sábado, 17 de maio de 2008

Meu deus, porque existe cotonete????????


" Porque ele também serve para cutucar outros buracos do corpo"...mas não o ouvido!!!!

A frase acima tá certa...você pode usá-lo para aplicar uma pomada dentro da boca, limpar uma ferida, mas não colocar dentro do ouvido...sabe porque?

O ouvido é um canalzinho estreito, meio tortuoso que termina no tímpano, uma membrana translúcida que divide o ouvido em externo e médio, cuja função é ser um local de reverberação do som e início da transmissão física do estímulo sonoro lá pra dentro. Na parede do canalzinho, existem glândulas, microscópicas, que produzem uma secreção, às vezes clara ou escura( depende do indívíduo) que lubrifica e protege o canal contra sujeira, pó, inseto e tudo mais: o cerume ou cêra. Se você usa um cotonete você soca todo esse conteúdo pra dentro, fazendo igual um pilão e aí começam os problemas, os acúmulos de cêra, as propensões a infecções e tudo mais.

Mas doutor, como eu limpo o ouvido então?

Muito simples, limpe com o dedo indicador ( ou outro) dentro de uma toalha, até onde ele alcançar e deixe que o próprio ouvido faz o resto. É isso mesmo, seu ouvido é auto limpante! Ele produz o cerume e vai jogando pra fora.

Mas doutor, meu ouvido coça! Não consigo ficar sem o cotonete! O que faço???

Vá a um otorrino para ver a causa da coçeira ( pode ser infecção, fungo, eczema..) e enquanto isso, coçe-o com o cotovelo....!!!!

Nenhum comentário: