quarta-feira, 4 de julho de 2012

A cirurgia da Carne Esponjosa!!!!

Até que enfim chegou esse momento..o momento da retirada da carne que aflige os narizes de todo o mundo! A Carne esponjosa!!!

Como eu já disse em outros posts( que você pode clicar aqui, aqui e aqui ), o termo designa vários problemas e a solução, em alguns casos cirúrgico, depende da Carne de origem. Mas veja bem..a opção de operar ou tratar com remédios depende do Otorrino..cada um tem uma visão, pois são seres humanos diferentes, ok?

Vamos lá:

1) A Carne no Papel da ADENÓIDE: A adenóide pode ser operada quando o tamanho é tão grande ( evidenciado em Raio X ou Nasofibroscopia) que seria muito difícil de tratar com remédio. Logo, não se perderia tempo em esperar sua atrofia na puberdade em detrimento de uma boa respiração nasal na infância e crescimento facial adequado
 A cirurgia:Sob anestesia geral ( sim, é com anestesia geral), retira-se a adenóide pela boca do paciente. Geralmente é tecnicamente tranquilo e de baixa duração cirúrgica quando feita isoladamente ( em muitos casos, opera-se a amigdala e a adenoide e aí o tempo cirugico aumenta), mas é sempre considerado um procedimento importante pelo fator anestesia e idade do paciente ( a maioria crianças de 2 a 6 anos, na média).
O pós operatório: Quando opera-se só a Adenóide é mais tranquilo, deve-se evitar esforço físico e alimentos muito quentes, além de evitar fazer força com o nariz( assoar, cutucar..)


2) A Carne no Papel dos Cornetos e Desvio de Septo: Como já foi explicado em outro post, que você pode ler aqui , pode-se operar o desvio de septo e os cornetos, dependendo da intensidade dos mesmos e também da ineficácia do tratamento clinico prévio ( lembre-se , isso varia de Otorrino para Otorrino). Para isso é bom avaliá-los com exame clinico e subsidiario ( como a tal da nasofibroscopia e a Tomografia de Seios da Face)
A cirurgia: Também com anestesia geral ( sim ,também), os cortes são realizados todos por dentro do nariz, onde é removido a porção do septo nasal que está "torta" e não o septo inteiro. No mesmo ato cirúrgico, remove-se parte dos cornetos , diminuindo seu tamanho (  a hipertrofia). Pode-se operar com uma Câmera por dentro do nariz ( veja a imagem do lado, vendo pela câmera , como se corta um pedaço do corneto na cirurgia chamada de Turbinectomia), o que nos tempos atuais diminuiu o sangramento nasal no pós operatório
O pós -operatório: Por falar nele, o pós op ( termo médico) pode variar de acordo com o uso do Tampão ou não.  O Tampão nasal consiste em um material que é colocado dentro do nariz depois do fim da cirurgia ( com o paciente ainda anestesiado) com o objetivo de estancar o sangramento nasal, já que o nariz  é uma estrutura muito vascularizada. Seu uso  antigamente era mais rotineiro, mas com o passar dos anos e com a melhora dos instrumentos cirúrgicos, ele foi menos utilizado, restringindo-se àqueles casos que , mesmo após todas as medidas possíveis serem feitas, o nariz continua sangrando antes do Otorino terminar a cirurgia. O principal cuidado com a cirurgia do Septo e dos cornetos é o sangramento pós operatório. Não costuma doer esse pós op, mas o sangramento e o nariz entupido no início do tempo de pós op podem acontecer. Para evitar o sangramento é orientado que o paciente evite fazer esforço físico, assoar o nariz, espirrar de boca fechada e ficar no sol, até o seu médico autorizar esses atos.

3) A Carne no Papel do Pólipo Nasal: O Pólipo  nasal vai merecer um tópico a parte em breve por aqui, mas vale adiantar que ele é um inchaço da parte interna do nariz, muitas vezes associado a alergia intensa, que provoca o entupimento  do nariz ( de um lado ou dos dois). Existe tratamento clínico e cirúrgico para ele.
A cirurgia: A cirurgia para a polipose ( o termo médico) é feita por dentro do nariz ( não se faz nenhum corte por fora) através de uma câmera ( endoscópio nasal), onde se opera visualizando na TV ( como uma laparoscopia, entende?..não?? sabe quando opera a barriga olhando a TV..? Não?? Põe no Google..), e o seu pós op e ato cirúrgico é muito semelhante à cirurgia dos cornetos e do septo ( normalmente também se opera essas estruturas no caso da Polipose)
O pós operatório: vide o tópico do Septo..é igual

Vale lembrar que essa explicação é bem resumida. Cada caso é um caso. A presença de um Desvio de septo por exemplo não é sinônimo de cirurgia.. Precisa-se avaliar a consequência dele na dinâmica da REspiração ( que bonito isso..vou usar mais vezes). Então sempre converse com Seu Otorrino.

 Outro detalhe ..se você operar o Desvio de septo e fizer uma cirugia plástica junto..o pós operatório é diferente, hein?!?! Aqui eu detalhei somente o aspecto da chamada cirurgia funcional..

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas..comente e divulgue isso para todos aqueles que também queiram tirar algumas dúvidas.  Comente aqui embaixo suas experiências e dúvidas! Até!!

366 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 366 de 366
Dr Leonardo Aluizio disse...

O corpo humano não é uma máquina previsivel matematicamente. A sua melhora depende do seu organismo e da técnica cirúrgica adotada, ficando difícil quantificar, ok?

Unknown disse...

Boa noite dr, me chamo anderson tenho 21 ,vou contra três fatos que acho que foram determinantes pro estado que estou hj, bom primeiro antes tinha um vicio de mecher no nariz e ficou torto e parece que quando eu durmo de um lado e fica torto e do outro também ,faz dois anos que eu usava cocaína e pos aparelho ortodôntico ,com esses dois fatos sentir que quando alguem chega perto de mim, sinto que provocar coceira nas mesma , de uns tempos pra ca , o que o sr pode me falar o que tenho que fazer, o que o sr acha. obrigado pela atencao .

Anônimo disse...

Oi, eu operei esse ano desvio de septo , adenoide ( esses eu sei que precisava operar ) , mais uvulopatofaringoplatia ( retirada das amidalas e mecher na uvula e palato mole ) essa parte eu nao queria a medica ficou insistindo, era por problemas respiratorios , queria saber o que essa uvulapotofaringoplastia melhora na respiração nasal ? Porque se devemos respirar pelo nariz entao nao tem sentido mecher nos orgaos da boca, acho que a medica queria ganhar mais dinheiro operando mais coisas num pacote só, estou muito chateado, pois essa parte da operação na boca me deixou meio triste, vi varios pontos negativos dessa operação de amigdalas e palato uvula, que mechem na voz, fica rouco mais rapido, pega mais infecção na faringe, até risco de ataque cardiaco tem uma pesquisa que diz que aumenta se tirar amigdalas etc, e eu só queria melhorar minha respiração operando septo e adenoide, acabou q agora estou com a saude vocal comprometida, resolvi um problema para ganhar outros , to indo em fonoaudiologa e ate psicologa com depressao, por ter feito essa cirurgia, o senhor sabe me explicar algo sobre isso ? Sei que desvio de septo eu tinha que operar pois nos exames de seios da face vi que a passagem de ar pelo nariz era muito pouco, se eu operasse so septo e adenoide nao seria melhor do que tirando amigdalas junto e mechendo no palato e uvula como minha medica quiz? Ela olhou muito rapido minhas amigdalas disse q era grande e tinha q operar mas nenhum exame comprovou isso. Hoje sei que existe um exame chamado sonoendoscopia que detecta exatamente onde ocorre a apneia, e as vezes nao eh amigdala e sim a posiçao da arcada dentaria, epiglote, base da lingua que se resolvem com um simples aparelho de dentista, nao precisa operar para tirar nada. Ficaria muito grato se me respondesse.

Anônimo disse...

Doutor Otorrino, boa tarde ! Meu nome é José, tenho 36 anos, sempre sofri com ronco, dormir de boca aberta, chegava a acordar de manhã com a boca seca até. Tinha crises de senusite algumas vezes. Diante desse quadro, fui no otorrino, ele fez exame de video-naso e constatou hipertrofia de adenóide e me informou que não é comum em adultos, depois de outros exames, marcou a cirurgia. Na cirurgia o médico já corrigiu, o desvio de spto nasal, o tamanho dos cornetos, a abertura das fosas nasais tbm poís estavam obstruídas, ou seja fez um geral. Mas ainda seno meu nariz muito entupido. A cirurgia foi em 13/08/2014, e até hoje meu nariz está CONSTANTEMENTE entúpido, logo, voltei ao médico que pediu novo exame de Video-Naso e constatou que ainda tenho 90% do espaço da ligação Nariz, Ouvido e Garganta o cupado por Adenóide, ele disse que Adenóide voltou! É possível adenoide voltar, eu com 36 anos?!! Ele sugere nova cirurgia.

Anônimo disse...

Olá Doutor

Fiz a cirurgia de desvio de septo a uma semana, e ainda estou com os slipts, mas estou sangrando muitooo, do lado esquerdo sai sangue com pus e do lado direito sai apenas pus, já estou entrando em desespero, o sangue não me parece normal.

Obrigada!!

Anônimo disse...

Olá Doutor tenho 21 anos e pretendo fazer a cirurgia pra diminur os cornetos hipertrofiados , porque ja usei tudo que foi remedio passado pelos otorrinos e nada resolveu esse problema . Ja faz uns meses que eu uso neosoro e ruim porque toda vez que eu uso tira meu olfato por isso quero me livrar o mais rapido possível dessa praga de remedio que vicia , gostaria de saber se depois desta cirurgia vou sentir os cheiros normalmente ? Desde ja agradeço sua resposta !

silvia disse...

Boa noite doutor hoje de manhã senti um incômodo no nariz com um pouco de dor de garganta e saiu algo parecido com pedacinho de carne do fundo do nariz saiu pela boca desde de ja meu muito obrigado ta um pouco dolorido na cavidade nasal

Unknown disse...

2609a algum tempo eu notei que quando meu nariz entope eu não escuto direito. Mais desde de jovem eu sempre ronquei e noto presença de sangue nas narinas. fui ao otorrino e realizei alguns raios-x e deu REDUÇÃO DA COLUNA AÉREA DA CAVUM, POR AUMENTO DE PARTES MOLES EM TOPOGRAFIA ADENOIDIANA, oque significa isso.... estou angustiada minha proxima consulta é daqui algumas semanas.

joão disse...

Ola Dr. sou joão fiz uma cirurgia de septo fui tubado em abril deste apos 8 dias comecei perder a voz constatei que quando estou no ar condicionado fico sempre sem voz fui na Dr.
a mesma afirma que o tubo afetou as minha corda vocal hoje eu me sinto triste por não saber o que fazer pois trabalho sempre com a mesma me ajude se poder fico muito grato e que Deus te abençoe sempre; de já agradeço.

joão disse...

Á DOUTOR, SOU EU JOÃO NOVAMENTE , ESQUECI DE DIGITAR QUE NO ULTIMO EXAMEN QUE FIZ CONSTATOU NA CONCLUSÃO


CONCLUSÃO :LESÃO DE ASPECTO GRANULOMATOSO EM PREGA VOCAL ESQUERDA.
AGUARDO UM COMENTÁRIO . DE JÁ AGRADEÇO NOVAMENTE .

Anônimo disse...

Ola, Dr. meu filho de 3 anos vai operar para tiras adenoides e amígdalas no dia 8/12. Estamos receosos pois no dia 26/12 viajaremos p a praia. O senhor achar que tem algum problema irmos para praia neste período. Comentei c o médico otorrino que vai fazer a cirurgia e ele não disse nada a respeito. Estou preocupada. Caso o senhor ache que no devemos ir eu remarco a cirurgia p depois que voltarmos. Aguardo seu contato. Grata. Liana.

Nayara disse...

Olá Dr. Tenho 17 anos e agora que saiu a cirurgia pra mim , fiz um exame com 15 anos para saber quantos porcento de adenoide , constatou 50% meu medo e que um pincer de nariz fino entrou para dentro do nariz, e depois sentir dores na garganta , mas agora não sinto mais nada minha mãe diz que e coisa da minha cabeça. Eu to com tanto medo no dia o que pode acontecer comigo ? Espero por sua resposta obrigado ��

dayanne disse...

Ola
Tenho uma carne vermelha dentro do meu nariz parece muito com carne esponjosa
tem um cheiro estranho,meu nariz tranca direto,sangra sempre.Passei com o medico ele me examinou e falou que eu não tenho carne esponjosa,que apenas o sangramento era apenas o trancamento do nariz e mudança de tempo.
Não fiquei comovida com a resposta do medico minha duvida é se é normal ter uma carne vermelha dentro do nariz?

Desde ja agradeço !!! =)

Maria Esther disse...

Olá, tenho 18 anos e a muitos deles sofro com rinite e rinosinusite herdados dos meus pais além de um problema nas amídalas em decorrência das crises severas. Já fui a vários médicos diferentes pra tratar esse problema. Faço tratamento medicamentoso mas alguns remédios parecem placebos no meu corpo. Relatei a um otorrino que tratou meu pai da sinusite, que meu nariz nunca desentope e que não sinto odor de nada, (exceto nos dias em que por um milagre, sinto o maravilhoso perfume do meu namorado, que por sinal a tempos não sinto). Após um exame de videofaringolaringoscopia notou-se que tenho hipertrofia dos cornetos mas meu septo é normal e me recomendou a cirurgia pra que eu pudesse voltar a respirar e evitasse alguns medicamentos por possíveis efeitos colaterais. Esse médico saiu do meu plano e tive que continuar o tratamento com outro otorrino que disse o oposto: não tenho nenhuma variação anatômica grave, não há necessidade de intervenção cirúrgica, os medicamentos são seguros e que nada que eu faça vai melhorar a rinite e a rinosinute (se bem que a cirurgia não teria essa propósito. Ou teria?). Eu e minha família estamos num dilema e não sabemos o que fazer. Como disse, sofro com isso a tempos e não aguento mais fazer "barulho" quando respiro, além das vezes que só respiro pela boca. Por outro lado, estou morrendo de medo... O que o senhor acha? A cirurgia seria o melhor caminho??
Desde já grata pela atenção!

Anônimo disse...

Ola operei de polipo de killian a um ano e meio mas sinto Dores do lado direito do meu rosto e normal eu ter dores mesmo depois de tanto tempo? E o que posso fazer?

Unknown disse...

Dr. Leonardo. Preciso de uma orientação meu nome é Maria e passei por uma crise que nunca tive de rinite do Dr. Olavo Mion disse que foi uma crise rinite. Passou já tem uns 3 meses a mais que um nariz entope a noite somente de um lado e quando viro muda de narina passa pra outra hoje dia 11/12/2014 acordei e vi que respirava pela boca nunca tinha acontecido isso fiquei preocupada. Por favor me ajuda por que estou em tempo de provas e vejo que acordo cansada como se não tivesse dormido. Desde já agradeço sua atenção por favor me ajude.

Anônimo disse...

Dr fiz uma cirurgia adenoide e desvio séptico foi uma opçao do otorrino roncava bastante e nao dormia direito foi quando ele pediu p fazer exame apineia do sono e o resultado foi hipopineia e apneia. achei q ia melhorar o cansaco mas continuo do mesmo jeito voltando no retorno o dr disse q tem q dar uma retocadinha. faço a cirurgia ou não?

Unknown disse...

Olá Doutor.
Eu descobri desde novinha que tenho carne esponjosa mas meus pais não autorizaram a operação quando ainda criança. Sempre tive dificuldade de respirar, ronco enquanto durmo, o céu da minha boca afundou e por conta disso tenho de usar aparelho odontológico. Isso ainda não o pior que poderia acontecer, porque há cerca de cinco semanas estou com o nariz entupido e piora de noite, minha garganta não sara e muito menos consigo respirar ou dormir bem. Queria saber o que devo fazer porque estou totalmente encomodada com essa situação e não sei o que devo fazer.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Procure um Otorrino para que você seja examinada e tratada de modo adequado, certo?
Abs

Dr Leonardo Aluizio disse...

A cirurgia depende de cada caso.. fica difícil te dar opinião sem te avaliar, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

O tratamento da Rinite depende muito do atual estágio da crise em cada paciente. Recomendo que vc procure seu Otorrino para um bom exame interno do nariz, certo?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pode ser uma sinusite.. seria bom vc ser avaliado por um Otorrino

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pela sua historia, provavelmente sim.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Depende.. só dá pra saber olhando mesmo a tal " carne".

Dr Leonardo Aluizio disse...

Puxa vida, fica dificil eu saber sem olhar o seu nariz por dentro...
Seria melhor você pasar em um otorrino, não? Consultas pela internet não é o ideal....

Dr Leonardo Aluizio disse...

hmmm
Náo sei se você operou, mas se fosse meu paciente eu não recomendaria, certo?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Provavelmente deve ser um granuloma de processo vocal, secundário à entubação.
Não é nada grave, se for isso, mas passe em um Otorrino para tratamento adequado

Dr Leonardo Aluizio disse...

É a Adenóide.
Leia mais no blog sobre ela.. está tudo lá, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

É bem raro..
siga as orientações do seu médico

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
A decisão cirurgica cabe exclusivamente ao cirurgião. Fica difícil eu te dizer o porque de uma decisão tomada por outro colega, mas o que eu posso te dizer é que o fato da sua garganta inflamar pode ser decorrente de outras coisas. A cirurgia das amigdalas, se fosse prejudicial ao organismo, não seria indicada.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Em todo caso urgencial, ao invés de escrever por uma resposta na internet, é melhor fazer uma visita ao médico, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Em todo caso urgencial, ao invés de escrever por uma resposta na internet, é melhor fazer uma visita ao médico, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pode ser que sim... pelo que você descreve, talvez seja a ultima alternativa mesmo. Boa sorte!!

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pela descrição pode ser uma Rinite. Marque um otorrino para uma avaliação completa do seu nariz, certo?

Unknown disse...

Desvio de Septo Fica Com mal cheiro depois ?

Anônimo disse...

Dr. eu fiz uma rinoplastia secundaria há 20 dias, pois a ponta do meu nariz voltou a descer após 4 anos de uma rinoplastia primária. Além de ter mexido no meu septo para colocar enxerto na ponta, o medico também fraturou nas laterais. O problema é que estou com respiração sonora do lado direito, onde dá para enxergar uma parte do septo exposta (dá pra ver o branquinho do osso). Enfim, o médico encontra-se fora da cidade e me passou por mensagem um spray nasal chamado NASONEX. Contudo, lendo a bula vi que ele contem corticosteroide, que dificulta ainda mais a cicatrização. O que o senhor me diz?

Anônimo disse...

Olá Dr. Boa noite . gostaria de saber sobre esse problema que tenho com meu Nariz, pelo dia passo horas como se estivesse gripado .. e a noite pra dormir e muito dificil .. não cnsigo respirar , não sinto cheiro de nada , e fico com muito " Fungado" no nariz .. e as vezes consigo dormir bem quando uso o "Neosoro" .. isso pode ser oque doutor ? Aguardo reesposta Obrigado

Dr Leonardo Aluizio disse...

Não muito

Dr Leonardo Aluizio disse...

Você pode ter uma Rinite.. procure um otorrino para examinar seu nariz.

Carlos disse...

Bom dia Doutor,

Estarei realizando uma cirurgia de desvio do Septo. Fui informado que esforço físico não deve ser feito nos primeiros 10 dias após a cirurgia. Com relação a atividade sexual, o tempo é igual?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Sim.. pois envolve esforço físico

Dr Leonardo Aluizio disse...

Eu digo que precisaria examinar o seu nariz para dar uma opinião mais direcionada

Taci disse...

Dr. me chamo Taci eu fiz uma rinoplastia secundaria há 20 dias, pois a ponta do meu nariz voltou a descer após 4 anos de uma rinoplastia primária. Além de ter mexido no meu septo para colocar enxerto na ponta, o medico também fraturou nas laterais. O problema é que estou com respiração sonora do lado direito, onde dá para enxergar uma parte do septo exposta (dá pra ver o branquinho do osso). Enfim, o médico encontra-se fora da cidade e me passou por mensagem um spray nasal chamado NASONEX. Contudo, lendo a bula vi que ele contem corticosteroide, que dificulta ainda mais a cicatrização. O que o senhor me diz?

fhanny disse...

olá eu fiz essa cirugia para remover as amidalas e carne no nariz com 4 anos. mas agora com 17 voltei a roncar forte novamente, e sinto leve dores no ouvido..queria saber se é possivel que as amidalas ou a carne no nariz possa ter voltado a crescer?(stephanie nasaré)

Unknown disse...

Bom dia Dr. fiz a duas semanas atrás, a cirurgia do septo, turbinoplastia, cornetos, rinoplastia, e percebi que formou uns caroços nas laterias do nariz. No lado direito está maior que o esquerdo. Quero saber o que é esses carocinhos, e se com o tempo de recuperação isso vai sumir.
Desde já agradeço,
Ana

Anônimo disse...

Boa Noite Doutor, fiz uma septoplastia a 8 dias e retirei os splints no sétimo dia, mas acordei hoje com o nariz inchado, na parte onde foi feita a correção do septo e está bem sensível é normal?
Desde já muito obrigado.

Anônimo disse...

Olá, eu gostaria de saber se a polipectomia nasal, ou seja, se esse procedimento é coberto pelo SUS, pois eu preciso fazer, mas não tenho condições financeiras de fazê-lo.
É uma pergunta bem tola, porém preciso saber, pois estou sofrendo com polipose nasal há dois anos.
Desde já agradeço

ANDRÉIA disse...

Olá, estou me tratando com um médico de doenças respiratórias e não estou tento resultado, já me trato a 1 ano, sinto uma secreção que desce do nariz para a boca e é direto tomo o remédio cloridrato de cetirizina 3mg/ml por dia tomo 5ml e uso sprey nasal omnariz todos os dias, não sei mais a quem recorrer, sendo que fiz exames até do estômago pensando que fosse refluxo e não é, se poder me ajudar agradeço!

Unknown disse...

Olá dotorrino fiz cirurgia para retirada de pólipos nasais nas duas narinas desvio de septo de sinusite e corneto já fazem 40 dias voltei a sentir cheiro e gosto das coisas e respirar melhor pelas narinas só que após 40 dias sinto um mau cheiro no nariz e minha narina esquerda não está tão desentupida como a direita esses sintomas são normais após 40 dias de cirurgia?

Unknown disse...

Olá dotorrino fiz cirurgia para retirada de pólipos nasais nas duas narinas desvio de septo de sinusite e corneto já fazem 40 dias voltei a sentir cheiro e gosto das coisas e respirar melhor pelas narinas só que após 40 dias sinto um mau cheiro no nariz e minha narina esquerda não está tão desentupida como a direita esses sintomas são normais após 40 dias de cirurgia?

Unknown disse...

Pesquisando sobre pós cirúrgico de uvulopalatofaringoplastia encontrei seu blog. Li a maioria dos relatos e passei por todos. Estou operada a 19 dias e no momento o que mais me incomoda é a falta de paladar e olfato. Tudo que como tem gosto amargo e ruim os cheiros também estão afetados. Eu fiz também septoplastia, sinusetomia, etmoidectomia e cauterização linear de cornetos. Meu médico disse que vai voltar ao normal, mas estou achando tudo muito estranho.

Unknown disse...

Pesquisando sobre pós cirúrgico de uvulopalatofaringoplastia encontrei seu blog. Li a maioria dos relatos e passei por todos. Estou operada a 19 dias e no momento o que mais me incomoda é a falta de paladar e olfato. Tudo que como tem gosto amargo e ruim os cheiros também estão afetados. Eu fiz também septoplastia, sinusetomia, etmoidectomia e cauterização linear de cornetos. Meu médico disse que vai voltar ao normal, mas estou achando tudo muito estranho.

Anônimo disse...

ola dr meu marido fez a cirurgia de desvio de sepit a 5 mes e tem mal cheiro quando solta a respiracao . o que fazer.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Gloria, a tendência é voltar ao normal sim, mas às vezes demora.

Dr Leonardo Aluizio disse...

O ideal seria dar uma examinada no nariz por dentro para verificação

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha , depende muito da técnica utilizada pelo seu otorrino.. Não tem como eu te dar uma opinião sem avaliar o seu nariz.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Andreia, quando se tem esse tipo de problema ou é relacionado à Rinite, ou pode ser Sinusite Crônica ou até mesmo o refluxo... Nesse caso, um bom exame endonasal e uma avaliação tomográfica complementar podem ser úteis, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Acredito que sim.. Dependendo do lugar onde você está, existem grandes centros que fazem, em geral associados a faculdades de medicina ou serviços de residência médica

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pouco provável. Você provavelmente deve ter outro problema que desencadeia tais sintomas

Dr Leonardo Aluizio disse...

Em primeiro lugar me desculpe a demora em responder.. Às vezes não dá tempo de responder um a um de modo mais rápido.. Pela sua descrição, provavelmente deve ser um problema anatômico com a estrutura cartilaginosa do nariz, o que talvez o spray não resolva muito, mas para dar uma opinião certeira o melhor seria analisar o nariz e examiná-lo por dentro.
Coverse com seu médico

Unknown disse...

Gostaria de sabe se a minha adenoide e responsável pela minha bactéria na garganta e pelo meu ouvido esta escorrendo uma secreção com cheiro de pus, e também e normal pode ver adenoide pelo espelho.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Oi Juliana!Leia mais no site sobre a adenóide. Não é o que você vê no espelho.

Unknown disse...

oi dr minha bebe tem quase 6 mes ela tem u nariz fechado tem que ela nao respira qd ela nasceu saiu hum liquido ate hoje sai tem vez que sai amarelo tem vez que sai uma gosma tasparennte

Anônimo disse...

ola doutor MEU FILHO TEM 2 ANOS E 3 MESES E JA MAIS DE UM ANO SOFRE COM A MA RESPIRACÃO ELE RONCA MUITO DORME COM A BOCA ABERTA.JA LEVEI ELE NO OTORRINO ELE ME DOIS ESPREIS PARA O NARIS MAS NAO ADIANTOU NADA . O Q FACO

Unknown disse...

Excelente blog Doutor, Parabéns. Passamos recentemente por um grande estresse, por 2 cirurgias em nossa filhinha. Adenoidectomia com 2,5 anos e apenas 5 meses depois teve que se submeter à amigdalotomia, devido a tantas apneias que apresentava conforme mostro em videos em meu blog http://amigdalaseadenoides.blogspot.com.br/
Obrigado por ajudar, pois há diversos pais aflitos neste momento com os mesmos problemas. Um abraço e fique com Deus.

Unknown disse...

Olá Doutor.
Me chamo Frederico e moro em Recife/PE. Tenho um filho que atualmente tem 18 anos. Desde a adolescência ele tem irritações no nariz como se fosse um resfriado ou uma alergia e fica soando o nariz o tempo todo. Sai um pouco muco ao soar e percebo que tem odor desagradável. Na sua opinião o que deve ser e o que devo fazer?
Agradeço desde já a atenção

José Frederico Neto

Dr Leonardo Aluizio disse...

Ola!
Obrigado pelo apoio!
Abraços

Anônimo disse...

olá..! vou fazer a cirurgia para a retirada das amidalas, eu posso retirar tbem os cartuchos? ou tem que ser uma de cada vez.,,tenho 27 anos!,,desde já mto obrigado!

B.P disse...

Ola! Eu fiz uma tomografia computadorizada a pedido do meu medico. Nela pode-se observar que meus cornetos nasais estao maiores que o normal, tampando a passagem de ar. Verificou-se tambem que ha um desvio de septo.

O otorrino (foi minha segunda consulta com ele) me passou apenas Nasonex e disse que o desvio de septo nao é tao grande a ponto de uma cirurgia ser necessaria.

Apesar de meus relatos sobre os tratamentos que ja fiz durante boa parte da minha vida (sprays - inclusive nasonex, homeopatia), mesmo assim sai do consultorio apenas com a receita para o Nasone e nada mais.

Tenho 24 anos e nao durmo adequadamente pois nao consigo respirar direito, em especial durante a noite, nao consigo fazer exercicios fisicos pois em algum momento no consigo mais respirar, etc. Fiquei muito decepcionada pois quero melhor minha qualidade de vida, mas o medico nao me escutou.

Minha pergunta: devo usar o nasonex?(mesmo ja tento usado no passado e meu problema ter persistido). Tenho uma consulta com um otimo otorrino mas esta acontecera apenas em 1 mes. Ate la nao sei se devo usar o spray ou nao.
Obrigada.

B.P

Unknown disse...

Doutor faz 25 dias que diz cirurgia de desvia septo e meu nariz está com mal cheiro forte até hoje. É normal?
Por favor me ajude estou desesperada.
Só querendo ressaltar que estou lavando umas sete vezes por dia com soro e usando a pomada quadriderme 3 vezes ao dia.

Unknown disse...

Olá Dr. Fiz uma cirurgia de adenóide,quando eu tinha uns 13 anos de idade,e gostaria de saber se quando opera de adenóide retira a metade da cartilagem ? Obrigada .

Anônimo disse...

Dr. Eu queria saber oque eu posso ter com esses sintomas, nariz intopido de um lado ou os dois e escorre mto durante o dia todo, fui ao P.A e a medica disse q poderia ser uma rinite alergica. Ai comprei NOEX no comeso ajudo mto depois de um tempo n fez mais efeito , queria saber com base nisso poderia ser oq rinite alergica ou ate mesmo carne espanjosa ate pq meu pai tem . Me ajuda? Aguardo resposta!

Anônimo disse...

Dr. Eu queria saber oque eu posso ter com esses sintomas, nariz intopido de um lado ou os dois e escorre mto durante o dia todo, fui ao P.A e a medica disse q poderia ser uma rinite alergica. Ai comprei NOEX no comeso ajudo mto depois de um tempo n fez mais efeito , queria saber com base nisso poderia ser oq rinite alergica ou ate mesmo carne espanjosa ate pq meu pai tem . Me ajuda? Aguardo resposta!

Anônimo disse...

Olá Doutor

Fiz um procedimento de desvio de septo e retirada de parte dos cartuchos. Estou a um mês e meio e sentindo as mesmas dores na face e cabeça que sentir antes da cirurgia. Mesmo com o médico me passando mais 14 dias de Novamox, estou na metade do tratamento e com os mesmos sintomas. Dores na face, ouvido, cabeça, sensação de pressão e perda de equilíbrio. O que fazer?

Admilson pereira disse...

oi Doutor fiz essa cirurgia da adenoide e amidolas e continuo ainda roncando.sera porque engordei um pouco? o q faço

Unknown disse...

Boa Tarde Dr, queria tirar uma dúvida. No caso ao ser feito a cirurgia e o otorrino garantir satisfação, se precisar refazer os gastos são meus ou é obrigação do médico custear os gastos??

Dr Leonardo Aluizio disse...

Alex, são comuns.. Vale a pena dar uma examinada no nariz, ok?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Stephanie, pouco provável... Você pode roncar por outros fatores também..
Leia mais no site sobre isso

Dr Leonardo Aluizio disse...

Não.. A adenoide não é tecido cartilaginoso.. A cartilagem a qual você se refere é o septo nasal ( tem um tópico sobre ele no site)

Dr Leonardo Aluizio disse...

Desculpa Marilucia.. Não entendi

Dr Leonardo Aluizio disse...

Sim, pode ser! O sedentarismo é outra causa..
Tudo depende de avaliação

Dr Leonardo Aluizio disse...

Passar no Otorrino e avaliar mais especificamente a cavidade nasal

Dr Leonardo Aluizio disse...

Seria bom um exame mais apurado da cavidade nasal ( nasofibrolaringoscopia ajudaria)

Dr Leonardo Aluizio disse...

Ana
Precisaria examinar pra saber o que é, certo?

Mns disse...

Olá Doutor! tenho 36 anos e desde criança sempre tenho uma das narinhas entupida. O estranho é que sempre se alternam, uma hora uma tá completamente entupida, depois as duas ficam parcialmente entupidas até a outra ficar completamente entupida. Nunca fui ao médico ver isso. Será carne esponjosa? Porque a obstrução se alterna entre uma narina e outra? Desde já obrigado!

Anônimo disse...

Boa tarde!

Fiz uma cirurgia para retirada de cisto nasolabial lado direito há três meses e até hoje estou com a narina direita e parte da gengiva abaixo da narina, anestesiados. sinto que que esta parte esta presa, impedindo o movimento natural de movimentar o nariz e sorrir. Não existe mais sincronia nesses movimentos, uma narina se movimenta a outra não, ainda anestesiada. Já retornei ao médico três vezes ele so alonga o prazo para melhora: duas semanas, 2 meses, 3 meses e agora seis meses. Vou melhorar? ter os movimentos de volta na narina direita?

Anônimo disse...

Olá Doutor,
Fiz esse mês cirurgia de desvio de septo e cornetos, após 7 dias (hoje) voltei no médico como solicitado, e ele viu que o que estava trancando minha respiração era que havia coagulado sangue dentro do meu nariz em forma de uma bolha dentro da carne, ele puxou o sangue e deu duas seringas, porém, ao chegar em casa meu nariz estava trancado novamente, eu desconfio que ou ele não extraiu todo sangue do coagulo ou então se encheu novamente.

Meu outro retorno está previsto só pra daqui 30 dias, eu quero saber se tiver coagulo em forma de bolha dentro da carne, passando esse prazo de 30 dias se mesmo assim ele vai conseguir extrair isso para eu ficar com o nariz livre?
Não vai endurecer e virar tecido que não dá pra extrair? ou dá normalmente?
Como moro em uma cidade diferente de meu médico, e além disso ele pediu pra voltar lá daqui 30 dias, para mim financeiramente ficaria inviável tentar voltar antes.

Mesmo após 30 dias o coagulo que esteja embutido dentro da carne, pode ser removido?
Não me refiro esses coagulos que se retira assoando o nariz, de fato esse tipo pelo que entendi é só com a seringa, por estar dentro da pele.

Preciso muito dessa resposta.


Muito Obrigado.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Devem ser os cornetos ( leia mais no site sobre eles). Essa alternância chama ciclo nasal e é fisiológica

Dr Leonardo Aluizio disse...

Puxa vida... Veja bem : se for coágulo dá pra amolecer com lavagem nasal com soro e o coágulo por si só pode ser removido

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pode acontecer de demorar, mas tudo isso depende do grau do cisto e da técnica utilizada, o que fica difícil pra eu te dar uma previsão de melhora

Bruna disse...

olá Dr,
Meu nome é Bruna tenho 23 anos e tenho dificuldade para respirar , para falar algumas palavras , e principalmente para cantar , sinto que minha voz sai pelo nariz , ñ consigo alcançar notas mais pois perco o folego , será que tenho adenoide ? também sofro com as secreções todos os dias , tem algum medicamento que pode me ajudar ? ou só com cirurgia ?.obrigada

Unknown disse...

Obrigada por existir doutor.
Meu filho fez uma cirurgia de retirada das adenoides e amígdalas no dia 29/07/15, ontem à noite dia 01/08/15 comecei a sentir um mau cheiro horrível saindo pelo nariz dele, um cheiro de coisa podre tipo bicho morto. Fiquei muito preocupada pois estou lavando com soro fisiológico. Isso é normal do pós cirúrgico? Hoje dia 02/08/15 após escovar os dentes e lavar o nariz com soro o mau cheiro está saindo da garganta também e pude observar que aonde foi retirado as amígdalas existe uma crosta branca parecida com a infecção de garganta mas tá grandona li no Google que esta crosta é normal e que não deve ser retirada para não estragar a cirurgia. Isso procede?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!
Procede sim, são asplacas de fibrina.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Bruna, leia os outros tópicos do site que suas dúvidas serão respondidas.

Unknown disse...

Olá, Doutor.
Desde meus 15 anos percebo uma carne mair dentro de uma das minhas vias aéreas. Um lado é limpo e sem obstrução o outro tem uma "carne" inchada como uma bolha que obstrui a saída e entrada de ar e percebi que de uns anos para cá vem aumentando e dificultando minha respiração, reduzi as atividades físicas por conta disso. Tirei duas fotos qe ficam nitidas a "carne" em meu nariz. Pena não poder postar aqui. Quem devo procurar? Tenho pânico com cirurgias. Tem um email que eu possa enviar-lhe as fotos? Obrigada

Unknown disse...

Olá Dr.

Tenho um filho de 12 anos, devido a um quadro de Alergia levei no Otorrino e fazendo um exame nasal, verificou que ele tem 70%da respiração comprometida na Narina direita e foi indicado para a cirurgia.
Gostaria de saber se tem algum tratamento clínico e se for mesmo fazer a cirurgia como é o Pós operatório, quais os cuidados que temos que tomar por quantos dias deve permanecer em repouso.
Ele pratica esporte é goleiro e joga profissionalmente, quantos dias deverá permanecer em repouso e se tem alguma Proteção para se colocar no Nariz em dia de jogo.
Obrigada.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Bom:
Primeiro- existe um tto clinico sim e ele visa melhorar o quadro alergico q qdo exacerbado aumenta o tamanho da adenoide

Segundo: atividade física somente um mês após a cirurgia. O repouso é dependente da técnica cirúrgica utilizada.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!
O email está no perfil do google no site
O médico indicado é o otorrino

Unknown disse...

Olá Doutor, meu filho de 3 anos, Ronca bastante alto,respira pela boca, tem a voz as vezes fanhosa, as vezes não escuta muito bem, não dorme direito,sempre com nariz escorrendo,estou bastante preocupado com esse problema será que é Adenóide, carne esponjosa, gostaria muito da sua ajuda. Obrigado

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Bruno!
É sempre bom dar uma avaliada.. Pode ser sim, como também poderia ser uma Rinite, por exemplo. Esse diferencial é importante para o tratamento adequado.
Abs

Unknown disse...

Boa noite doutor,
Meu bebê nasceu bem não precisou de nenhum cuidado especial porém notei que ele parecia está com as vias aéreas superiores congestionada os primeiros 3 meses dele foi bem difícil pq ele não conseguia dormir nem 2h direto mais achava q poderia ser cólicas porem qd ele completou 5 meses ele pegou uma virose ai sim a respiração dele ficou impossível levei ele no pronto socorro e a pediatra pediu para aspirar a secreção porém não havia secreção e ainda a aux teve dificuldades para passar o tubo consequência disso machucou bastante ele teve muito sangramento e ficou enjoado por alguns dias sem se alimentar. Sabia q havia algo de errado com o meu bebê pq desdo do nascimento ele não dorme direito respira com dificuldade e sempre pela boca fora a apneia e os gritos horríveis na madruga. Levei ele no otorrinolaringologista e o médico ficou chocado com o tamanho da adenóides dele após o raio x e já disse logo esse caso e cirúrgico e me perguntou mãe esse bebê consegui se alimentar normalmente a resposta e sim mas tenho q fazer várias paradas durante a alimentação para ele respirar. Qd fui marcar retorno com os exames de sangue para a cirurgia fui informada que só o ano que vem. Minha pergunta e será que tem problema esperar até o ano que vem meu bebê tem 7 meses? Existe uma idade ideal para a retirada das adenóides? Passo meu bb no HU da USP

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha.. Pelo que você descreveu, eu sugeriria um exame mais apurado da respiração nasal dele.. Em alguns casos , solicitamos exames mais específicos ( como a nasofibrolaringoscopia), mas uma conclusão melhor do caso

Anônimo disse...

Dr. Leonardo,
Fiz a cirurgia de desvio de septo + cornetos em 15/07/2015. Efetuei 2 retornos após a cirurgia, o ultimo aconteceu após mais de um mês após a cirurgia.
Não resolveu o problema, eu estou desesperado, continuo não conseguindo respirar, e de tanta força que tenho que fazer pra tentar puxar ar pelo nariz, fico até zonzo, eu também não sinto cheiro.

Questionei o meu médico, e disse que não teve melhoras, porém o médico olhou o nariz, e mesmo após os questionamentos todos me disse que o meu nariz não tem nada, enfiou um ferrinho dentro do meu nariz para mostrar que o ferro passava, e que portanto a passagem estava livre. Questionei de todas as maneiras que não estou respirando, mas o mesmo simplesmente não ligou, e teimou que está tudo ok, até pedi que me passasse algum remédio, e ele se recusou.

Diante disso, não sei o que fazer, pois não estou mentindo, eu não respiro, estou sofrendo muito, porque eu já tenho esse problema há mais de 10 anos. Não tenho como voltar lá e teimar novamente, eu fiquei decepcionado.

Fiz a cirurgia pelo SUS, pois não tinha e não tenho condições de pagar particular "R$7.000,00", e mesmo que eu conseguisse esse dinheiro, eu agora temo acontecer o mesmo, e o médico só ganhar dinheiro, mas meu problema não resolver nada.

Não sei se o médico simplesmente teimou que estava tudo ok, para não ter que refazer a cirurgia novamente. Aliás estamos falando de SUS.

Doutor, chego a pensar que eu tenho polipo nasal, porque vai que o médico não "enxergou" nada devido ser algo mais profundo, mais escondido.

Qual exames eu posso solicitar para que confirmem se tenho polipo ou alguma coisa dentro do nariz atrapalhando a passagem de ar? Digo um exame muito detalhado, que de fato seja capaz de identificar com clareza.
Nunca foi feito em mim, aquele exame que mostra o nariz em um telão, mesmo em uma consulta particular que tive.

Me passa o nome dos exames? além disso o que o senhor me indica fazer? visto que já fazem mais de 2 meses, e de fato não houve melhores, sinto até pior. Obs: uso soro para lavar as narinas diariamente, e não há melhora alguma.


Muito Obrigado.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha, nesses casos o ideal seria fazer uma Tomografia e uma nasofibroscopia, para uma avaliação global do caso, certo?

Matheus disse...

Bom um pouco antes de fazer a cirurgia o medico me receito um remédio e um AMNARIS para ver se esse dois abaixasse a carme esponjosa, quando eu fui para a cirurgia foi normal no começo era difícil respirar como eu já era acostumado a respirar pela boca eu respirava bem pouco pelo nariz e o medico deu dois líquidos para passar mas eu não cuidei, eu fiz com 14 ano passado hoje estou com 15 e esta aparentando querer votar, você teria alguma solução ? Obrigado

matheuss.tristao@hotmail.com se poder mandar a resposta por email

Unknown disse...

sou o anderson s campos e hoje acordei com uma sençassao que meu ouvido estava tapado, eu ouço mais com uma sençação tipo de agua no ouvido, pesquisei e superficialmente vi que pode ser perfuração de tipano , eu limpei e saiu tipo uma cera preta, mim mande um email com ajuda por favor... gostei muito do blog , meu Email é andersonpoetapublicitario@hotmail.com , desde já muito obrigado.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
A melhor coisa que você deve fazer é passar em consulta com Otorrinolaringologista para avsliar o seu ouvido, antes de pensar que pode ser uma perfuração, ok?
Abs

Adelaide disse...

Olá!!!
Fiz todos os exames relacionados a polipos e desvio de septo... A médica me pediu uma tomografia e estou no aguardo. O exame de videoendoscopia nasal não foi possível de ser realizado, pois a narina esquerda está completamente obstruída. Sinto dor de cabeça contínua, as vezes muito forte, sempre, dia e noite. A fonte do lado esquerdo parece inchar de vez em quando e meu olho esquerdo dói também... parece bem interno e não parece dor de sinusite. Essas dores podem decorrentes do polipo e desvio do septo? Se puderem me dizer algo fio feliz... obrigada!!!
Adelaide

Dr Leonardo Aluizio disse...

Provavelmente sim e também por uma possível sinusite crônica associada.

Anônimo disse...

Olá Doutor,
Tenho uma pergunta que não está relacionada ao tópico, mas agradeço se puder me responder!
Quando vou engolir, noto que minha garganta faz tipo um desvio para o lado esquerdo, dá pra ver isso olhando no espelho, e também tocando. Porém já mostrei ao meu médico, e ele não deu atenção, apenas "olhou, sem tocar" e disse que deve ser apenas relacionado a anatomia, ou seja, agindo na adivinhação.

O senhor poderia me dar uma ideia do que pode ser isso? eu vou procurar outro médico, mas antes disso gostaria que o senhor me desse pelo menos uma ideia do que poderia ser isso.

Detalhe: não sinto que ao engolir a passagem da garganta é totalmente livre, sinto certo incomodo, não tenho dor, mas sinto algo desagradável ao engolir.

Obrigado.

Anônimo disse...

olá dr meu filho tem 3 anos fez o raio x de cavum quando tinha 1 e meio e deu adenoide,agora recentemente o otorrino pediu outro,pois ele ja tomou varios medicamentos e as crises mesmo assim estao vindo,ele roca a noite,apneia,nao quer se alimentar,esta perdendo peso,o raio x recetemente deu aumento na coluna da rinofaringe,o que quer dizer?é caso de cirurgia?acho ele tao novinho.

Anônimo disse...

Olá Doutorrino
Meu nome e thaisa tenho 19 anos desde criança fui diagnosticada com adenoide porém meu pai optou por não fazer a cirurgia...Aproximadamente 7 anos atrás venho respirando com dificuldade as vezes estou próxima ao ventilador e meu nariz DOI sem falar que escorre o tempo todo. Minha pergunta e posso fazer a cirurgia ?

Tales André disse...

tenho desvio de septo,bronquite rinite alérgica e adenoide meu nariz vezes fica inchadinho nas áreas laterais fui no medico ele me disse que eu tenho que esperar até meu 18 anos para fazer a cirurgia de adenoide pois minha face vai modificar até os 18 anos ainda tenho 15 . será que é a adenoide responsável pelo inchaço e se eu fizer a cirurgia ?vai melhorar?

Anônimo disse...

Ola doutor ...
Eu tenho 17 anos e dês de quando nasci sofro com oque os médicos dizem ser uma carne espanjosa, eu não respiro nada pelo nariz,vivo com um resfriado que nunca sara,vivo com o nariz escorrendo. Ao acordar a minha carne esta mais pra dentro do nariz quase não da pra ver,mais ao decorrer do dia ela vai saindo e chega ate a ponta do nariz, eu tenho muita vergonha, oque eu realmente tenho ?

Raquel Martinely disse...

Olá, minha filha tinha 4 anos quando passou pela cirurgia de adenoide. Fazem agora 1 ano e 2 meses, porém a mais ou menos 2 meses ela esta com o nariz cheio com frequência, esta mais cansada e roncando. Esse sintomas eram comuns antes da cirurgia e depois desapareceram. Gostaria de saber se há possibilidade da adenoide voltar a crescer. Obrigada.

Raquel Martinely disse...

Olá, minha filha tinha 4 anos quando passou pela cirurgia de adenoide. Fazem agora 1 ano e 2 meses, porém a mais ou menos 2 meses ela esta com o nariz cheio com frequência, esta mais cansada e roncando. Esse sintomas eram comuns antes da cirurgia e depois desapareceram. Gostaria de saber se há possibilidade da adenoide voltar a crescer. Obrigada.

Cristiane sou disse...

Ola dr bom dia!
fui diagnosticada com desvio de septo e hipertrofia dos cornetos vou fazer a cirurgia,ultimamente tenho tido muita dificuldade pra respirar,chego ate sentir mal estar,por conta da respiraçao nao entar direito,com a cirurgia vou respirar normalmente?O q posso esperar dela?Minha respiraçao e dolorosa quando passa pelo nariz por isso eu sinto cada uma delas.aguardo sua resposta,obrigada!
tenho 37 anos a dois anos descobri esse problema!

Vitoria disse...

Olá. Doutor meu nome é. Vitoria ha uns meses atrás. Comecei. Sentir meu nariz entupido fiquei mexendo nele achando que era sujeira. Mas. Nao. Fui olhar no espelho e vie uma carne bem grande como se fosse enchada vermelha que encomodar muito isso e so de um lado do nariz as vezes chega a doer com incomodo as vezes ela fica do tamanho normal e de repente fica grande de novo sinto coceira no nariz. E quando durmo acordo com a boca seca por favor doutor mim ajude .obrigado.

Ana Paula disse...

Boa tarde!
Meu filho tem 5 anos e a médica pediu pra fazer uma radiografia do cavum.
Apresentou importante aumento de volume das partes moles na região do cavum,determinando obstrução subtotal da coluna aerea do nasofaringe.
O que significa?
Obrigado

Anônimo disse...

Dotor eu estou com essa carne esponjosa e estou com mal cheiro no nariz e mal hálito e ja tomei vários remédios mas nenhum resolve o q eu faço

Anônimo disse...

Olá Dr. sei que este post é antigo, mas tenho uma dúvida faz tempo e somente com pesquisas não consegui entender exatamente...

Qual a diferença entre corneto hipertrofiado e polipo nasal?
E se algum desses sintomas também faz a face crescer inadequadamente (Face alongada) ou seria no caso só a adenoide que causa o crescimento inadequado da face?

Ficaria muitoo grata pelo esclarecimento, desde ja obrigada pelas informações... blog muito explicativo, ja ajudou bastante.

Att.
Aline

Unknown disse...

Boa noite Drº,

Fiz cirurgia de desvio de septo, rinoplastia , cornetos e retiradas das amígdalas a exatos um ano, e fazem umas três semanas ou mais que venho tendo muita coriza(sem catarro), isso tem me incomodado muito, será que tem alguma relação com as cirurgias? Segundo a médica que me operou a recuperação leva em torno de um ano e meio, más eu não tinha isto, o que devo fazer?

Grato,

Ulisses

Unknown disse...

Tenho concha média bolhosa bilateral. Sinto muita falta de ar. O otorrino passou apenas spray nasal. Sinto muita falta de ar. Alguém pode me ajudar?

Unknown disse...

Tenho concha média bolhosa bilateral. Sinto muita falta de ar. O otorrino passou apenas spray nasal. Sinto muita falta de ar. Alguém pode me ajudar?

Unknown disse...

Tenho concha média bolhosa bilateral. Sinto muita falta de ar.

Anônimo disse...

farei uma cirurgia de carne esponjosa nas duas narinas e desvio de septo, meu nariz é pequeno, porem gordinho, quero saber se vai mais fininho, se dá diferença na parte estetica

Pedro Paiva disse...

Dr. boa tarde!

Tem exatamente 1 anos que fiz a cirurgia de desvio de septo, carne esponjosa e cornetos. Após a cirurgia e recuperação, notei que perdi sensivelmente o meu olfato e também tenho sentido um excesso no ressecamento das minhas vias respiratórias.
O que eu posso fazer para melhorar estes resultados colaterais da cirurgia?
Muito obrigado!

Pedro Augusto F. de Paiva

Rafael disse...

Olá doutor fiz uma cirurgia dos cornetos que estavam 100% obstruindo meu nariz, estou no 13 dia da cirurgia quando acordo, sai um pouco de secreção de sangue bem escuro isto só ao acordar, meu na nariz esta ardendo e sinto bem inchado por dentro isto é normal? não posso sentir cheiro de nada que já irrita meu nariz, devido a pressão no nariz fico meio tonto com falta de concentração, meu médico me disse que quando operamos a inflamação aumenta por isso o inchaço e com o tempo que vai melhorando, ele não me passou nem um Anti-inflamatório essa é a minha duvida como isso vai desinflamar ? estou melhorando mais esta muito lenta a recuperação kakkakaka

ele me disse que retirou parte da mucosa com a técnica turbinoplastia!

tomei 7 dias de amoxicilina, estou tomando para dor o lisador e também estou lavando com Nasoclean 8 vezes ao dia, e usando soro para fazer limpeza, minha rinite é irritativa não posso com cheiro de perfumes, cigarros, tinta etc...

Unknown disse...

Olá doutor! Tenho 35 anos, na última semana fui assaltado e os assaltantes bateram muito no meu rosto onde ocasionou alguns hematomas, mas os ferimentos foram só superficiais mas, devido um soco que tomei no nariz agora percebo que consigo respirar somente com o lado esquerdo. O lado direito ainda está um pouco inchado por dentro do nariz(o inchaço inicia-se próximo ao olho direito e estende-se até a parte direita do lábio superior) impedindo a passagem do ar, eu até consigo soltar o ar pelos dois lados do nariz mas consigo puxar somente pelo lado esquerdo devido à esse problema. A questão é:
Será que meu nariz foi quebrado, ocorreu o desvio do septo nazal ou será que após desinchar tudo voltará ao normal?
E se for normal, qual o tratamento que tenho que fazer para eliminar esse inchaço?
Se puder me ajudar ficaria muito agradecido, obrigado.

Anônimo disse...

olá meu nome é joceane.
Eu e meu filho de 2 anos temos problemas com ronco durante o sono, me sinto super disconfortavél de vez enquando tenho q pedir para as pessoas repetir o q falaram por ter dificuldade de entender. Mas estou muito mais preocupada cm meu filho ele tem apenas 2 anos e sofre de apneia do sono e o ronco dele é muito mais preocupante q o meu. Não sei o q fazer to apavorada encaminhei uma cirurgia para nós dois.. Fiz sério. obg se puder responder assim q puder

Anônimo disse...

Dr. Após anos após cirurgia de septo e rinoplastia continua sainda uma crosta enorme e um cheiro forte do nariz todos os dias. Isso é normal?

Anônimo disse...

Eu ser um pouco fanho está ligado a carne no nariz? E se eu operar volta ao normal?

Raquel disse...

Bom dia!a mh filhafez a cirurgia no sábado ás aneroides e aos cornetos!tenho uma comunhão domingo.será que ela pode ir?já pode comer?obrigada aguardo por uma resposta

Unknown disse...

Minha filha fez a cirurgia de adenóide a 20 dias e ficou resfriada e o nariz ta entupido e as vezes sufoca a noite é normal?

Unknown disse...

Minha filha fez a cirurgia de adenóide a 20 dias e ficou resfriada e o nariz ta entupido e as vezes sufoca a noite é normal?

Unknown disse...

ola dr,
eu operei faz exatamente 26 dias o nariz pq tinha desvio, polipo . na segunda semana ja comecei a ter secrecao amarela , na qual no final , virou uma sinusite. Estou tomando antibiotico amoxilina . Comecei a melhorar somente no 7 dia mas fazendo o exame q coloca a camera no nariz , ainda tenho secrecao . eh possivel ficar com sinusite logo apos a cirugia ? O antibiotico nao deveria ja ter feito efeiro ? Sera q deu algo de errado na cirugia para eu estar tendo crise de novo ?

Unknown disse...

Olá a mais ou menos um ano e um mês eu tirei as amigdalas agora já tem umas 4 semana q eu percebi q saiu uma bolinha onde era as amigdalas tipo um carinho o que pode ser?

Jean disse...

Se a carne esponjosa muito grande e complicando minha respiração devo operar. E quanto custa a serurgia ?

Unknown disse...

Olá! Tenho uma coriza no nariz q vai fazer um ano . Somente na narina diteita. Recentemente notei a cartilagem também dolorida tem horas q doi só de pegar no nariz. Fiz tratamenti de um CA na mama no ano passado e foi durante a quimio q meu nariz começou escorrer essa secreçao . O liquido e transparente mas incomoda oq do nada começa a gotejar. Quanto a dor é suportavel se vc nao apalpar a narina. Não vejo inchaço e ha 20 anoa operei adenoide e e fiz turbinectomia. o q o Sr me indica?

Felicity disse...

Dr. Estou há dias com uma sensação de secreção até as das amígdalas e na faringe. Sofro de rinite alérgica tenho amígdalas grandes e desvio. Sinto algo sufocante e me incomoda muito. Sinto q vou sufocar estou tomando ansioltivos pq acho q seja emocional, mas não passa. As vezes tenho tosse c secreção Branca ligada ou soh uns bolinhas de muco Branco. Não estou gripada nem nada e a tosse vem há muito tempo, tem hora q melhora mas ultimamente esse bolo na garganta me deixa louca. Já pensei em refluxo tbm. Fui no ortorrino e me passou predsona será a passa c essa medicação? Estou tomando ansioltico a toa? Eh emocional? Essa sensasap de globus histérico como falam. Já n sei o que fazer. Estou enlouquecendo...me ajude

Unknown disse...

Olá
Meu filho tem 3 anos e 9 meses e fez uma cirurgia de adenóide pq ele roncana e estava sentindo falta de ar, tento dificuldade até mesmo para se alimentar por causa da respiração.ja tinha levado ele a três otorrino fiz tratamento mas tive que optar pela cirurgia pois já não aguentava mais velo do jeito.Ele tbm tem rinite, doutor depois da cirurgia ele roncou mas depois parou só que as vezes ainda dorme de boca aberta.Qual a chance dessa adenoide voltar.

Unknown disse...

Olá
Meu filho tem 3 anos e 9 meses e fez uma cirurgia de adenóide pq ele roncana e estava sentindo falta de ar, tento dificuldade até mesmo para se alimentar por causa da respiração.ja tinha levado ele a três otorrino fiz tratamento mas tive que optar pela cirurgia pois já não aguentava mais velo do jeito.Ele tbm tem rinite, doutor depois da cirurgia ele roncou mas depois parou só que as vezes ainda dorme de boca aberta.Qual a chance dessa adenoide voltar.

eduardo disse...

Fiz a cirurgia do septo e turbinectomia a alguns dias, uma narina esta bem entupida e a outra nem tanto.Isso e normal ou pode ter ocorrido um erro ?

Unknown disse...

Boa noite Doutor, já tenho 40 dias de operado fiz, desvio de septo e amígdalas... minha pergunta é, não sinto bem o gosto da comida entende.... muito pouco...é normal ou tem algo anormal!? Desde já lhe agradeço.

Anônimo disse...

Doutor, meu irmão fez uma cirurgia da adenóide a mais ou menos 3 semanas atras, porém faz alguns dias que um odor desagradável sai pela sua boca e nariz, isso é normal após a cirurgia? Tem alguma coisa q podemos fazer ?
Obrigado.

Unknown disse...

Olá Dr
Eu tenho 17 anos e estou sofrendo com dores de guaganta e meu nariz está entupido eu fiz um raio x e não deu nada

Anônimo disse...

Dr tem filho de 11ano tem problema carne nariz faz uso remédio controlado causo deficiência mental tem peza 90 kilo.poderia fazer cirurgia ou outro tratamento. Sente dificuldades respirar mas boca e noite fortes roncos.

Unknown disse...

Olá Dr. eu não sei bem o que há com o meu nariz, mas uma amiga minha que por acaso é farmacêutica, me disse que é adenoide! Tem algum remédio que possa trata? Ou preciso fazer cirurgia! Pois ele entope, e dai fico muitos dias sem respirar pelo nariz! O que o sr me indicaria?

Unknown disse...

Ola dotor meu nome e ivoson e fiz uma cirurgia de desvio de septor e cornetos e já faz dois meses qui mim operei e meu nariz esquerdo esta entupindo muito e já esto ficando com fauta de ar mas nu lado direito respiro muito bem já nu esquerdo notei qui tem uma bola como se fosse uma bola de sangue n sei muito bem sei qui a cor e rosa e isso talvez dificulta minha respiração oque e isso? e porque isso ocorreu ? Já qui mim operei por gentileza espero sua resposta

Unknown disse...

Olá
Eu me chamo cristiane e gostaria de saber se a carne esponjosa volta se já fez a cirurgia que já faz 12 anos que eu fiz a cirurgia qual a possibilidade dela ter voltaso

Unknown disse...

Olá
Eu me chamo cristiane e gostaria de saber se a carne esponjosa volta se já fez a cirurgia que já faz 12 anos que foi realizado a operação da carne esponjosa e desvio no septo qual a possibilidade dela ter voltado
Agradeço pela atenção

Tatiane de Moura Braga Diniz disse...

Boa noite, é muito caro para operar de desvio de septo e carne esponjosa? Tô na fila do sus já faz dois anos mas nada ainda. Tenho medo de parar de respirar do nada sabe, não sei se isso pode ocorrer. Obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

OI DOTOR!

acho que fiz uma cirurgia de adenoide, minha mãe nunca falou sobre isso,mas descobri, sei que tenho problema na fala,troco algumas letra e outras não consigo falar, como as letras c, x, s, z. não percebo, mas as pessoas comentam comigo não entende o que falo etc.fico muito abalado. gostaria de ser cantor. mas fico travado na hora de cantar na frente das pessoas. o que será que eu tenho, será que foi algum problema pós cirúrgico? ou a adenoide voltou? estou desesperado.

Unknown disse...

Olá. O problema é o seguinte: Quando o meu ciclo nasal libera a narina direita e obstrui a narina esquerda, eu sinto completamente o gosto e o cheiro de tudo. Quando é ao contrário, ou seja, minha narina direita fica obstruída e a narina esquerda não, eu não sinto o gosto de absolutamente nada e sinto muito pouco o cheiro das coisas. A única forma de sentir um pouco o gosto de algo é, enquanto estou com a comida na boca, eu assoo a narina direita que está obstruída. O gosto é sentido por poucos segundos e depois some (mas evito fazer isso para que meus ouvidos não fiquem entupidos). Outra forma de liberar a narina direita é fazendo esforço físico constante por alguns minutos. Este último método às vezes consegue mudar o ciclo nasal e às vezes apenas desobstrui a narina direita por alguns minutos. Eu, impressionantemente, não lembro se foi assim pela minha vida toda. Eu creio que não. O que eu sei é que eu fiz a cirurgia de desvio de septo há 2 anos atrás. O que vocês têm a dizer sobre isso? Alguma dica sem ser uma visita ao otorrino, que não conseguiu resolver este problema?

Unknown disse...

Dr. Leonardo, boa noite !!
Estou com secura nasal somente do lado esquerdo e isso esta provocando uma chupação do meu nariz constantemente o que pode ser ??

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá Ricardo!
Se você tiver uma Rinite pode ser uma justificativa, mas se não, pode ser decorrente do clima ou do ambiente.
Hidrate-se via oral e lave o nariz com Soro várias vezes por dia, ok?
Abraços

Unknown disse...

Olá Dr.
Gostaria de saber porque fez um buraco na cartilagem que separa o dois buracos do nariz e como resolver essa situação ?

Unknown disse...

Olá Dr.

Gostaria de saber porque fez um buraco na cartilagem que separa o dois buracos do nariz e como resolver essa situação ?

Emily caroline disse...

Com a cirurgia de septo e carne esponjosa, quanto tempo fica inchado o nariz e quanto tempo devemos evitar o sol?

Emily caroline disse...

Ola Dr.

Sobre a cirurgia de septo e carne esponjosa quanto tempo o nariz leva para desinchar e quanto tempo devemos evitar o sol?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Em média, 30 dias

Dr Leonardo Aluizio disse...

Hmm.. seriabom dar uma olhada nessa perfuração para dar uma opinião mais precisa, ok?

Jeanne disse...

Boa noite Dr! Realizei cirurgia de septoplastia, turbinectomia e antrostomia no dia 26 de junho, após duas semanas ouvi um barulho estranho no canal e logo em seguida meu ouvido entupiu, fiquei surda do ouvido esquerdo desde então. Fiz exames de audiometria e imitanciometria que detectaram obstrução no ouvido. Realizei a perfuração da membrana há duas semanas sem a inserção do dreno, que não resultou em nada, parece que a secreção continua entupindo o canal e continuo surda. O que devo fazer? Meu médico pretende colocar o dreno mas acredito que somente isso não baste pois creio que a secreção esteja grudada pelo fato de ter ocorrido na segunda semana após a cirurgia, onde ainda havia secreções com sangue e acredito que ela não vá desgrudar sozinha e nem com a ajuda do dreno. No procedimento de perfuração da membrana o médico também aspirou o que havia ali mas sem sucesso. Não sei o que fazer pois não fui informada que isso poderia acontecer e jamais imaginei que uma cirurgia no nariz iria me causar a perda de audição. Até então, o médico informou que seria uma cirurgia simples para a correção do septo e retirada dos pólipos, apenas isso.

Anonimato disse...

Olá Dr.tenho carne esponjosa no nariz a muito tempo elas eram pequena mais com o tempo foram crescendo e hj estão enormes me prejudicam bastante pra respirar ate então respiro só pela boca qualquer poeira ou alguma outra coisa do tipo me entope tudo eh horrível.Tenho um problema na fala sou fanha será que pode ser por causa da carne esponjosa!?Depois que eu tratar ela sera que minha voz pode mudar pra melhor tipo deixar de ser fanha e falar normal!?

Anonimato disse...

Olá Dr.tenho carne esponjosa no nariz a muito tempo elas eram pequena mais com o tempo foram crescendo e hj estão enormes me prejudicam bastante pra respirar ate então respiro só pela boca qualquer poeira ou alguma outra coisa do tipo me entope tudo eh horrível.Tenho um problema na fala sou fanha será que pode ser por causa da carne esponjosa!?Depois que eu tratar ela sera que minha voz pode mudar pra melhor tipo deixar de ser fanha e falar normal!?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!
Provavelmente sim
Abraços

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 366 de 366   Recentes› Mais recentes»