segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Espiritualidade e a saúde

Tema clássico, não é? O quanto o nosso " estado de espírito " interfere no nosso processo de adoecimento. Para discutir esse aspecto , vamos entrar num campo, um tanto quanto abominado para muitos médicos e céticos, mas que pouco a pouco está ganhando espaço: a Espiritualidade.
Não entenda esse conceito como uma religião, mas a mesma pode estar implicada dependendo de cada pessoa e como a mesma busca o seu bem estar.
É sabido que muitas pessoas adoecem por processos de " auto-flagelação", isto é, a doença é uma maneira do indivíduo chamar a atenção dos outros ou mesmo de si próprio, muitas vezes de modo inconsciente. A falta de percepção interna pode ocasionar desordens, o que a medicina chinesa chama de Padrões de Desarmonia. Logo, o indivíduo pode "criar" o estado de doença , baseado nos seus hábitos de pensamentos e atitudes, para com os outros e situações do dia a dia.

Aí entra a Espiritualidade. Ser um indivíduo Espiritual, não é ser pragmático em relação a uma crença religiosa. Penso que a Espiritualidade abrange um conceito prórpio de Deus, e do que acontece conosco em nossas vidas. A forma com que você encara os acontecimentos cotidianos interfere na harmonia do seu corpo e isso é ser espiritual, do meu ponto de vista. Acreditar em Deus e em um sentido para as coisas pode fazer você sofrer menos, não? Claro que sim, e isso já foi estudado em vários trabalhos cientificos que exemplificam a ação da fé na vida das pessoas.

Baseado nesse ponto, chegamos na questão da saúde. Os pensamentos interferem em nossas vidas.Pegue as doutrinas orientais budistas, taoistas..elas pregam que a lei da ação e reação (karma) pode fazer com que sejamos mais felizes ou não ( lembra daquele livro/filme " O Segredo"? Nada mais é do que isso). Por outro lado, essas filosofias muitas vezes explicam processos de adoecimento que acontecem independente das ações kármicas de seus, por assim dizer, " afetados". São as leis kármicas regidas por outros processos de vida pré existente, mas aí é preciso acreditar nessa filosofia, isto é, vidas passadas carregam karmas que explicam desgraças ou acontecimentos não entendidos nessa nossa existência. Acredite ou não, essa forma de Espiritualidade , pode causar um conforto que justifique uma melhora condição de saúde física e mental.

Não quero pregar aqui uma forma de religião, mas sim, tentar mostrar que se você acreditar que algo maior rege nossas vidas, poderá obter conforto em sua forma de adoecer.

Pense bem, aja de modo correto, respeite e será respeitado, não se entregue aos agravos de saúde que todos temos eventualmente. Atua de modo otimista e viverá melhor.Isso faz parte da chamada Imunidade, que todos buscam..a vida melhor e a forma de encará-la melhoram seu estado imunológico.

Nenhum comentário: