quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dor de garganta nossa de cada época...vou ficar livre dela??

Dificilmente você vai ser um indivíduo que nunca vai ter uma dor de garganta..todos nós temos uma de vez em quando, com a mudança de clima, aquele ar condicionado, mas você pode eliminar a RECORRÊNCIA......
Esse palavrão indica dores repetidas..sabe quando TODA hora você fica com ela ruim? Sabe quando você não pode tomar o " gelado" que ela já "apita"? Isso tem saída...então vamos lá.
Esistem muitas teorias sobre as recorrências de dor de garganta e todo mundo dá um pitaco sobre o que pode ser ( lembra do gelado??), mas a questão é: onde, como e quando.

ONDE: Quando a garganta inflama, você precisa saber o que inflama, qual região da garganta que dá a dor. Por exemplo: você pode ter uma dor de garganta por uma faringite( localizada na faringe, atrás da " campainha") ou uma dor por amigdalite ( as famosas amígdalas, que dão dores mais laterais que podem refletir nos ouvidos) ou mesmo dores musculares cervicais que simulam a dor de garganta por si propria. Detalhe, a Laringite ( quando inflama a Laringe, parte onde ficam as cordas vocais) não costuma cursar com dor, mas sim com rouquidão, tosse e às vezes dor ao falar. Logo, a localização da dor ( aftas na garganta também podem doer) é importante para começar a investigar.

COMO: como a dor é..é em queimação, ardência, dói para engolir?? Se arde e queima, pode ter um componente de REfluxo do ácido do estômago  ( aí é história para outro post), se vem acompanhada de febre e dor para engolir pode ser uma infecção e por aí vai.

QUANDO: quando ela dói? de manhã, à noite? Depois se comer? no frio?? Se dói pela manhã pode indicar respiração bucal e nariz entupido; e por aí vai também.

Partindo desse pressuposto, uma dor de garganta frequente que ataca várias vezes tem que ser analisada de forma completa pelo Otorrino com avaliação clinica e exames subsidiários. Aí ele vai identificar causas possíveis de recorrência, como respiração bucal ( Rinites, desvios de septo " carnes esponjosas no nariz"), componentes de refluxo ácido, deficiência imunológica e outros fatores predisponentes.Em alguns casos, a investigação acusa problema crônico ( ou antigo) nas amigdalas e a cirurgia para a extração delas é indicada ( sim, ainda se realiza), mas tudo é questão de se averiguar..cada caso é um caso.

Portanto , não pense que se você tratar, operar e fizer tudo certinho, nunca mais ela irá inflamar..ela irá sim, mas não na frequência de antes do tratamento. Procure um Otorrino.

Ah.. e o gelado é tema para outro post..fique ligado!!!

Nenhum comentário: