terça-feira, 20 de maio de 2008

A questão da Sinusite....

É famosa aquela frase: " Doutor , eu tenho sinusite" , ou mesmo aquela : " a minha sinusite está atacada". Na verdade existe uma grande diferença...

Existem, basicamente, dois tipos de sinusite : a Aguda e a Crônica ( existe ainda uma Subaguda). De uma certa forma, aquela sinusite que todo mundo conhece e tal, que dá dor de cabeça na frente, nariz entupido, catarro ,febre , é a aguda. Esse tipo você não tem sempre. Ela pode aparecer e depois desaparecer, como se fosse uma gripe forte. Você trata com antibiótico e ela já era. Por outro lado, a crônica pode durar mais tempo ( como o prórpio nome diz, crônica) e aí o paciente pode ter tosse, catarro que escorre na garganta, eventuais dores de cabeça e agudizações frequentes da outra forma de sinusite.

Acontece que a forma crônica não é tão frequente assim, e o que mais ocorre é que o paciente não tem o nariz bom ( por Rinite, por exemplo) e ele acaba tendo crises de Rinite ou gripes, que parecem sinusites, mas não são, fazendo com que ele vá ao PS dizendo que a sinusite está atacada. Primeiramente, quem tem que dizer isso é o médico e nem sempre é a Sinusite o problema. Deve-se diferenciar entre uma gripe, Rinite e Resfriado comum. Um Raio X ajuda, mas a análise dos sintomas e do quadro clínico pelo médico é muito mais importante que a famosa chapa.

Portanto, não diga que a sinusite está atacada ou que você tem sinusite, porque às vezes pode ser outra coisa..vá ao médico e esclareça de vez esta questão tão intrigante nas nossas vidas ......

Um comentário:

Unknown disse...

Bom Dr, eu faço curso de piloto de avião, semana q vem estarei indo para o HASP, fazer o exame médico de 2 dias q todo piloto tem q teer...
mas eu estou meio apreensivo, eu tenho rinite alérgica, e um pequeno desvio de septo segundo o médico em q eu fui. minha ultima sinusite foi em outubro de 2009. Mas nesses meses em que nao tive mais sinusite, minha rinite veio a tona varias vezes, afinal tenho cachorros, e eles me causam alergia.
Gostaria de saber se quando eu for ao HASP, eles irão me barrar devido a minha rinite ?
e se seria uma boa a cirurgia da carne esponjosa, e desvio de septo ?
Obrigado pela atenção, abraço