sábado, 17 de maio de 2008

Dotô..eu tenho labirintite???

Rapaz, essa pergunta é clássica entre nós...e você sabe porquê?

Na verdade se o sujeito tem uma tontura, passa mal, sente um desequilibrio e pronto , já é a LABIRINTITE!
Vamos rever os fatos:

1) O sufixo ITE nos remete a um processo inflamatório ( ex: apendicite, sinusite, gastrite), logo, a inflamação do labirinto é a: Labirintite.
2) Se o individuo tem uma tontura após uma inflamação do labirinto ele tem uma labirintite,e isso ocorre após, gripes, resfriados,viroses( sabe aquela feijoada que não caiu bem???)
3)Ora, se você tem uma tontura, não necessariamente é decorrente de um processo inflamatório! Pode ser outra coisa,ou até mesmo alguma alteração que gere o sintoma " a distância" ( como uma hipoglicemia, por exemplo).

Logo, se você tiver uma tontura, for em um clínico e ele diagnosticar labirintite, na verdade ele está usando um termo genérico para dizer que você tem uma " TONTURA a ESCLARECER", e portanto você deve procurar um especialista ( Otorrino), para realizar exames e investigar o porquê do acontecido.

Então, se a Dona Creuza lá do apartamento 111 tem " labirintite" e você começou a ter tontura também, não significa que você tem a mesma doença que ela, afinal, nem toda tontura é labirintite!! Oriente a Dona Creuza e você mesmo a procurar um otorrino ......

Nenhum comentário: