segunda-feira, 28 de maio de 2012

A língua Presa e o " Lulismo"

Muitos pacientes comparecem ao consultório de Otorrino com história de lingua presa. Mães levam seus filhos e adultos querem melhorar sua dicção. Na verdade o que ocorre?

A língua presa é causada pelo freio ( ou frênulo) lingual curto, que é aquela " breubinha" ( termo médico em off) que segura ( essa é boa) a língua ( olha ela´aí na foto..não é uma Breubinha????). Algumas pessoas já nascem com ele mais curto, o que impossibilita a movimentação adequada da lingua e aí o som " Lulista" ( mas o ex-pressidente não tinha lingua presa e sim um " vicio " de posicionamento, chamado ceceio. Por isso é bom ir no médico para ver se realmente a pessoa tem lingua presa, pois essa outra alteração pode simular o som ).

O tratamento para a lingua presa é cirurgico.
 Calma...é tranquilo..dá pra fazer em criançinha e é só dar um " pique" ( outro termo médico em off) no freio lingual, para liberá-lo. É lógico que isso deve ser feito por um especialista, não é?? Após, é legal fazer sessões de fono.

Agora se o freio não for curto e a voz for " Lulística", não é indicado a frenulectomia ( a cirurgia para dar o " piquezinho" , lembra?) e sim fonoterapia para corrigir o posicionamento da língua e eliminar esse disturbio de fala, a não ser que você seja um admirador do ex-presidente e queira prestar uma homenagem a ele ( óbvio que, convenhamos, existem melhores maneiras para isso, não é??)

Nenhum comentário: