com o passar dos anos as coisas mudam um pouco..graças a Deus, não??

Hoje em dia, o Otorrino pede exames mais específicos para você..logo, o Raio X ( O Raul..lembra?) não é muito específico..porque?

O RX ( abreviando Raio X) é um exame não tridimensional, isto é, quando você " bate" um RX da cabeça ( no caso da foto aí da direita, seios da face), todos os planos da cabeça são confinados em uma única imagem, pois o feixe de RX passa pelo seu corpo e imprime a imagem na lâmina, sobrepondo tudo..logo,o que você vê é uma série de imagens sobrepostas em uma única, podendo gerar confusões, devido a sua baixa tridimensionalidade.

Hoje, o RX simples foi realocado para a Tomografia Computadorizada ( imagem à direita),ou TC para os íntimos, onde uma série de imagens aparecem lado a lado, evidenciando várias camadas fotoráficas de corte,bem mais específico e tridimensional.


Por utro lado, temos o exame Nasofibrolaringoscópico ( eita nome grande!), que vemos na fotinho da esquerda, na qual uma câmera , bem fininha, adentra o teu nariz, verificando e visualizando por dentro o problema. Muitos otorrinos pedem esse exame para avaliar a sua Sinusite, mas o mais completo mesmo para o tal é a TC.

Portanto mais uma vez..esqueça o Raul..os dois Rauls ( ou 3, se você contar o Raul Gil...!Rs) já tiveram seus momentos de glória!!


Nenhum comentário: