quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ouvido entupido.. Pera-lá: nem sempre é Cêra!!

Esse é um tema frequente em consultório: o ouvido entupido. A única maneira de saber o que acontece é olhando lá dentro ( portanto não fique enfiando coisa lá achando que vai resolver). Vá a um médico que olhe o seu ouvido.
Mas tudo bem, o que poderia ser então? Aí novamente dividiremos a questão pela localização.
Ele pode tampar porproblemas externos ou internos, isto é, externo seria do conduto auditivo externo ao tímpano e interno seria atrás do tímpano( ouvido médio e interno).
EXTERNO: a cêra é o mais comum. Geralmente o paciente tem histórico ou enfiou algo que empurrou tudo para dentro. As otites externas( onde inflama a pele do conduto auditivo externo e pode tampar por inchaço) também englobam uma possível causa para o tamponamento. Correndo por fora, temos os corpos estranhos, como tampões de silicone, algodão e o mais variados tipos de objetos que são colocados e até esquecidos ( sim, isso existe) dentro do ouvido, sem falar nos insetos( mas aí é outra história).

INTERNO: o ouvido pode tampar por problemas internos. Atrás do tímpano, existe uma pequena cavidade chamada ouvido médio. É nessa cavidade onde estão os menores ossos do corpo( martelo, bigorna e estribo) e aonde é realizada a comunicação interna com o nariz( via um canal que chama tuba auditiva). Logo, problemas nasais como gripes, rinites e etc podem obstruir a ventilação do ouvido médio e tampar a audição. Por outro lado, pode ocorrer acumulo de liquido nessa região ( catarro) e também gerar o sintoma. Além do ouvido médio, existe o ouvido interno que compreende estruturas como a cóclea e o labirinto, com seus respectivos nervos, que, em decorrência de alterações locais ou não, muitas vezes aliadas a outros sintomas, também podem causar um entupimento e sensação de perda de audição.

Tá vendo? Não é tão fácil como parece. Na dúvida, vá a um otorrino, seja avaliado, e se não forem causas externas o mesmo irá solicitar exames subsidiários para investigar as outras possibilidades.

3 comentários:

María Capel disse...

Obrigado muito esclarecedor sua explicação...tenha um ótimo dia

María Capel disse...

Obrigado muito esclarecedor sua explicação...tenha um ótimo dia

Jó Lopes disse...

Muito boa sua explicação. Muito obrigada!