segunda-feira, 28 de maio de 2012

" Nariz melado" ou " seco"?

O que é um " nariz melado"? Ouvi hoje esse termo...
Provavelmente tem origem no fato da coriza ser espessa, o que acontece em situações como Rinites, GRipes, REsfriados e Sinusites. Logo após ouvir essa afirmação pensei no contrário, o " nariz seco". O que é pior? O melado ou a secura?

Ambos são condições desagradáveis, não? Um nariz que elimina coriza toda a hora irrita, principalmente se ela vem quando a gente come ?( São as famosas Rinites Vasomotoras, que sofrem interferência da temperatura dos alimentos) ou associada a espirros e coçeira ( as alérgicas). Vale a pena uma consulta com Otorrino e avaliação completa do nariz, pois a coriza também pode ser outra coisa ( mais raro, as fístulas liquóricas, ou pequenas fendas dentro do nariz que " vazam" Líquor, geralmente são só de um lado). De qualquer modo tem tratamento e é tranquilo.

O nariz seco acontece muito graças aos agentes do tempo, e isso não é só personagem de ficção científica . Clima seco, ar condicionado, poluição e ambiente cheio de pó e poeira de construção ou reforma, podem proporcionar essa situação.E isso pode ser acompanhado de irritação da mucosa e até sangramentos nasais. O nariz odeia secura.....isso faz com que os cílios, que são estruturas microscópicas celulares dentro do nariz, funcionem de modo irregular, dificultando a drenagem de impurezas e formando uma verdadeiro ciclo vicioso.
 Lembre-se que é importante tomar bastante água, principalmente se a umidade do ar estiver baixa ( 2,5 litro por dia, pelo menos), pois a " desidratação" da mucosa gera esse sintoma desagradável e favorece infecções respiratórias ( por isso que quando o clima fica seco todo mundo fica com o nariz ruim e doente...), e essa hidratação " por boca" faz parte do tratamento para o nariz seco. É lógico que, como tudo em medicina, nem sempre segue a regra. Existem pessoas que tem o nariz seco constantemente, independente do clima, que não melhora com nada. esse caso, existem doenças auto imunes (  organismo contra o próprio organismo) que desencadeiam o sintoma, e uma visitinha ao Otorrino é interessante.

Nenhum comentário: