terça-feira, 15 de maio de 2012

Tudo o que você gostaria de saber sobre Acupuntura, mas tinha receio deperguntar...

Ah, a Acupuntura!! Técnica milenar de Medicina Chinesa que faz tão bem, acalma, alivia as dores... Mas sempre deixa dúvidas. Eis aqui 10 delas que estão presentes nos consultórios por aí afora:

1) " Mas o que tem nessa agulha??": a resposta é nada. Já me indagaram se a mesma tinha Dipirona ou calmante, mas não. A agulha é um mero instrumento para se atingir o ponto anatômico desejado.. Só isso... O efeito é causado pela presença da agulha nesse ponto.

2)" Dói??": quando feita com agulha sim, alguns locais mais do que outros. Algumas tecnicas são indolores, como a auriculoterapia e o laser, mas em geral dói a picadinha.

3)"Meu filho pode fazer?": Claro que sim, mas depende da tecnica. Em crianças pequenas, que não suportariam sessões com agulhas por 30 minutos, pode-se usar o laser, que não dói e é rapido, assim como a auriculoterapia, que são as senentinhas grudadas na orelha.

4)"Como funciona"?: mais uma vez a resposta preferida dos médicos: depende do ponto de vista. Há mais ou menos 4000 anos, quando se acredita datar as origens da técnica, foi postulado que o nosso corpo físico possuia canais por onde circulava a energia denominada Qi. As alterações circulatórias do Qi decorrentes de causas externas ou do próprio indivíduo geravam as doenças. O tratamento com as agulhas fazia com que, o local onde as mesmas eram inseridas, se tornasse um ponto de desbloqueio de canais energéticos facilitando a circulação do Qi e melhorando o quadro do indivíduo. Até hoje não se sabe como eles descobriram essa ação da acupuntura. O fato é que com o passar dos anos e com a vinda ao Ocidente, as tecnicas chinesas foram estudadas e a teoria moderna, ainda amplamente discutida, admite a ação de neurotransmissores e ativação de áreas específicas do cérebro que, teoricanente, justificariam os efeitos.

5) "Eu posso tratar o que, com acupuntura?": Tudo!! É uma outra medicina que pode ser usada para tratar qualquer problema.

6)" Posso fazer Acupuntura mesmo com medo de injeção?": Depende do indivíduo. Se o pavor for enorme, costuma-se utilizar a auriculoterapia, mas a superação do medo faz parte da terapêutica e a agulha não é tão assustadora assim.

7)" Conheço um Acupunturista cego.. É confiável?": olha... Eu já ouvi essa uma vez.. A cegueira não impossibilita totalmente a aplicação da agulha, já que a localização dos pontos é feita também pela paplação dos mesmos, mas aí vale a confiança de cada um.

8)"Por que se coloca agulha no pé se eu tenho dor no ombro?": o local do problema nem sempre é agulhado, pois como já foi dito antes, o corpo possui canais de energia e eles podem circular por todo o corpo. Logo, se você tem uma dor em tal região, um ponto distante pode atuar da mesma forma que um localizado.

9)" Quando se usa a tecnica da orelha ao invés da agulha??": depende do acupunturista e também do paciente e do problema. Tem pacientes que preferem a auriculo por ser indolor, mas a eficácia é a mesma.

10) " Fui em um Acupunturista e ele usou um cigarrão de maconha nas minhas costas.. É isso mesmo??":
Essa é clássica.. Não é maconha, é uma erva chamada artemisia e a técnica é a moxabustão. Com ela, aquecem-se os pontos de acupuntura, com ou sem agulha, para aumentar o influxo de Qi nos meridianos. A indicação é restrita a alguns casos e também, pelo cheiro forte, alguns acupunturistas aquecem os pontos com moxa de carvão, sem cheiro.

Nenhum comentário: